Adeona, o sistema de rastreamento de Laptops roubados

O serviço permite que quem tiver seu laptop roubado com o software instalado, possa saber informações como o IP de quem utilizou o equipamento recentemente e outras informações que permitiriam iniciar um rastreamento para tentar chegar até o criminoso.

De acordo com o site oficial do projeto, o software de código aberto elimina alguns dos problemas oferecidos pelas soluções comerciais atualmente disponíveis, como a falta de privacidade e a dependência de um único fornecedor. A solução é baseada no OpenDHT, um serviço de armazenamento distribuído onde a solução armazena informações atualizadas sobre a localização, utilizando para isso um cliente instalado no laptop, que monitora continuamente a localização atual do equipamento (endereçamento IP e topologia da rede), além de utilizar criptografia forte para proteger as informações enviadas e anonimizar as informações enviadas, de modo a evitar o uso indevido das informações.

Ficou interessado ? É software livre e gratuito, basta baixar e instalar no Windows, Mac ou Linux.

Christian Guerreiro

Professor por vocação, blogueiro e servidor público por opção, amante da tecnologia e viciado em informação.


Ensino a distância em Tecnologia da Informação: Virtualização com VMware, Big Data com Hadoop, Certificação ITIL 2011 Foundations e muito mais.


Suporte o Tecnologia que Interessa!

Você acha que as informações compartilhadas aqui são úteis?
Então me ajude a produzir ainda mais e melhores conteúdos!


É muito fácil. Basta divulgar nossos treinamentos pra alguém que conheça!


E se for de Salvador, podemos estruturar um curso presencial para sua empresa!

Eu vou ficar muito grato (e quem fizer os curso também :)!