Tecnologia da informação aplicada - por Christian Guerreiro.

Notícias e novidades em Tecnologia da Informação, Dicas de Apps para Android e iPhone, Big Data, Computação em Nuvem, Governança de TI, ITIL, COBIT, Segurança, Software Livre, Virtualização

sexta-feira, 29 de fevereiro de 2008

Restore: backup multiplataforma com software livre

Li no Lifehacker um artigo detalhando o funcionamento do Restore, uma solução baseada no Xubuntu que permite fazer backup de Windows, MAC OS X e Linux, remotamente, a partir de uma interface web. Uma solução muito interessante, que pode ser implementada num servidor físico ou virtual, e que oferece recursos como versionamento de arquivos e agendamento.
Mais...

Apresentações da Black Hat DC 2008

A Black Hat promove uma das maiores conferências no que se refere à segurança da informação, e o conteúdo disponibilizado é sempre de alto nível. Quem quiser conferir o material da última conferência, acesse este site. A apresentação sobre biometria é muito interessante, principalmente porque mostra como as soluções existentes ainda têm muitas deficiências e vulnerabilidades.
Mais...

Falha crítica no VMWare

Pois é... a melhor solução de virtualização do mercado não é à prova de falhas... ninguém é. A falha já tem exploit disponível e permite que o host seja comprometido a partir do comprometimento de uma máquina virtual hospedada, utilizando o recurso Shared Folders. A falha afeta, em princípio, as versões "desktop" do VMWare. Mais detalhes no BR-Linux e no Slashdot.
Mais...

Compras no exterior: chegaram parte dos pedidos!

Atualizando o post anterior...
É pessoal, a notícia não é muito boa... a minha compra da DealExtreme não chegou ainda, e tenho esperanças remotas de que chegue. Um amigo comprou e chegaram parte dos itens (dois de três se não me engano). Em compensação, o amigo que comprou na loja com frete a U$3 já está com sua compra em mãos, embora não saiba bem o que vai fazer com ela ;-)
Continuem acompanhando... havendo novidades, publico aqui.
Mais...

Open Source influenciou o novo Windows

O Porta 25 registra que o desenvolvimento do Windows Server 2008 sofreu influência do modelo de desenvolvimento de código aberto. Interessante, não ?
Mais...

Pra que tanto ?

Claro que a pergunta é uma brincadeira, pois, por mais que os processadores evoluam, sempre haverá demanda por processamento, e é aqui que os grandes players, as empresas que tem bala na agulha pra desenvolver pesquisa de verdade, se enfrentam. É o caso, por exemplo, da IBM, que, com o Z10, promete "1500 servidores em 1", conforme relata o Meio Bit. As características impressionam: 20 núcleos a 4.4 GHz, 3MB de cache L2 por núcleo e até 48MB de cache L3, resultado de um projeto de 1,5 bilhões de dólares. Outros detalhes no Techzone, que registra ainda a idéia da IBM de um supercomputador capaz de hospedar toda a Internet, com 67.1 milhões de núcleos com 32PB (Petabytes, 1024 Terabytes) de memória, arquitetura baseada no Bluegene (foto ao lado). Que tal ?
Mais...

Virtualization Review

Recebi um SPAM falando deste site e fui conferir. O fato é que o site tem qualidade, muitos artigos interessantes, dicas e análises, por isso estou recomendando como referência pra quem se interessa por virtualização. Há a opção de receber os newsletters ou adicionar os feeds RSS ao seu agregador preferido, e até um pré-cadastro para uma possível revista impressa, gratuita. PS: o site é da Microsoft, portanto...
Mais...

Ferramentas gratuitas para redes

Esta reportagem da Computer World (indicada pelo amigo Glauber) é bem interessante, e trata de várias ferramentas gratuitas com funções e helpdesk e inventário, passando por monitoramento de rede e até segurança. Vale a leitura.
Mais...

quinta-feira, 28 de fevereiro de 2008

Ubuntu mobile

O amigo Marcus me passou esta excelente notícia. Parece que o melhor Linux vai estrear nos celulares em breve, de acordo com o site do projeto Ubuntu Mobile. Olha só a interface prevista do bicho, seguindo a tendência "touch screen".


