Minimize o risco da sua rede com Geo-Location e Reputation Filtering


Artigo da Redmondmag indica relatório que analisa técnicas desenvolvidas recentemente para minimizar riscos na rede. Como o acesso requer registro, e eu odeio registros, resolvi pesquisar por conta própria o assunto e encontrei as referências que indico adiante.

A idéia é simples (por que quase sempre é assim ?), e consiste em verificar o endereço IP para identificar o país de origem e atribuir políticas de controle com base nesta identificação. Aliado a isso, um serviço de verificação de reputação a partir do endereçamento IP permite maior flexibilidade na definição dos controles. A combinação é interessante, pois permite, de acordo com a Secure Computing, que desenvolveu o primeiro firewall a suportar a técnica, "estreitar a web".

Considerando que grande parte dos códigos maliciosos está hospedada em poucos países, este tipo de solução deve ter uma eficácia bem interessante, reduzindo o escopo geográfico a ser considerado por outros mecanismos de proteção. Resta saber se a flexibilidade oferecida é suficiente para evitar os efeitos colaterais decorrentes do bloqueio de áreas geográficas de tamanho significativo.

Algumas referências: Secure Computing, CIOL, ITWire.


Christian Guerreiro

Professor por vocação, blogueiro e servidor público por opção, amante da tecnologia e viciado em informação.


Ensino a distância em Tecnologia da Informação: Virtualização com VMware, Big Data com Hadoop, Certificação ITIL 2011 Foundations e muito mais.


Suporte o Tecnologia que Interessa!

Você acha que as informações compartilhadas aqui são úteis?
Então me ajude a produzir ainda mais e melhores conteúdos!


É muito fácil. Basta divulgar nossos treinamentos pra alguém que conheça!


E se for de Salvador, podemos estruturar um curso presencial para sua empresa!

Eu vou ficar muito grato (e quem fizer os curso também :)!