Antivírus é dinheiro jogado fora ?

Foi o que o CSO da Cisco disse numa palestra na Austrália. Veja bem, o Chief Security Officer da Cisco! O que leva um CSO a dizer uma coisa destas ? Eu acho um verdadeiro crime contra a segurança não investir em mecanismos que protejam os usuários deles mesmos.
Se considerarmos o perfil dos usuários corporativos, que, em tese, deveriam ter mais consciência, afinal têm toda uma estrutura de TI para lhes prover serviços, orientação e solução de problemas, podemos observar comportamentos absurdos como a anotação e compartilhamento de senhas. E o que esperar do comportamento do usuário doméstico, que depende basicamente dele mesmo para lhe prover segurança ?
Até hoje não inventaram nada melhor que o antivírus para proteger os usuários, muito pelo contrário, o antivírus tem expandido suas funcionalidades para aumentar o controle sobre o comportamento dos usuários, de modo que achei simplesmente absurda a afirmação, cujo argumento é, na minha opinião, ridículo: se as empresas usam esses produtos e continuam tendo problemas, então eles não fazem sentido. É como dizer que, se eu faço manutenção no carro e ele quebra, então não vale a pena fazer manutenção.
O que vocês pensam sobre isso ? Comentem!

Christian Guerreiro

Professor por vocação, blogueiro e servidor público por opção, amante da tecnologia e viciado em informação.


Ensino a distância em Tecnologia da Informação: Virtualização com VMware, Big Data com Hadoop, Certificação ITIL 2011 Foundations e muito mais.


Suporte o Tecnologia que Interessa!

Você acha que as informações compartilhadas aqui são úteis?
Então me ajude a produzir ainda mais e melhores conteúdos!


É muito fácil. Basta divulgar nossos treinamentos pra alguém que conheça!


E se for de Salvador, podemos estruturar um curso presencial para sua empresa!

Eu vou ficar muito grato (e quem fizer os curso também :)!