O mercado de armazenamento em 2008

O blog Storage Mojo relaciona as principais notícias do mercado de armazenamento em 2008, com destaque (meu) para o desenvolvimento do FCoE (Fibre Channel over Ethernet), que, de acordo com o Robin Harris (dono do blog citado), decreta o fim do Fibre Channem como camada física. