Estimando total de máquinas virtuais por host

 

Encontrei este texto num fórum, onde é feita uma análise muito interessante, visando estimar a quantidade máxima de máquinas virtuais que se pode ter num host (máquina física). É usado como exemplo um servidor Sun com uma configuração de alta disponibilidade, que inclui até 8 processadores AMD Opteron dual-core (com suporte para quad-core), 1 TB RAM, e 4 HDs SAS. Abaixo o diagrama do "monstro", que, segundo análise da Infoworld, ficou em primeiro entre os servidores em rack.

                      Inside  View

Há registro da execução de 32 máquinas virtuais Windows Server 2003, usando uma, duas e até quatro CPUs com multiprocessamento simétrico, executando backup continuamente, sem que a utilização do servidor chegasse a 50% sequer... outro registro no fórum recomenda de 3 a 4 máquinas virtuais Windows Server 2003 por processador. É claro que isto aqui não é uma recomendação absoluta, mas serve pelo menos para ter um norte quando for estimar a quantidade de servidores (ou lâminas) a adquirir para suportar uma quantidade de máquinas virtuais.

Compartilhe :

Christian Guerreiro

Professor por vocação, blogueiro e servidor público por opção, amante da tecnologia e viciado em informação.


Ensino a distância em Tecnologia da Informação: Virtualização com VMware, Big Data com Hadoop, Certificação ITIL 2011 Foundations e muito mais.


Suporte o Tecnologia que Interessa!

Você acha que as informações compartilhadas aqui são úteis?
Então me ajude a produzir ainda mais e melhores conteúdos!


É muito fácil. Basta divulgar nossos treinamentos pra alguém que conheça!


E se for de Salvador, podemos estruturar um curso presencial para sua empresa!

Eu vou ficar muito grato (e quem fizer os curso também :)!