Tecnologia da informação aplicada - por Christian Guerreiro.

Notícias e novidades em Tecnologia da Informação, Dicas de Apps para Android e iPhone, Big Data, Computação em Nuvem, Governança de TI, ITIL, COBIT, Segurança, Software Livre, Virtualização

sexta-feira, 31 de outubro de 2008

Shuttleworth afirma que Linux Desktop não é rentável

O CEO da Canonical respondeu ao questionamento de muitos sobre o retorno financeiro do Linux no desktop afirmando que não acredita que ninguém possa fazer dinheiro com o Linux no desktop.

Seria esta mais uma frase que vai entrar pra história como uma grande besteira, a exemplo de célebres frases como a de Bill Gates em 1981 ("64o kb devem ser suficientes para qualquer um."), ou a constatação da realidade ?

Shuttleworth disse ainda que a Canonical ainda não dá retorno, e que ele está preparado para "bancá-la" por mais 3 a 5 anos. Eu confesso que fico na dúvida até que ponto vale a pena "bancar" um negócio desses, sem retorno, pelo menos financeiro.

Do ponto de vista filosófico, é assim mesmo e pronto, mas e no mundo real capitalista, como é para um milionário investir dua grana em software livre sem a garantia do retorno disso ? Espero que as  esperanças dele se concretizem. Vida longa ao Ubuntu!
Mais...

Extensões experimentais da Mozilla

Que tal concentrar todos os seus feeds RSS no browser com uma interface estilo correio eletrônico ? Ou ter acesso a serviços do Google (maps, calendar, etc), wikipedia e muitos outros teclando Alt+espaço ? Ou ainda ter acesso ao Google Calendar sem sair do site que está visitando, através de uma janela sobreposta ? E ainda poder optar por abrir qualquer arquivo diretamente no browser, sem precisar salvar antes ? Tudo isso e muito mais está disponível através das extensões experimentais do Mozilla Labs.

Pela ordem, as extensões Snowl, Ubiquity, GCal popup e Open in browser são as extensões que respondem a cada uma das perguntas, e há várias outras. Confira a lista completa no Lifehacker.
Mais...

Compartilhe documentos enviando e-mail para o Docstoc

O serviço Docstoc permite que, enviando um documento para uploads@docstoc.com, seja disponibilizado um link para acesso e um mecanismo para embutí-lo em qualquer site. O serviço requer cadastro. Via Lifehacker.
Mais...

Mude os termos "Consola" e "Rato" no Ubuntu

O blog Dicas e truques para Ubuntu Linux mostra como.
Mais...

quinta-feira, 30 de outubro de 2008

terça-feira, 28 de outubro de 2008

Vá direto ao ponto no Youtube

O Lifehacker informa que, com o TubeChop é possível indicar o trecho de um vídeo que queira compartilhar (informando o tempo inicial e final), e ele faz o "corte". Outra alternativa similar é o Splicd.
Mais...

Endereço "reverso" no Google Maps

O Lifehacker informa que o Google Maps agora é capaz de traduzir latitude e longitude em endereço (o contrário ele sempre fez), e um blogueiro criou um mashup que informa, ao clicar em um ponto do mapa, o endereço. Interessante, não ? De quebra, indica outro site que permite identificar um local equidistante entre você e alguém com quem vá se encontrar. É só conferir.
Mais...

Gerenciadores de janela para todo gosto

Achei legal o artigo indicado pelo BR-Linux sobre gerenciadores de janelas. Eu mesmo utilizo alternadamente alguns gerenciadores no meu Ubuntu 8.04 (8.10 em breve!), dentre eles GNOME, XFCE e Enlightnment. O artigo traz uma série de sites com temas para vários gerenciadores.
Mais...

Synergy permite compartilhar mouse e teclado com diversas máquinas

Synergy
Achei a idéia bem interessante. Se você utiliza mais de um computador e quer ter acesso a todos eles, com área de transferência integrada (copiar/colar) e suporte a Windows, Linux e Mac, utilizando apenas um mouse e um teclado, o Synergy pode ser o que você precisa. Basta obter o programa e configurá-lo nas máquinas indicando um servidor (cujo mouse e teclado será compartilhado) e pronto. Ao levar o mouse até o canto escolhido da tela o controle passa automaticamente para o outro computador. Muito bacana! Via Meio Bit.
Mais...

Os 7 habilitadores da gestão de TI (ITSM) explicados

O blog do Troy, da Pink Elephant, começou uma série de textos que vai explicar os 7 habilitadores da gestão de TI: liderança, recursos, conhecimento, ferramentas integradas, habilidade para implantar e para efetivar mudanças de comportamento, e o "momentum". Confiram.
Mais...

Como lidar com a trilogia Pessoas, Processos, Tecnologia

O blog Service Catalogs (ITIL, ITSM) explica porque devemos pensar no "mantra" Pessoas, Processos, Tecnologia como um conjunto de elementos integrados e que devem ser tratados, nesta ordem, de maneira cíclica. É uma leitura bastante interessante.
Mais...

GMail integra Calendar, Docs e outros gadgets


Se você usa GMail, através do GMail Labs é possível incluir gadgets do Calendar e Docs, e ainda ter acesso a outros recursos diretamente no GMail.
Mais...

segunda-feira, 27 de outubro de 2008

Ferramentas de self-assessment da Microsoft

Encontrei algumas ferramentas interessantes para quem tem Windows na rede ou quer fazer um levantamento dos processos de TI na organização. A Microsoft disponibiliza gratuitamente uma ferramenta de inventário e outra de assessment baseada no ITIL. Vale conferir.
Mais...

domingo, 26 de outubro de 2008

Pesquisando no Google com filtro por data

Há muito tempo procurava uma opção que me permitisse identificar a "atualidade" dos resultados de uma pesquisa. Muitas vezes precisamos de informações atualizadas sobre algum assunto, e não queremos perder tempo olhando resultados com informações antigas. Para estas situações, descobri que é muito simples fazer com que o Google exiba a indicação de data nos resultados. Basta incluir o texto &as_qdr=d no final do resultado, ou utilizar este link. Espero que seja útil.
Mais...

Busca personalizada

Comecei a me interessar mais pelos recursos de pesquisa do Google, e resolvi incluir, como "prova de conceito", uma pesquisa personalizada no blog, para entender melhor como funciona o processo e aprimorar minhas habilidades ;-)

A idéia que tive foi incluir uma pesquisa de filmes, músicas e jogos no blog através da ferramenta de pesquisa personalizada do Google. O que fiz foi incluir sites como 4shared, Rapidshare e Torrentz na lista da pesquisa personalizada, associando alguns deles com a opção Download direto e outros com a opção Torrent. Minha idéia é incluir outras pesquisas ao longo do tempo como forma de facilitar a busca de informações úteis na web.

Assim, convido a todos a testar a pesquisa e informar o que acharam, e também sugerir outros tipos de pesquisa que julguem interessante.
Mais...

sexta-feira, 24 de outubro de 2008

Monitore sua conexão banda larga com o Networkx

NetWorx
Esta ferramenta extremamente útil fornece monitoramento em tempo real da velocidade da conexão, além de relatórios semanais e mensais de volume de tráfego e várias outras estatísticas muito úteis. É especialmente útil para quem tem link banda larga com limite de download, como acontece com diversos planos oferecidos atualmente. o Networkx informa quanto você baixou por dia, semana, mês, e permite avaliar o uso que você faz da sua conexão. Eu mesmo não sabia que, mesmo com a conexão péssima do condomínio, consigo baixar um volume considerável de dados deixando meu computador ligado.

O Networkx é da SoftPerfect, que fornece outras ferramentas bastante úteis, como uma de varredura de rede em busca de recursos compartilhados e outra que localiza arquivos na rede, mesmo em compartilhamentos ocultos.
Mais...

Veeam oferece soluções para ambiente VMWare ESX

Conheci as soluções da Veeam recentemente, e tenho testado algumas delas, principalmente as gratuitas. As soluções são voltadas para gerenciamento de configuração e backup em ambiente VMWare ESX (ou ESXi, liberado gratuitamente pela VMWare). Há ferramentas para ativar acesso remoto via SSH, para gerenciar a configuração dos hosts ESX e para fazer backup de máquinas virtuais via SCP.
Mais...

quinta-feira, 23 de outubro de 2008

Windows Server 2008 R2 terá "VMotion"

http://www.trainsignaltraining.com/wpnew/wp-content/uploads/2007/12/virtualizationcomparison.jpg
A Microsoft, atrasada como sempre, anunciou que vai ter funcionalidade similar ao badalado VMotion da VMWare, que permite migrar máquinas virtuais "on the fly" em caso de falha. Mas não se empolguem muito, pois o R2 só deve chegar no final de 2009 ou em 2010.

Confiram um comparativo recente entre VMWare e Microsoft aqui.
Mais...

segunda-feira, 20 de outubro de 2008

Novo fôlego para o Google Chrome ?

Após uma avalanche de downloads, a "febre" do Google Chrome parece ter passado, porém pode ter novo fôlego com o anúncio de uma versão do Chromium, projeto livre no qual a Google se baseou pra fazer o Chrome, com suporte limitado ao Greasemonkey, uma extensão do Firefox que permite adaptar o funcionamento de diversos sites e serviços "ao gosto do freguês". Há scripts que alteram o funcionamento do GMail, GCalendar e diversos outros serviços, e o suporte a extensões é, certamente, o calcanhar de aquiles do Chrome. Eu confesso que testei, mas não me estendi no uso do Chrome pela ausência de extensões. Quem sabe este suporte ao Greasemonkey não seja reflexo disso ? Vejamos o que vai acontecer agora. Via Lifehacker.
Mais...

sábado, 18 de outubro de 2008

Dicas de pesquisa do Google

Estava precisando fazer algumas pesquisas muito específicas e precisei pesquisar pra descobrir como obter os resultados que precisava. Como achei várias coisas bem interessantes, compartilho aqui para quem quiser aproveitar. As opções mais úteis que encontrei foram as seguintes (os dois pontos fazem parte da opção!):
Espero que as dicas sejam úteis nas suas pesquisas diárias. Maiores informações no Google Guide.
Mais...

Quadro comparativo de serviços de armazenamento de arquivos online

O Lifehacker disponibilizou um quadro comparativo de serviços de armazenamento de arquivos online. Vale a pena conferir, os limites de armazenamento vão de 100MB a 1TB, há serviços com suporte a Windows e Linux, via web, com funcionalidade extra além do armazenamento, e muito mais.
Mais...

OpenOffice 3 importa PDFs através de extensão

A opção de importar PDFs foi uma grande sacada do OpenOffice 3, e para ter acesso a esta funcionalidade basta fazer o download da versão atual da suite, e instalar a extensão PDF Import. Já testei e posso assegurar que funciona.
Mais...

Tom's Hardware sugere que Intel estaria "copiando" a AMD

O título da análise do Tom's Hardware sobre o Core i7 da Intel sugere que as inovações introduzidas pelo novo processador seriam baseadas na arquitetura dos processadores da AMD. Confira a análise e concorde (ou não)...
Mais...

terça-feira, 14 de outubro de 2008

Lista de CPUs AMD e Intel atualizadas no Tom's Hardware


O Tom's Hardware informa que atualizou as tabelas e benchmarks de processadores Intel e AMD. Confira as tabelas e o artigo completo, incluindo os benchmarks. Se preferir ir direto ao assunto, confira o resultado do comparativo de processadores.
Mais...

Extensão NoScript previne ataque Clickjacking

Eu já conhecia a extensão NoScript, que utilizava juntamente com a Finjan Secure Browsing pra proteger minha navegação, e agora, com esta atualização, ela se torna obrigatória para quem usa o melhor navegador do mundo, agora o único imune ao Clickjacking. Via BR-Linux.
Mais...

Procura-se mirror do BrOffice

http://pt.openoffice.org/images/logo5.jpg
Já consultei a lista official de mirrors do BrOffice/OpenOffice aqui, aqui e aqui, sem sucesso! O único espelho que tem a versão atualizada em português é o da Unicamp, e está impraticável.
Mais...

segunda-feira, 13 de outubro de 2008

A virtualização do Microsoft.com

O amigo Willian me mandou esta notícia interessantíssima. Desde junho a Microsoft migrou o site Microsoft.com para um ambiente virtualizado, com o Hyper-V, Release Candidate 0 na época. De acordo com o relato, foi observado overhead de cerca de 10% no desempenho e o site, que recebe 280 milhões de visitas de usuários únicos por mês e cerca de 1,2 bilhões de page views, contém aproximadamente 300 GB de dados em 7 milhões de arquivos. Tudo isto suportado por servidores com dois processadores quad-core Intel com 32 GB de RAM e 4 discos SCSI de 146 GB, além do Windows Server 2008 com Hyper-V e IIS 7.0, claro.
Mais...

sábado, 11 de outubro de 2008

Wikipedia migra para Ubuntu

Já ouvi muitas críticas sobre o Ubuntu ser muito voltado para o usuário, por isso achei interessante registrar aqui que a Wikipedia agora usa Ubuntu nos servidores que suportam o serviço. Primeiro porque ser voltado para o usuário deve ser considerado elogio em se tratando de Linux, e segundo porque ser voltado para usuário não implica ser inadequado para uso em servidores. Além do fato de que a Canonical, com seu LTS (Long Term Support), determina claramente as versões que devem ser utilizadas em servidores ou não. Para saber mais sobre a mudança da Wikipedia, em especial seus números impressionantes, confira no Meio Bit.
Mais...

EMOZE oferece serviço "push" gratuito em dispositivos móveis


O emoze é um serviço que permite ter acesso a e-mail, calendário e outras informações que um PIM (Personal Information Manager) precise gerenciar. O cliente está disponível gratuitamente via download, WAP ou SMS, e suporta servidores de e-mail como Lotus Notes Domino, Exchange Server ou qualquer outro com suporte a POP3. Muito interessante.
Mais...

Catálogo de serviços web no Mashable

O Mashable é um serviço que oferece uma série de listas interessantes, todas relacionadas a serviços úteis na web. Nesta página é possível encontrar um verdadeiro catálogo de serviços, de leitores RSS e páginas iniciais a serviços de armazenamento e sincronização, e muito, muito mais. É daquelas páginas para ter nos favoritos.
Mais...

Projeto VISA (Virtualization Instruction Set Architecture)

Descobri no porta25 este interessante projeto que busca investigar o conjunto de recursos relacionados à virtualização disponíveis nos processadores de múltiplos núcleos atuais. Um bom site para ter como referência sobre o assunto.
Mais...

Apresentações da conferência Black Hat Japão disponíveis

Mais uma da série "material técnico de alta qualidade sobre segurança". Análise detalhada de ataques envolvendo Office, DNS, Mac OS X, Symbian e Hypervisors. Vale a pena conferir.
Mais...

Detalhes sobre o Clickjacking

A falha mais comentada do momento, que afeta todos os browsers e tem origem no Flash, da Adobe, tem seus detalhes finalmente revelados pelo grupo responsável pela descoberta. Os detalhes incluem informações sobre os inúmeros cenários em que o "sequestro de click" pode ocorrer, de páginas com gadgets do Google até páginas com ActiveX ou mesmo sem nenhum tipo de javascript, e ainda detalhes sobre formas de enganar a extensão NoScript para Firefox, que permite controlar a execução de javascript por domínio. Sem dúvida, é leitura obrigatória para quem quer ficar antenado com as últimas notícias sobre segurança. Confira o texto completo no ha.ckers.org web application security lab.
Mais...

quinta-feira, 9 de outubro de 2008

Modelos gratuitos para apresentações

O site Indezine disponibiliza vários modelos para apresentações. É só escolher e baixar. Mas atenção, role a página até o final, são muitos modelos. Confiram!
Mais...

Associações de aplicações e tipos de arquivos no WINE

Update!
Esqueci de incluir o script que executa o programa no Linux para abrir o arquivo, e que é referenciado no registro via wine. O nome do script é wine2linux, e seu conteúdo deve ser o seguinte:
#!/bin/sh
$1 "`wine winepath -u "$2"`"

Precisei configurar algumas aplicações que utilizo sob o wine para abrir arquivos automaticamente ao clicar duas vezes, e tive alguma dificuldade até descobrir que era extremamente simples. Na verdade bastava pensar como usuário avançado do Windows ;-)

Salve o conteúdo abaixo num arquivo .REG e depois execute "wine regedit" e importe o arquivo. Simples assim! Incluí os tipos de arquivo que mais utilizo. Fiquem à vontade para incluir outros tipos de arquivo, e não deixem de postar a contribuição aqui nos comentários.

REGEDIT4


[HKEY_CLASSES_ROOT\.doc]

@="DOCFile"

"Content Type"="application/msword"


[HKEY_CLASSES_ROOT\.xls]

@="XLSFile"

"Content Type"="application/msexcel"


[HKEY_CLASSES_ROOT\.csv]

@="CSVFile"

"Content Type"="application/csv"


[HKEY_CLASSES_ROOT\.pdf]

@="PDFFile"

"Content Type"="application/pdf"


[HKEY_CLASSES_ROOT\.odt]

@="ODTFile"

"Content Type"="application/openoffice"


[HKEY_CLASSES_ROOT\.ods]


@="ODSFile"


"Content Type"="application/openoffice"



[HKEY_CLASSES_ROOT\.zip]

@="ZIPFile"

"Content Type"="application/zip" 


[HKEY_CLASSES_ROOT\DOCFile]

 
[HKEY_CLASSES_ROOT\DOCFile\shell]

 
[HKEY_CLASSES_ROOT\DOCFile\shell\open]

 
[HKEY_CLASSES_ROOT\DOCFile\shell\open\command]

@="/bin/sh /usr/local/bin/wine2linux ooffice \"%1\""

[HKEY_CLASSES_ROOT\XLSFile]

 
[HKEY_CLASSES_ROOT\XLSFile\shell]

 
[HKEY_CLASSES_ROOT\XLSFile\shell\open]

 
[HKEY_CLASSES_ROOT\XLSFile\shell\open\command]

@="/bin/sh /usr/local/bin/wine2linux ooffice \"%1\""

[HKEY_CLASSES_ROOT\CSVFile]

 
[HKEY_CLASSES_ROOT\CSVFile\shell]

 
[HKEY_CLASSES_ROOT\CSVFile\shell\open]

 
[HKEY_CLASSES_ROOT\CSVFile\shell\open\command]

@="/bin/sh /usr/local/bin/wine2linux ooffice \"%1\""


[HKEY_CLASSES_ROOT\PDFFile]

 
[HKEY_CLASSES_ROOT\PDFFile\shell]

 
[HKEY_CLASSES_ROOT\PDFFile\shell\open]

 
[HKEY_CLASSES_ROOT\PDFFile\shell\open\command]

@="/bin/sh /usr/local/bin/wine2linux evince \"%1\""

[HKEY_CLASSES_ROOT\ODTFile]

 
[HKEY_CLASSES_ROOT\ODTFile\shell]

 
[HKEY_CLASSES_ROOT\ODTFile\shell\open]

 
[HKEY_CLASSES_ROOT\ODTFile\shell\open\command]

@="/bin/sh /usr/local/bin/wine2linux ooffice \"%1\"" 
[HKEY_CLASSES_ROOT\ZIPFile]

 
[HKEY_CLASSES_ROOT\ODSFile]


 

[HKEY_CLASSES_ROOT\ODSFile\shell]


 

[HKEY_CLASSES_ROOT\ODSFile\shell\open]


 

[HKEY_CLASSES_ROOT\ODSFile\shell\open\command]


@="/bin/sh /usr/local/bin/wine2linux ooffice \"%1\""

[HKEY_CLASSES_ROOT\ZIPFile]


 

[HKEY_CLASSES_ROOT\ZIPFile\shell]

 
[HKEY_CLASSES_ROOT\ZIPFile\shell\open]

 
[HKEY_CLASSES_ROOT\ZIPFile\shell\open\command]

@="/bin/sh /usr/local/bin/wine2linux file-roller \"%1\""

Mais...

segunda-feira, 6 de outubro de 2008

Samba 4 alpha 4: ainda longe do AD

Saiu a versão alpha 4 do Samba 4, que, apesar dos mais de 4 anos de desenvolvimento, o produto ainda deve demorar para chegar à versão final, em virtude dos desafios enfrentados no suporte aos protocolos proprietários da Microsoft. Para quem quiser testar e tirar suas próprias conclusões, seguem links para download e para mais informações, no site oficial do Samba e no Linux-Watch. Via lista Ubuntu-br.

Destaco abaixo alguns trechos importantes do whatsnew.txt:

NEW FEATURES
============

Samba4 supports the server-side of the Active Directory logon environment
used by Windows 2000 and later, so we can do full domain join
and domain logon operations with these clients.

Our Domain Controller (DC) implementation includes our own built-in
LDAP server and Kerberos Key Distribution Center (KDC) as well as the
Samba3-like logon services provided over CIFS.  We correctly generate
the infamous Kerberos PAC, and include it with the Kerberos tickets we
issue.

The new VFS features in Samba 4 adapts the filesystem on the server to
match the Windows client semantics, allowing Samba 4 to better match
windows behaviour and application expectations.  This includes file
annotation information (in streams) and NT ACLs in particular.  The
VFS is backed with an extensive automated test suite.

A new scripting interface has been added to Samba 4, allowing
Python programs to interface to Samba's internals.

The Samba 4 architecture is based around an LDAP-like database that
can use a range of modular backends.  One of the backends supports
standards compliant LDAP servers (including OpenLDAP), and we are
working on modules to map between AD-like behaviours and this backend.
We are aiming for Samba 4 to be powerful frontend to large
directories.

CHANGES SINCE Alpha3
=====================

In the time since Samba4 Alpha2 was released in December 2007, Samba has
continued to evolve, but you may particularly notice these areas:

(...)
  SWAT Remains Disabled: Due to a lack of developer time and without a
  long-term web developer to maintain it, the SWAT web UI remains been
  disabled (and would need to be rewritten in python in any case).

  Registry: Samba4's registry library has continued to improve.

  ID mapping: Samba4 uses the internal ID mapping in winbind for all
  but a few core users.  Samba users should not appear in /etc/passwd,
  as Samba will generate new user and group IDs regradless.

  NTP: Samba4 can act as a signing server for the ntp.org NTP deamon,
  allowing NTPd to reply using Microsoft's non-standard signing
  scheme.  A patch to make NTPd talk to Samba for this purpose has
  been submitted to the ntp.org project.

  CLDAP: Users should experience less arbitary delays and more success with
  group policy, domain joins and logons due to an improved
  implementation of CLDAP and the 'netlogon' mailslot datagrams.

(...)
  Secure DNS update: Configuration for GSS-TSIG updates of DNS records
  is now generated by the provision script.

(...)
KNOWN ISSUES
============

- Domain member support is in it's infancy, and is not comparable to
  the support found in Samba3.

- There is no printing support in the current release.

- There is no netbios browsing support in the current release

- The Samba4 port of the CTDB clustering support is not yet complete

- Clock Synchronisation is critical.  Many 'wrong password' errors are
  actually due to Kerberos objecting to a clock skew between client
  and server.  (The NTP work is partly to assist with this problem).

