Como executar comandos como outro usuário via script

Sabe aquela situação em que precisam executar algum script automaticamente, mas o usuário atualmente logado não tem permissão para realizar determinadas operações ? O comando runas do Windows não é suficiente, pois pede senha ao ser executado, o que inviabilizaria um script de logon, por exemplo.

Há algumas soluções disponíveis, que relaciono abaixo. São programas que permitem a definição de usuário e senha a ser utilizado na execução do script ou comando, obtidos através do TechRepublic. Aqui listo apenas as aplicações gratuitas, mas lembro que há outras soluções, baseadas em GPO ou em programas pagos, que podem ser encontrados no TechRepublic e outras fontes.

Vamos às soluçoes:

Special Runas - é o equivalente ao runas, mas com a possibilidade de armazenar informações de usuário e senha em arquivo criptografado. É composto de dois componentes, o runasv.exe e runserv.exe. O primeiro dispara uma solicitação para o segundo, que funciona como um serviço na máquina remota onde será executado o comando. É necessário executar o runserv na máquina remota com a opção -c para criar o serviço, antes de usar o runasv para disparar a ação remota.

Steel Runas - com uma visão um pouco diferente, esta solução se propõe a oferecer ao usuário a possibilidade de executar aplicações que necessitem de permissões que ele não possui. Para isso, a aplicação gera um novo executável (que incorpora usuário e senha para execução do programa) e um código CRC de verificação do arquivo gerado, de modo que alterações no mesmo sejam detectadas evitando o mau uso da aplicação.

Espero que tenham sido úteis as informações.

Christian Guerreiro

Professor por vocação, blogueiro e servidor público por opção, amante da tecnologia e viciado em informação.


Ensino a distância em Tecnologia da Informação: Virtualização com VMware, Big Data com Hadoop, Certificação ITIL 2011 Foundations e muito mais.


Suporte o Tecnologia que Interessa!

Você acha que as informações compartilhadas aqui são úteis?
Então me ajude a produzir ainda mais e melhores conteúdos!


É muito fácil. Basta divulgar nossos treinamentos pra alguém que conheça!


E se for de Salvador, podemos estruturar um curso presencial para sua empresa!

Eu vou ficar muito grato (e quem fizer os curso também :)!