RSS versus E-Mail ?

Está se desenhando uma pequena (talvez grande) batalha entre RSS e E-Mail ? Eu confesso que meu modo de buscar informações na web mudou depois que conheci o RSS, e passei a utilizar o Netvibes. Aliás, foi meu primeiro post no blog. Agora eu procuro sempre sites e blogs que ofereçam conteúdo via RSS, para que eu possa acompanhar as novidades sem precisas visitar "diretamente" a página. Desde então, passei quase tanto tempo no Netvibes quanto no e-mail.

Outro dia li sobre um serviço chamado MailOnFeed, que "transformaria" e-mail em RSS, e aí passei a me perguntar: seria o RSS substituto do E-Mail ? Como combinar os dois, obtendo o melhor de cada um ? Há diversos serviços que enviam feeds RSS por e-mail, e agora serviços que colocam e-mails em feeds RSS. Em que direção essa "disputa" vai caminhar ?

Eu acredito que o RSS veio pra ficar, mas não deve substituir o e-mail pelo simples fato de que há coisas que fazemos com e-mail que, pelo menos até onde sei, não dá pra fazer com RSS, como convidar alguém pra uma reunião, tirar uma dívida, enfim, se comunicar de forma "livre". De todo modo, vale a pena uma reflexão sobre o assunto.

Christian Guerreiro

Professor por vocação, blogueiro e servidor público por opção, amante da tecnologia e viciado em informação.


Ensino a distância em Tecnologia da Informação: Virtualização com VMware, Big Data com Hadoop, Certificação ITIL 2011 Foundations e muito mais.


Suporte o Tecnologia que Interessa!

Você acha que as informações compartilhadas aqui são úteis?
Então me ajude a produzir ainda mais e melhores conteúdos!


É muito fácil. Basta divulgar nossos treinamentos pra alguém que conheça!


E se for de Salvador, podemos estruturar um curso presencial para sua empresa!

Eu vou ficar muito grato (e quem fizer os curso também :)!