Como virtualizar meus servidores ?


Precisei pesquisar opções para virtualização de servidores Linux, o chamado P2V (Physical to Virtual), e relato a seguir o que encontrei de mais interessante. As opções vão desde soluções específicas para P2V, passando por ferramentas de backup e disaster recovery e ferramentas baseadas em imagem de disco. Vamos às opções.

Soluções P2V

Este excelente artigo mostra como fazer a virtualização de um servidor físico utilizando nc e dd, de modo que os dados são transferidos da máquina física para a virtual via rede, sem restauração de backup ou disaster recovery. O artigo inclui referências a várias soluções P2V e às principais soluções de virtualização. De acordo com o autor, P2V é uma questão de ciência, arte e sorte. Perfeito!

Este outro artigo (em português) mostra como fazer P2V Linux "na mão", e utiliza uma abordagem que envolve o uso de uma máquina helper onde se monta o disco da máquina virtual para cópia dos dados da máquina física.

Este site descreve um método não muito diferente dos anteriores, mas que envolve o boot em modo rescue, e oferece o serviço de P2V, cobrando por quantidade de conversões.

Outro artigo mostra como fazer P2v com VMWare em 8 passos.

Em outro texto no estilo hands-on, é descrito o processo de P2V de uma máquina Linux.

Neste artigo vemos uma abordagem diferente: O título "To P2V or not P2V ?" traz reflexões sobre as ferramentas existentes à época (o texto é de 2004) e a necessidade ou não de virtualizar os ambientes.

Soluções para Recuperação de Desastres

Este artigo do Linux.com
traz muitas referências de ferramentas baseadas em geração de imagem do
disco e outras opções como Live CDs e gerenciadores de boot. É uma
excelente fonte de informações sobre o assunto.

Outro artigo, da ITWeek,
trata de recuperação de desastres em Linux, abordando diferentes
estratégias e ferramentas de backup e recuperação, incluindo rsync,
partimage e até mesmo o velho dd.

O Ultimate Boot CD traz um conjunto significativo de ferramentas de clonagem de disco, diagnóstico e muitas outras que podem ser úteis num processo de P2V baseado em recuperação de desastres.

O Make CD-ROM Recovery é uma solução para criação de CDs que incluem backup do sistema a ser restaurado e que permite a recuperação rápida do servidor, disco ou partição/sistema de arquivos em caso de desastre.

O Relax and Recover é uma solução que busca integrar o melhor do Make CD-ROM Recovery e OpenVPN Gateway Builder, com foco em recuperação de desastres (e não backup).

O Mondo Rescue é uma solução de backup e recuperação de desastres com suporte a diversas distribuições, sistemas de arquivo e mídias de armazenamento.

O R-Linux
é "vendido" como uma solução para recuperação de arquivos, mas é capaz
de gerar imagens de discos inteiros ou partições, mas se limita a lidar
com sistema de arquivos EXT2, o que é uma restrição importante, pois o
EXT2 já vem sendo substituído há bastante tempo pelo REISERFS e outros
sistemas mais eficientes. Ainda há quem defenda a sua utilização e, se
você for um deles, o R-Linux pode ser o que precisa.

Outras referências

O manual do Red Hat 9 contém informações interessantes sobre recuperação de desastres, e é uma leitura interessante para obter embasamento, caso você esteja considerando a virtualização através de DR (Disaster Recovery).

GOSTOU DESSE ARTIGO ?
Então vai querer saber sobre Os 10 Passos para a Virtualização Completa do Datacenter (e para uma vida mais tranquila para o profissional de TI!).

Christian Guerreiro

Professor por vocação, blogueiro e servidor público por opção, amante da tecnologia e viciado em informação.


Ensino a distância em Tecnologia da Informação: Virtualização com VMware, Big Data com Hadoop, Certificação ITIL 2011 Foundations e muito mais.


Suporte o Tecnologia que Interessa!

Você acha que as informações compartilhadas aqui são úteis?
Então me ajude a produzir ainda mais e melhores conteúdos!


É muito fácil. Basta divulgar nossos treinamentos pra alguém que conheça!


E se for de Salvador, podemos estruturar um curso presencial para sua empresa!

Eu vou ficar muito grato (e quem fizer os curso também :)!