Mais...

Yoggie Pico: segurança via USB

O boletim do Tom's Hardware analisa esta solução de segurança, que consiste num computador miniaturizado numa espécie de pen drive.
"(...) envision a 500-MHz miniaturized computer about the size of a pack of gum that integrates into the runtime environment on an existing computer attached to a network. This mini-computer offloads network processing tasks onto its hardware, thereby relieving the primary CPU to focus on other, more general computing tasks. It also provides direct coverage for its host computer, delivers firewall and intrusion detection capabilities alongside spam and spyware scanning and runs a Linux 2.6 kernel. Imagine that such a device is so thoughtfully designed it even prevents itself from becoming a vector of infection, disables network interfaces when lost or disconnected, and can be controlled through a centralized management server or through a management server that the vendor operates. And it doesn’t plug into any network jack-it needs just a single USB 2.0 port."
Sem dúvida uma solução interessante.
Mais...

10 razões para atualizar para o Windows 2008

O site Windows Networking indica 10 razões para atualizar para o Windows Server 2008, que listo abaixo. Confira se as razões deles são as suas razões.

"Here is my list of what I think makes Windows Server 2008 great and a worthwhile upgrade from Windows Server 2003:
  • Server Manager and the Advanced Event Viewer
  • Server Core
  • Terminal Services Gateway
  • Terminal Services RemoteApps
  • Native IPv6 support
  • Read Only Domain Controllers
  • Hyper-V
  • Network Access Protection (NAP)
  • Secure Sockets Tunneling Protocol (SSTP)
  • The Windows Advanced Firewall and Policy-based QoS"
  • Na minha opinião, o Server Core, resultado do "enxugamento" do kernel do Windows para se tornar mais modular e diminuir a sua vulnerabilidade, é uma característica há muito desejada, mas, considerando que a versão de lançamento do Windows Server 2008 não deve vir com o Hiper-V (como já foi registrado aqui no blog), não acredito que tenhamos motivos para atualizar antes do segundo semestre de 2009, assumindo que até lá já tenha saído o SP1 para o novo sistema.
  • Mais...

    Por que piratear software que tem equivalentes de qualidade ?

    Esta foi a pergunta que me fiz ao ler a reportagem do Terra sobre o relatório anual antipirataria da SIIA (Software
    and Information Industry Association
    ), que relaciona os softwares mais pirateados durante 2007.

    O relatório mostra que a lista inclui, entre os programas pirateados nas empresas, Norton Anti-Virus, Adobe Acrobat,

    Symantec PC Anywhere, Adobe PhotoShop, Autodesk AutoCAD, Adobe DreamWeaver, Roxio Easy CD/DVD Creator, Roxio Toast Titanium, Ipswitch WS_FTP e Nero Ultra Edition. E, entre os programas pirateados "em casa", baixados via Internet, McAfee VirusScan, Symantec Norton Anti-Virus, McAfee Internet Security Suite, Intuit TurboTax, Adobe Photoshop, Adobe Acrobat, Intuit Quicken Home and Business, Symantec Norton pcAnywhere, Symantec Norton Ghost e Adobe Creative Suite.

    O que achei mais interessante nisso tudo é que, para a grande maioria dos programas pirateados, há equivalentes com qualidade similar, software livre e/ou gratuitos (freeware), senão vejamos:

    - Antivírus: Avast, AVG, ClamAV.
    - CAD: OpenCAD e muitos outros aqui.
    - Gravação de CD/DVD: InfraRecorder (eu utilizo!) e muitos outros.
    - Acesso remoto: VNC e suas variações.
    - Firewall pessoal: Sygate, Comodo, ZoneAlarm e outros.
    - Edição de imagem: GIMP, Gimpshop e outros.
    - Controle financeiro: GNUCash, Grisbi, e outros.
    - Edição de páginas web: Quanta, Bluefish, e outros.

