Shuttleworth afirma que Linux Desktop não é rentável

O CEO da Canonical respondeu ao questionamento de muitos sobre o retorno financeiro do Linux no desktop afirmando que não acredita que ninguém possa fazer dinheiro com o Linux no desktop.

Seria esta mais uma frase que vai entrar pra história como uma grande besteira, a exemplo de célebres frases como a de Bill Gates em 1981 ("64o kb devem ser suficientes para qualquer um."), ou a constatação da realidade ?

Shuttleworth disse ainda que a Canonical ainda não dá retorno, e que ele está preparado para "bancá-la" por mais 3 a 5 anos. Eu confesso que fico na dúvida até que ponto vale a pena "bancar" um negócio desses, sem retorno, pelo menos financeiro.

Do ponto de vista filosófico, é assim mesmo e pronto, mas e no mundo real capitalista, como é para um milionário investir dua grana em software livre sem a garantia do retorno disso ? Espero que as  esperanças dele se concretizem. Vida longa ao Ubuntu!

Christian Guerreiro

Professor por vocação, blogueiro e servidor público por opção, amante da tecnologia e viciado em informação.


Ensino a distância em Tecnologia da Informação: Virtualização com VMware, Big Data com Hadoop, Certificação ITIL 2011 Foundations e muito mais.


Suporte o Tecnologia que Interessa!

Você acha que as informações compartilhadas aqui são úteis?
Então me ajude a produzir ainda mais e melhores conteúdos!


É muito fácil. Basta divulgar nossos treinamentos pra alguém que conheça!


E se for de Salvador, podemos estruturar um curso presencial para sua empresa!

Eu vou ficar muito grato (e quem fizer os curso também :)!