Funções que deveriam existir em todo cliente de e-mail

Encontrei a relação de funcionalidades abaixo num artigo do Lifehacker, e achei perfeito! É incrível como tão poucas aplicações de correio eletrônico as implementam. E mesmo as propostas inovadoras como o SNOWL da Mozilla não têm (ainda?) os recursos relacionados a seguir.
  • Desfazer mensagem enviada: essa é velha conhecida de quem usa Outlook com Exchange Server, mas não há 100% de garantia. Talvez um padrão suportado por todos os clientes de e-mail resolvesse o problema. Não gosto da solução com "delay" no servidor, pois quem garante que não vou me arrepender depois dos X minutos configurados ?
  • Snooze: não sei se é uma funcionalidade útil para mensagens. Vejo mais como uma funcionalidade voltada para compromissos, mas é comum "desvirtuarmos" o uso do e-mail para registrar pendências e compromissos, de modo que possivelmente faria sentido ter este recurso no cliente.
  • Responder ao texto selecionado: facilita a resposta a mensagens quando não queremos citar toda a mensagem original, mas só um trecho relevante.
  • Modelos de resposta inteligente: oferece a possibilidade de definir um modelo de resposta que aproveita automaticamente informações da mensagem recebida, como remetente e outros dados, facilitando a criação de uma resposta padrão para certas mensagens.
  • Lembrete de anexo: a idéia é ajudar a evitar que esqueçamos de anexar o arquivo na mensagem, detectando a palavra anexo ou algo similar que indique que a mensagem deveria conter um anexo, avisando ao tentar o envio sem o anexo.
  • Filtro baseado em idioma: este recurso pode ajudar a diminuir o SPAM, pois a maioria das pessoas recebem mensagens apenas no seu idioma, talvez um segundo ou um terceiro, no máximo. O problema aqui é que se o inglês estiver na lista, o efeito positivo deste tipo de verificação se torna praticamente nulo.
  • Análise do uso: este recurso eu acho extremamente interessante, e há algumas ferramentas que se propõem a oferecer esta análise, identificando volume de mensagens por horário, tamanho e outras estatísticas muito úteis.
  • Pesquisa avançada: incluindo recursos como "facetted search" e relacionamento entre mensagens, este recurso permitiria ir além da pesquisa convencional por conteúdo, remetende e data de envio, proporcionando maior facilidade na localização de mensagens.
Para saber que clientes suportam quais funcionalidades, confira o artigo original, e aproveite para responder à enquete sobre qual a funcionalidade mais interessante.

Christian Guerreiro

Professor por vocação, blogueiro e servidor público por opção, amante da tecnologia e viciado em informação.


Ensino a distância em Tecnologia da Informação: Virtualização com VMware, Big Data com Hadoop, Certificação ITIL 2011 Foundations e muito mais.


Suporte o Tecnologia que Interessa!

Você acha que as informações compartilhadas aqui são úteis?
Então me ajude a produzir ainda mais e melhores conteúdos!


É muito fácil. Basta divulgar nossos treinamentos pra alguém que conheça!


E se for de Salvador, podemos estruturar um curso presencial para sua empresa!

Eu vou ficar muito grato (e quem fizer os curso também :)!