    Pode-se argumentar que alguns dos softwares pirateados têm qualidade comprovada, são os melhores na sua categoria, oferecendo mais recursos e funcionalidades avançadas, o que (teoricamente) explicaria a pirataria. Mas eu sou capaz de apostar que a maioria das pessoas que pirateia estes programas não utiliza, e mais, sequer sabe utilizar, os recursos mais sofisticados que estas ferramentas oferecem.

    Com isso, consigo imaginar duas possibilidades: ignorância e preguiça. No caso da ignorância, por desconhecimento, a pessoa, não sabendo que existem outras opções e não estando disposta a pagar pelo programa conhecido, pirateia. E no caso da preguiça, o indivíduo até sabe que existem (ou podem existir) outras opções, mas simplesmente não quer ter o trabalho enorme de googlar (é, Google virou verbo) "editor imagens gratuito" e simplesmente copia aquele CD/DVD do Photoshop que o amigo emprestou.

    O que vocês pensam a respeito ? Comentem!
    Mais...

    Aprenda outro idioma "10 palavras por dia"

    O site learninlists traz uma maneira interessante de aprender idiomas. A cada dia, são fornecidas 10 palavras com suas traduções, como ilustra a imagem ao lado.

    Os idiomas disponíveis incluem português, inglês, alemão, francês, espanhol, japonês, chinês e vários outros.

    A aplicação é um widget que você adiciona ao iGoogle, por exemplo, e então configura, fazendo um registro e escolhendo os idiomas para tradução e uso na interface do widget. Para adicionar o widget ao seu iGoogle, clique aqui.

    O site informa ainda que o programa já funciona no Facebook, Myspace, Orkut e Hi5.

    Mais uma maneira simples e eficiente de aprender idiomas. Via Lifehacker.

    Achei a idéia do learnitlists muito interessante, mas queria recomendar aqui dois outros serviços que utilizo diariamente para aprendizado e aprimoramento do inglês: a lista EFR, que oferece mensagens diárias com textos em inglês e a tradução das palavras consideradas mais difíceis; e o Linguagum, que oferece mensagens sem nenhum tipo de tradução, e focadas em situações como "No Restaurante", "Em viagens", "Numa entrevista de emprego", etc. E ainda recursos de áudio para desenvolver a pronúncia.

    Eu aprimoro continuamente meu inglês com estes serviços e recomendo a sua utilização, pois são serviços cujo resultado e qualidade eu comprovo diariamente.
    Mais...

    quarta-feira, 27 de fevereiro de 2008

    Como funciona a identificação de computador do seu homebanking

    O Hell Labs fez uma análise da técnica de identificação de computador utilizada por alguns bancos no acesso via Internet, como forma de aumentar a segurança. São feitas algumas críticas à técnica, mas eu acredito que, mesmo com problemas, uma camada a mais de segurança é, sem dúvida, algo desejável. Fonte: BR-Linux.
    Mais...

    Mais uma razão para comprar um Wii

    É pessoal, acabei de descobrir que poderei utilizar meu Wii (que ainda não comprei ;-) mesmo quando ele não servir mais como console. O BR-Linux registra que o Linux já funciona no Wii. Mais detalhes aqui.
    Mais...

    terça-feira, 26 de fevereiro de 2008

    Inclua o GTalk no seu site

    A Google acaba de lançar o chatback, recurso que permite, através de um código html, disponibilizar para os visitantes um bate-papo com você (pelo GTalk, claro!). É a "web social" (acabei de inventar o termo), essa onda de interação entre as pessoas através da web que só Deus sabe até onde vai. Confira mais detalhes sobre o chatback no Undergoogle.
    Mais...

    VoIP 321: Um começo errado, mas um começo

    O aparelho da Philips reflete uma estratégia de integração bem interessante, na minha opinião. A possibilidade de utilizar a linha telefônica convencional ou o Skype para fazer suas ligações. O aparelho tem vários problemas, relatados pelo INFO - Gadgets, mas é um começo do que espero se torne cada vez melhor. O que vocês acham ? Comentem!
    Mais...

    Microsoft adia lançamentos

    Como se isso fosse novidade, a Microsoft anunciou o adiamento, para o segundo semestre, do SQL Server 2008 e do Hyper-V, componente fundamental para a sua estratégia de virtualização baseada no Windows Server 2008. A pergunta que fica, sempre, é se a Microsoft vai conseguir recuperar o tempo perdido, como fez inúmeras outras vezes.

    Este artigo do ITWeb, mais uma indicação valiosa do amigo Willian, detalha os impactos possíveis deste atraso na estratégia de mercado da Microsoft, revelando as possibilidades que surgem para os concorrentes e a opinião dos clientes, além de fornecer informações bastante úteis sobre os novos recursos da "Geração 2008" de produtos Microsoft.

    Em especial, achei emblemática a observação de um dos clientes sobre o Server Core (iniciativa de redução do tamanho do núcleo do Windows): "Há cinco anos, talvez me importasse com isso."
    Mais...

    segunda-feira, 25 de fevereiro de 2008

    Instale o Linux a partir do Windows

     

    Li sobre o WUBI, que permite instalar o Linux "dentro" do Windows, no BR-Linux, e, embora não concorde pessoalmente com esta abordagem, pode ser uma alternativa interessante para usuários leigos, que podem ter uma maneira mais simples de experimentar o Linux sem precisar sequer "sair" do Windows.

    O Lifehacker detalha o processo de instalação do andLinux, que resulta num Windows com "Ubuntu inside" ;-)

    Marcas Technorati: ,
    Mais...

    quinta-feira, 21 de fevereiro de 2008

    A Google quer seus dados médicos

    Você tem GMail ? Orkut ? Blog no Blogger ? Fotos no PicasaWeb ? Usa o Google Calendar e o Google Documentos e Planilhas ? Então, se prepare, pois agora você vai poder fornecer ainda mais informações sobre sua vida para a Google. A empresa vai testar o Google Health, o serviço que permite mander dados médicos como uma espécie de prontuário de pacientes, em um hospital dos EUA. Confira mais informações aqui e aqui.

    Mais...

    Sincronize suas pastas e computadores com simplicidade

     

    Este excelente artigo do Tom's Hardware analisa várias soluções para sincronização de pastas e computadores, e é leitura obrigatória pra quem precisa manter dados disponíveis e atualizados para acesso em mais de um computador, ou precisa de uma solução simples de backup.

    As tabelas abaixo, retiradas do artigo do Tom's Hardware, fornecem uma idéia geral do que esperar de cada produto. A primeira lista as opções para sincronização de pastas, e a segunda lista opções para sincronização de computadores, incluindo compartilhamento de pastas e acesso remoto. Faça sua escolha e bom proveito!

    Product

    Version

    Price

    Online Access

    USB thumb drive autosync

    GoodSync 7.1 Trial / $19.95 SSH/FTP Yes
    SyncBackSE 4.3.1.5 Trial / $30 N/A Yes
    Allway Sync 7.0.1 Free/ $19.95 N/A Yes
    FolderMatch/FolderClone 3.4.8 / 2.0.0 Trial / $55 bundle N/A N/A

     

    Product

    Version

    Price

    Online Access

    USB thumb drive autosync

    SyncToy 2.0 beta Beta Free N/A Yes
    BeInSync 3.2.53 Trial / Pro $59.95 Portal N/A
    FolderShare Beta Beta Free Portal N/A

    Eu utilizo o SyncBackSE e já utilizei o LogMeIn, mas pelo que vi no artigo, não são as melhores soluções, por isso pretendo testar, a princípio, o SyncToy e o FolderShare, talvez o Allway Sync. Os demais excluí pois os recursos que oferecem, a princípio, não justificam, pra mim, o custo. Mas cada caso é um caso, portanto faça a sua análise e veja o que melhor lhe atende.

    Mais...

    quarta-feira, 20 de fevereiro de 2008

    Ataques phishing aumentando

     

    Um artigo do boletim Security Updade relata que os ataques de phishing continuam aumentando, e cita vários dados muito interessantes. Os dados são fruto de um relatório da Cyveillence, baseado em dados coletados pelo sistema de monitoramento da empresa, que inspeciona cerca de 150 milhões de sites.

    O artigo registra que os ataques têm sido originados mais de sites existentes comprometidos do que de sites criados unicamente para este fim, o que se pode explicar pelo fato de que é mais simples rastrear sites maliciosos do que sites legítimos, porém comprometidos.

