Mensagens instantâneas integradas com Openfire e Transportes

Encontrei meio por acaso um artigo muito interessante sobre implementação de servidor de mensagens instantâneas como meio para controlar o acesso dos usuários a MSN e afins. A idéia é implementar um servidor de mensagens instantâneas na empresa (Openfire) e, através do recurso de transportes, permitir, através da rede Jabber, o acesso a outras redes IM. Cada usuário Jabber (o protocolo usado no GTalk) cadastrado no servidor pode ser associado a usuários de outros serviços (MSS, ICQ, Yahoo, AIM, etc).

Exemplo: o usuário [email protected] (jabber) é associado a [email protected]@il.com, assim, todos os contatos do MSN apareceriam quando se conectasse no Jabber.

Agora vem a melhor parte: com esta estrutura montada, é possível controlar que usuários podem se comunicar com que usuários. E a pior parte: esta configuração, como mostra o artigo, ainda é muito trabalhosa, e só deve ficar mais simples à medida que a solução evolua. Ainda é necessário configurar cada par de usuários que podem se comunicar, ou então liberar toda a comunicação.

Christian Guerreiro

Professor por vocação, blogueiro e servidor público por opção, amante da tecnologia e viciado em informação.


Ensino a distância em Tecnologia da Informação: Virtualização com VMware, Big Data com Hadoop, Certificação ITIL 2011 Foundations e muito mais.


Suporte o Tecnologia que Interessa!

Você acha que as informações compartilhadas aqui são úteis?
Então me ajude a produzir ainda mais e melhores conteúdos!


É muito fácil. Basta divulgar nossos treinamentos pra alguém que conheça!


E se for de Salvador, podemos estruturar um curso presencial para sua empresa!

Eu vou ficar muito grato (e quem fizer os curso também :)!