- Samba4 alpha4 is currently only portable to recent Linux
  distributions.  Work to return support for other Unix varients is
  expected during the next alpha cycle

- Samba4 alpha4 is incompatible with GnuTLS 2.0, found in Fedora 9 and
  recent Ubuntu releases.  Please remove the
  gnutls-devel/libgnutls-dev package before compiling (otherwise 'make
  test' and LDAPS operations will hang).
Mais...

Nokia N810: Linux Tablet com WiMAX

A Nokia lançou um celular-smartphone-tablet-seilamaisoque baseado em Linux e com suporte a WiMAX. Interessante pra quem é fã do pinguin, e tem acesso a alguma rede WiMAX como a XOHM, lançada recentemente pela Sprint em Baltimore. Se a onda do WiMAX pegar mesmo, este tipo de lançamento pode ser uma tendência. Via PCMag.
Mais...

Os melhores teclados do mundo

Recomendamos aqui recentemente a análise do Lifehacker sobre mouses. Agora saiu outra análise, sobre teclados. Hoje em dia é ainda mais importante cuidarmos dos acessórios mais importantes do computador (teclado e mouse, pelo menos por enquanto), já que passamos muito tempo lidando com eles, e faz uma diferença enorme a qualidade destes acessórios quanto se trata de preservar a saúde e evitar lesões associadas ao uso do computador. Portanto, não deixem de conferir mais esta análise com diversos teclados bacanas, como o Microsoft Natural Elite, ilustrado acima.

Mais...

EXIN informa que certificação ITIL v2 continua por tempo indeterminado

Reproduzo abaixo comunicado da EXIN que esclarece questionamentos sobre a suposta interrupção da realização de provas de certificação ITIL v2 em dezembro de 2008.

"O EXIN Brasil tem recebido sistematicamente questionamentos sobre o

prazo de validade dos exames de ITIL® Versão 2: Foundation,

Practitioner e Service Manager. Sabe-se da pressão que o mercado

brasileiro exerce sobre os fornecedores credenciados não só sobre

este assunto, mas também sobre a liberação dos exames da Versão 3 de

ITIL® Foundation em língua portuguesa-brasileira.


O EXIN entende que, por mais ansioso e tumultuado que esteja o

mercado de certificações, nada justifica o posicionamento de alguns

de seus membros, credenciados ou não, que, de maneira irresponsável e

antiética, divulgam inverdades e criam factóides em benefício próprio.


A divulgação de informações que utilizem o nome do EXIN Internacional

e/ou EXIN Brasil, sobre este ou qualquer outro assunto, seja por

fornecedores credenciados ou por terceiros, sem prévia e expressa

autorização ensejará a tomada de medidas contratuais e legais

cabíveis.


Assim, o EXIN Internacional, por intermédio do EXIN Brasil, se vê na

obrigação de reafirmar algumas informações já públicas, conhecidas à

exaustão por seus parceiros brasileiros e pelo mercado nacional de

certificação, na esperança de findar mal entendidos, interpretações

duvidosas e maliciosas.


Conforme entendimentos ajustados com o APM Group, detentor dos

direitos de uso da marca ITIL® inclusive no Brasil, os exames de

certificação de ITIL® Versão 2 (Foundation, Practitioner e Service

Manager) estarão disponíveis enquanto houver demanda que justifique

suas permanências no mercado. A partir do momento que seja

identificada a falta de interesse em qualquer um dos exames acima

mencionados, individual ou conjuntamente, e consideradas as

particularidades do mercado local, o APM Group comunicará a data

final de utilização destes exames, com antecedência de seis meses.


Desta forma, os exames ITIL® Versão 2, de Foundation, Practitioner e

Service Manager estarão vigentes após Dezembro de 2008. Não houve

prorrogação de prazo, e inexiste data fixada para a suspensão do

fornecimento dos exames supracitados.


O EXIN Internacional e seus escritórios regionais comunicarão

oficialmente ao mercado quando da descontinuidade dos exames de ITIL®

Versão 2, e se colocam à disposição para quaisquer esclarecimentos

adicionais que se fizerem necessários. No Brasil, qualquer dúvida

poderá ser direcionada para o e-mail info@exinbrasil.com.br


Luciana Abreu

Regional Manager - EXIN Brasil"
Mais...