    O artigo cita ainda que os ataques são mais direcionados a instituições financeiras (claro!), e que o "data drop point" (destino das informações capturadas) do momento é a Alemanha, seguido de Estados Unidos e França, com a Russia respondendo por menos de 1%.

    O artigo indica que 34% das páginas de phishing descobertas no primeiro trimestre de 2007 estavam em sites legítimos comprometidos, percentual que aumentou para 51% no último trimestre do ano. Uma informação adicional é que os intrusos estão utilizando as redes de propaganda para publicar seus códigos maliciosos em sites populares. Portanto, cuidado ao selecionar o seu parceiro na hora de colocar propaganda no seu site, blog, etc. Há casos de código malicioso disponibilizado em sites como NHL.com, MLB.com, e Monster.com.

    O artigo salienta ainda o decréscimo dos sites de distribuição de código malicioso nos EUA (74% no primeiro trimestre de 2007, e 45% no último), e o aumento na França (13% para 20%) e no Japão (<1% para 12%).

    Mais...

    FeedBurner - Turbine seu blog

     

    O FeedBurner é um serviço muito interessante, que permite que você incremente seu blog de várias maneiras. É possível disponibilizar a inscrição via RSS ou e-mail, integrar seu blog aos principais serviços de compartilhamento, como Digg e Del.icio.us, além de redes sociais como o Facebook. Além disso, é possível, se sua plataforma de blog permitir (Wordpress e Blogger permitem!), integrar código que permite rastrear visitas, assinantes (RSS e e-mail), oferecendo um conjunto bastante útil de ferramentas para que você possa efetivamente tornar seu blog mais visível, eficiente e integrado com as tecnologias do momento.

    Outras ferramentas e referências úteis para seu blog são o BloggerBackup (autoexplicativo, não?), este artigo do Quick Online Tips e este artigo do IDG Now!.

    Mais...

    segunda-feira, 18 de fevereiro de 2008

    Rockbox - turbine seu MP4

    O Rockbox é um firmware software livre que tomei conhecimento através da lista PSL-BA, e que indico aqui para os que têm MP4 (eu não tenho, mas agora acho que vale a pena ;-) e querem adicionar funcionalidades como editor de texto e jogos. Confira aqui a lista completa de "programinhas".

    Agradecimentos ao Aurium, que enviou a mensagem sobre o Rockbox para a lista do PSL-BA.

    Marcas Technorati: ,,
    Mais...

    Vôos Mobile: horário de vôos no seu celular

    Confira o novo serviço, disponível aqui. Você pode baixar o aplicativo java ou acessar diretamente do celular através desta URL. Certamente um serviço útil para incluir na minha lista, que já conta com GMail MobileuFind.

    Mais...

    Conheça as novas ameaças

    Um agradecimento ao Willian por mais esta indicação de notícia. O artigo da ITWeb é de leitura obrigatória para quem quer se manter atualizado com as ameaças de segurança existentes e, mais importante, as que vêm surgindo, que refletem uma tendência de ataques a mecanismos de propaganda na Web, celulares e redes sociais, entre outros. Confira a lista das 11 novas ameaças relacionadas no artigo.

    Mais...

    Lançamentos da Microsoft para 2008

    Em breve será lançada a primeira leva de produtos da Microsoft em 2008, com destaque para o Windows Server 2008, SQL Server 2008 e Visual Studio 2008. Confira mais detalhes neste artigo do Meio Bit.

    Mais...

    Fenômeno de anti-jornalismo

    Pessoal, peço licença para registrar aqui esta notícia que não trata de tecnologia, mas cuja importância me leva a considerar obrigatório o seu registro.

    Trata-se de uma série de reportagens enviada pelo amigo Willian, e que recomendo. Precisamos desenvolver nossa capacidade de analisar o que vemos e ouvimos, e não apenas aceitar passivamente as informações distorcidas e inverdades com as quais nos bombardeiam diariamente os veículos da imprensa. Se a Veja é o exemplo mais gritante, situações similares ocorrem com todos os veículos da imprensa local, nacional e até internacional. Portanto, sejamos mais críticos!!!

    "O maior fenômeno de anti-jornalismo dos últimos anos foi o que ocorreu com a revista Veja. Gradativamente, o maior semanário brasileiro foi se transformando em um pasquim sem compromisso com o jornalismo, recorrendo a ataques desqualificadores contra quem atravessasse seu caminho, envolvendo-se em guerras comerciais e aceitando que suas páginas e sites abrigassem matérias e colunas do mais puro esgoto jornalístico. Para entender o que se passou com a revista nesse período, é necessário juntar um conjunto de peças".

    Quem diz isso é o jornalista Luis Nassif , que está publicando, em capítulos, uma grande reportagem sobre a história recente do semanário no Google Pages - http://luis.nassif.googlepages.com/home.

    Mais...

    domingo, 17 de fevereiro de 2008

    Netvibes "Ginger"

    One private page, one Universe

    Que eu sou fã do Netvibes vocês já devem saber, afinal foi um dos meus primeiros textos aqui no blog. Agora o agregador RSS turbinado ganhou nova versão, codinome "Ginger", em estágio beta fechado só para convidados (quem já era usuário Netvibes só precisa se inscrever).

    Além dos recursos já disponíveis, como a inclusão de feeds RSS e a utilização de widgets que integram MSN, GTalk, Flickr, Twiter, EBay, e-mail POP3 e muito mais, o Ginger ganhou ares de rede social, permitindo acompanhar o que seus amigos estão fazendo, compartilhar informações e importar seus contatos do MySpace, Facebook, GMail, Yahoo!, etc.

    Um recurso que merece destaque é a possibilidade de ter o seu "universo", uma página pública que você monta com os recursos que quiser, e que antes era disponibilizado por assunto ou personalidade ;-).


    Mais...

    sexta-feira, 15 de fevereiro de 2008

    Editor para blog

    Precisei pesquisar um editor para blog que funcionasse com o Wine, para usar em casa, no meu Ubuntu, por isso recorri à análise do MeioBit, que inclui várias ferramentas, e que registro aqui para referência futura. Depois atualizo o post informando qual escolhi, mas já adianto que Windows Live Writer e W.Bloggar não funcionam via Wine, pelo menos eu não consegui. Estou usando o ScribeFire, que é muito bom, mas quero mais recursos, especialmente para tratar imagens, videos, etc.
     
    UPDATE: Outra referência muito interessante (e atual) sobre o assunto é esta aqui: "15 Alternatives to your boring blog editor".
    Marcas Technorati: ,
    Mais...

    quarta-feira, 13 de fevereiro de 2008

    Uso do computador piora desempenho escolar !?

     

    Pois é, esta é a conclusão do estudo da Unicamp, que demonstra que alunos de classes mais baixas que utilizam computador para suas tarefas escolares têm pior desempenho. Nestes tempos de inclusão digital baseada em distribuição e incentivos fiscais para barateamento de computadores, esta notícia me parece bombástica. Mas, claro, é preciso muito cuidado na análise dos resultados do trabalho, para verificar de que maneira a tecnologia pode ser utilizada para melhorar o processo de aprendizagem dos estudantes.

    Compartilhe :
    Mais...

    OpenID: a solução definitiva para autenticação ?

    O OpenID é uma iniciativa já abraçada por grandes empresas como Yahoo, AOL, Google, Microsoft e muitos outros, que promete resolver os problemas de autenticação que muitos de nós têm hoje: senhas para Messenger, e-mail, Orkut, provedor, que se multiplicam com uma facilidade incrível. A cada novo serviço interessante descoberto, lá vem mais uma senha pra lembrar. Muitos adotam técnicas para criar senhas fáceis de lembrar e difíceis de advinhar, outros vão pelo caminho mais fácil (e menos seguro) e usam a mesma senha para tudo. De todo modo, a promessa do openid tem tudo para se tornar uma realidade, principalmente com o apoio de peso que vem recebendo. Confira aqui um artigo bem interessante (em inglês) da Windows IT Pro que trata do assunto.

    Um detalhe muito importante é que, como vários dos serviços que utilizamos são de empresas que "abraçaram" o OpenID, é provável que, em breve, nossas identificações, especialmente no caso de blogs (já ocorre com o Wordpress), se tornem OpenIDs. Para checar se você já tem um OpenID, confira aqui.

    Marcas Technorati: ,

    Compartilhe :
    Mais...

    terça-feira, 12 de fevereiro de 2008

    Bluetooth = Wifi ?

     

    Um texto do Clube do Hardware afirma que o Bluetooth vai usar rede WiFi.

    Confira o texto abaixo:

    A organização por trás do Bluetooth, a SIG, divulgou planos de lançar um
    sistema que 'rouba' rede Wi-Fi quando for preciso. A idéia é que
    equipamentos com Bluetooth ofereçam transferência de dados mais rápida
    quando for preciso: o aparelho 'roubaria' temporariamente a rede 802.11
    apenas para troca de dados mais pesados. Entretanto, esse 'casamento de
    redes' não acontecerá já. A arquitetura que permitiria essas conexões não
    deve ser publicada antes de meados de 2009.
    Leia o artigo do The Register:
    http://www.reghardware.co.uk/2008/02/10/bluetooth_sig_confirms_wifi_plan/

    Compartilhe :
    Mais...

    Recursos do Yahoo Mail

    Pra quem tem e-mail do Yahoo, este artigo mostra como utilizar os recursos de e-mail temporário, pra evitar SPAM, mas também para envio de documentos, aproveitando o espaço "ilimitado".

    Compartilhe :
    Mais...

    segunda-feira, 11 de fevereiro de 2008

    Envie seus posts por e-mail

    Este artigo compara algumas soluções para envio de RSS por e-mail. Embora não sejam registrados alguns serviços (talvez por serem mais recentes), como o RSSFWD e o Send Me RSS, vale uma olhada.

    Aproveito para informar que fiz o cadastro no FeedBurner, e agora peço que aqueles que quiserem se inscrever no Feed RSS, por favor utilizem esta URL: http://feeds.feedburner.com/ TecnologiaQueInteressa.

    Mais...

    Estimando total de máquinas virtuais por host

     

    Encontrei este texto num fórum, onde é feita uma análise muito interessante, visando estimar a quantidade máxima de máquinas virtuais que se pode ter num host (máquina física). É usado como exemplo um servidor Sun com uma configuração de alta disponibilidade, que inclui até 8 processadores AMD Opteron dual-core (com suporte para quad-core), 1 TB RAM, e 4 HDs SAS. Abaixo o diagrama do "monstro", que, segundo análise da Infoworld, ficou em primeiro entre os servidores em rack.

                          Inside  View

    Há registro da execução de 32 máquinas virtuais Windows Server 2003, usando uma, duas e até quatro CPUs com multiprocessamento simétrico, executando backup continuamente, sem que a utilização do servidor chegasse a 50% sequer... outro registro no fórum recomenda de 3 a 4 máquinas virtuais Windows Server 2003 por processador. É claro que isto aqui não é uma recomendação absoluta, mas serve pelo menos para ter um norte quando for estimar a quantidade de servidores (ou lâminas) a adquirir para suportar uma quantidade de máquinas virtuais.

    Compartilhe :
    Mais...

    Threatstop: mais segurança para sua rede

     

    Este artigo da Windows IT Pro trata do Threatstop, uma iniciativa que visa combater ataques e ameaças através de um serviço baseado em DNS que permite gerar regras de firewall automaticamente. Uma idéia interessante, que, por enquanto, pode ser adotada sem custo. Aproveitem...

    Compartilhe :
    Mais...

    TV via web

    Este artigo do IDG Now! lista vários serviços que permitem assistir TV via internet. Alguns dos serviços são pagos, outros não, mas o importante é que há muito mais em termos de video na internet do que o Youtube.

    Joost, Hulu, TV Freeload, Graboid e TVU são alguns dos serviços citados. Pelo menos pra mim, todos, exceto o Joost, eram ilustres desconhecidos até então. Vale uma conferida.

    Marcas Technorati: ,

    Compartilhe :
    Mais...

    As novidades em celulares para 2008

     

    A INFO divulgou uma lista interessante dos aparelhos que devem "bombar" em 2008, alguns ainda sem previsão de lançamento no Brasil. Os que mais gostei foram o Nokia N96 e o Genius MS20/MS25. O IPOD Touch também não é nada mal.

    Compartilhe :
    Mais...

    domingo, 10 de fevereiro de 2008

    Navegue com mais segurança usando extensões do Firefox e "otras cositas"

    Este artigo do Lifehacker mostra como aumentar a segurança da sua navegação utilizando Firefox com algumas extensões como Safehistory e GreaseMonkey, em conjunto com o Vidalia (Tor) e ainda programas como Thunderbird, Truecrypt e mais. Alguns dos resultados são: conexões https sempre que possível, mensagens e histórico criptografados.
     
     
    Compartilhe :
     
    Mais...

    Digsby = IM + E-Mail + Rede Social

    O Lifehacker citou esta nova ferramenta, por enquanto disponível apenas para Windows, que integra Instant Messengers (AIM, MSN, Yahoo, ICQ, Google Talk, Jabber), E-Mail (Hotmail, Gmail, Yahoo Mail, AOL/AIM Mail, ou qualquer outro via IMAP ou POP), e ainda Facebook e Myspace (é, nada de Orkut... pelo menos por enquanto).

    O programa vem nas opções download ou widget. Para se cadastrar é necessário convite (pegue um no Lifehacker).
    Mais...

    sexta-feira, 8 de fevereiro de 2008

    Cartões de referência para todos os gostos

    Não, não estou falando de referências pessoais... estou falando dos cheat sheets, aqueles documentos de uma ou duas páginas com as informações (comandos, etc) mais importantes sobre alguma tecnologia, seja linguagem de programação ou cores para webdesign. O BR-Linux indicou o artigo do Tecnologia da Informação: Desenvolvimento e Educação, que mostra como obter os cheat sheets para uma série de linguagens e outras tecnologias. Uma excelente dica pra quem precisa de uma referência rápida sobre algum assunto. Confira aqui o cheat sheet do Google, como exemplo.
    Mais...

    Converta arquivos por e-mail

    Olha que interessante: um artigo do blog Lifehacker mostra como converter arquivos simplesmente enviando por e-mail. Claro, há sempre as questões legais (especialmente no caso de arquivos de áudio) e de privacidade (o que acontece com o arquivo e com o endereço do remetente ?), mas não deixa de ser útil pela simplicidade.

    Envie um arquivo do Microsoft Visio ou Word de até 1 MB para iPhone@pdfonline.com e converta para PDF; um arquivo do Microsoft Word, Excel ou Powerpoint de até 10 MB (isso mesmo, 10 MB!) para pdf@koolwire.com e converta para PDF; um arquivo PDF para doc@koolwire.com e converta para DOC ou RTF; um arquivo WAV para mp3@koolwire.com e converta para... sim, MP3! E seu arquivo MP3 para wav@koolwire.com e converta para WAV.

    Considerando que o OpenOffice exporta pdf (não usa OpenOffice ? melhor rever seus conceitos) e que o Audacity faz a conversão WAV/MP3 muito bem, resta apenas a conversão de Visio para PDF (será que o DIA converte ? quem souber me avise...).







    Compartilhe :

    Mais...

    quinta-feira, 7 de fevereiro de 2008

    Sincronize seus favoritos e muito mais com o Google Browser Sync

     

    imageEsta é mais uma daquelas extensões extremamente úteis para o melhor navegador que há. Se você utiliza o computador em casa e no trabalho, e quer ter suas configurações do navegador sincronizadas entre os vários computadores, você precisa desta extensão. Como pode ser visto na figura, dá pra sincronizar os cookies, as senhas, os favoritos, o histórico e as guias. Assim, você pode fechar o navegador ao sair do trabalho e, ao chegar em casa, continuar a navegação exatamente de onde parou. Achei muito bacana isso !

    Compartilhe :

     

    Mais...

    Seguidores

    Pesquise filmes, música, jogos, livros e programas!

    Tecnologia do Blogger.
    -->

    Featured FREE Resource: