FISL 9: Google Ganeti, gerenciador de máquinas virtuais

Uma das palestras mais interessantes do FISL 9 foi a do Ganeti, feita pelo Michael Hanselmann (hansmi), administrador de sistemas da Google. A ferramenta promete muito, pois permite gerenciar máquinas virtuais baseadas em Xen (suporte a VMware e Virtual Server está previsto para as próximas versões), incluindo backup, provisionamento de disco, instalação do SO, failover e muito mais. A idéia é ser uma ferramenta para gerenciamento de clusters de máquinas virtuais, e assim ela é utilizada pela Google, que, de acordo com o Michael, tem um cluster de 20 nós com sistemas 64 bits e 80 instâncias, utilizado para serviços como DNS, DHCP, FTP e outros serviços básicos. A solução não é recomendada para serviços pesados como servidor de arquivos ou banco de dados, e utiliza DRBD e LVM como "base" para seu funcionamento. A versão mais recente no momento é a 1.2.3, que pode ser baixada aqui.

GOSTOU DESSE ARTIGO ?
Então vai querer saber sobre Os 10 Passos para a Virtualização Completa do Datacenter (e para uma vida mais tranquila para o profissional de TI!).

Christian Guerreiro

Professor por vocação, blogueiro e servidor público por opção, amante da tecnologia e viciado em informação.


Ensino a distância em Tecnologia da Informação: Virtualização com VMware, Big Data com Hadoop, Certificação ITIL 2011 Foundations e muito mais.


Suporte o Tecnologia que Interessa!

Você acha que as informações compartilhadas aqui são úteis?
Então me ajude a produzir ainda mais e melhores conteúdos!


É muito fácil. Basta divulgar nossos treinamentos pra alguém que conheça!


E se for de Salvador, podemos estruturar um curso presencial para sua empresa!

Eu vou ficar muito grato (e quem fizer os curso também :)!