Dicas para "harmonizar" Open Office e Microsoft Office

O boletim do OpenOffice.org traz uma série de dicas que ajudam a conhecer melhor os recursos do Open Office, além de melhorar a interoperabilidade entre a suite de código aberto e a da Microsoft. Abaixo segue um resumo das dicas (em inglês). Se alguém souber de conteúdo semelhante em português, por favor indique nos comentários.

This part wraps up our OpenOffice.org tips and tricks series, at
least for now. If you haven’t yet, make sure you check out the
previous parts. In Part
I
we discussed adding templates, clipart, and a grammar checker
to OOo. Plus we figured out how to spilt windows, to mimic the Spilt
Window feature available in Microsoft to show two different views or
windows of the same document. Part
II
discussed importing the custom dictionary and document
templates of MS Office into OOo. It also discussed where to set OOo
to automatically save in MS Office format. In Part
III
we discovered OOo’s equivalent to WordArt, called
Fontwork. We also had fun drawing organizational charts and diagrams
and found out how to insert page numbers. In Part
IV
we fumbled through the options and preferences in OOo,
exported documents to PDF format and discovered tips to help when
working with images. Finally, this tutorial showed you ways to make
your documents more suitable for the conversion to MS Office format
and introduced you to the Navigator
.
Mais...

domingo, 5 de outubro de 2008

Guia de smartphones da PC Magazine

A PC Magazine faz uma análise rápida de inúmeros smartphones disponíveis no mercado hoje e dos que estão por vir. A lista inclui Blackberrys, Iphone 3G, G1, N95 e muitos outros. Vale a pena conferir.
Mais...

Comprovação de sucesso em exame ITIL

Está disponível no site oficial do ITIL uma ferramenta para comprovação de sucesso no exame de certificação. Entretanto, mesmo que você tenha passado no exame, seu nome pode não estar lá, e neste caso será necessário contactar a empresa que realizou o treinamento e/ou a prova de certificação. Para quem quiser conferir, o site é este aqui.
Mais...

sexta-feira, 3 de outubro de 2008

Mais segurança nas transações com cartão de crédito

O boletim Redmond Security Watch informa que foi liberado pelo Payment Card Industry Council uma versão atualizada  do PCI DSS (Data Security Standard), que pretende aumentar a segurança oferecendo melhor proteção dos dados de clientes através de criptografia dos dados e de um programa de gerenciamento de vulnerabilidades. Confira a nova versão do padrão.
Mais...

quarta-feira, 1 de outubro de 2008

Microsoft oferece milhas a quem user Internet Explorer e Live Search

A que ponto chegamos, hein ? A Microsoft está oferecendo milhas aos usuários de lá para utilizarem o IE e o Live Search. Há muito tempo a Microsoft tenta competir no mercado da web, sem sucesso. Para mim, este tipo de atitude é atestado de incompetência. Confiram os detalhes no IDG Now!
Mais...

Por que o software livre é sucesso no Brasil

Na verdade, não é só no Brasil que o software livre é um sucesso. Mas, no Brasil, o papel do governo federal merece destaque, principalmente com o conceito de Software Público, que viabiliza uma estrutura consistente que envolve não somente as liberdades inerentes ao software livre, mas, principalmente, um conjunto de condições que permitem manter o código, fornecer treinamento, suporte e todas as garantias necessárias para que se possa apostar numa solução de código aberto sem temer o principal argumento do software proprietário: a impossibilidade de responsabilizar alguém em caso de problema.

Além disso, a idéia de Software Público introduz no governo a percepção de que é importante compartilhar, e que as soluções devem ser discutidas pela comunidade (clientes, fornecedores, usuários, etc) através de um processo colaborativo.

Pra quem se interessa pelo tema, recomendo a leitura do texto do Corinto Meffe sobre o Software Público.
Mais...

Seguidores

Pesquise filmes, música, jogos, livros e programas!

Tecnologia do Blogger.
-->

Featured FREE Resource: