Gerenciando a proliferação de máquinas virtuais

O boletim Virtualization Update analisa as principais soluções de gerenciamento de máquinas virtuais: o Microsoft System Center Virtual Machine Manager (SCVMM), que dizem ter o título de "Pior Acrônimo da TI", o VMware VirtualCenter, o Enterprise Virtualization Management Suite (EVM), da ManageIQ,e o V-Commander, da Embotics.

O boletim traz ainda uma lista de 10 ferramentas úteis e gratuitas de virtualização, que reproduzo abaixo.

10. O Ultimate-P2V, disponível em www.rtfm-ed.co.uk/?page_id=174, é uma ferramenta para conversão de máquinas físicas em virtuais (Physical to Virtual - P2V).

9. O Virtual Floppy Drive pode ser encontrado em chitchat.at.infoseek.co.jp/vmware/vfd.html e faz exatamente o que o nome sugere, monta drives de disquete em máquinas virtuais para instalação

8. O ISO Recorder pode ser baixado de isorecorder.alexfeinman.com/isorecorder.htm e permite criar imagens ISO que podem ser gravadas ou usadas para emular unidades de CD em máquinas virtuais.

7. O VMware Converter, encontrado em www.vmware.com/products/converter, converte máquinas físicas para virtuais.

6. O VMDK to VHD Converter e o vmToolkit’s VMDK to VHD Converter, este último encontrado em vmtoolkit.com/files/folders/converters/entry8.aspx, fazem a conversão dos formatos de disco do formato VMWare (VMDK) para o formato Microsoft (VHD) e vice-versa.

5. O VMware Workstation Disk Mount Utility está disponível em www.vmware.com/download/eula/diskmount_ws_v55.html e permite montar um disco virtual (arquivo vmdk) no Windows como um drive.

4. O VHDMount é um utilitário de linha de comando do Virtual Server 2005 que permite montar discos virtuais no formato VHD.

3. O VHD Resizer permite redimensionar discos virtuais em formato VHD, incluindo transformar de básico em dinâmico, e pode ser baixado de vmtoolkit.com/files/folders/converters/entry87.aspx.

2. O VMmark permite fazer benchmark de aplicações em máquinas virtuais VMware, e está disponível em www.vmware.com/products/vmmark.

1. O Virtual Machine Remote Control Client Plus permite gerenciar, configurar e conectar a máquinas virtuais Microsoft, não requer o IIS e pode gerenciar até 32 VMs. O download pode ser feito em www.microsoft.com/downloads/details.aspx?FamilyID=80adc08c-bfc6-4c3a-b4f1-772f550ae791.


GOSTOU DESSE ARTIGO ?
Então vai querer saber sobre Os 10 Passos para a Virtualização Completa do Datacenter (e para uma vida mais tranquila para o profissional de TI!).

Christian Guerreiro

Professor por vocação, blogueiro e servidor público por opção, amante da tecnologia e viciado em informação.


Ensino a distância em Tecnologia da Informação: Virtualização com VMware, Big Data com Hadoop, Certificação ITIL 2011 Foundations e muito mais.


Suporte o Tecnologia que Interessa!

Você acha que as informações compartilhadas aqui são úteis?
Então me ajude a produzir ainda mais e melhores conteúdos!


É muito fácil. Basta divulgar nossos treinamentos pra alguém que conheça!


E se for de Salvador, podemos estruturar um curso presencial para sua empresa!

Eu vou ficar muito grato (e quem fizer os curso também :)!