Serviços de acesso remoto como meio de recuperação de equipamentos roubados

Uma notícia no Meio Bit sobre a recuperação de um Mac a partir da utilização do serviço Back to My Mac me fez pensar que serviços de acesso remoto podem ser bastante úteis na recuperação de equipamentos roubados.
É preciso contar com a falta de inteligência do "elemento", já que se o equipamento for formatado o acesso é perdido. Mas o que tem de ladrão burro por aí todos nós sabemos. Portanto, vamos ao que interessa.
Imagine que você tem instalado no seu computador, notebook ou celular (já deve ter celular que suporte, né ?) o Log Me In ou algum programa semelhante. Seu equipamento é roubado. O que você faz ?
Simples. Tente acessar seu equipamento a partir de outro (claro!) com o Log Me In, pra exemplificar. Se você tiver um pouco de sorte, vai conseguir, afinal basta que o meliante esteja conectado à Internet, e não tenha reinstalado o sistema, destruindo a instalação do Log Me In.
Caso consiga o acesso, colete evidências que ajudem a identificar o marginal, tais como log de MSN, histórico da Internet, ou até uma foto, se, como no caso relatado no Meio Bit, for um notebook com webcam.
Depois, é só acionar a polícia e torcer pra o esforço ter valido a pena.
O que acharam da idéia ? Comentem!

Christian Guerreiro

Professor por vocação, blogueiro e servidor público por opção, amante da tecnologia e viciado em informação.


Ensino a distância em Tecnologia da Informação: Virtualização com VMware, Big Data com Hadoop, Certificação ITIL 2011 Foundations e muito mais.


Suporte o Tecnologia que Interessa!

Você acha que as informações compartilhadas aqui são úteis?
Então me ajude a produzir ainda mais e melhores conteúdos!


É muito fácil. Basta divulgar nossos treinamentos pra alguém que conheça!


E se for de Salvador, podemos estruturar um curso presencial para sua empresa!

Eu vou ficar muito grato (e quem fizer os curso também :)!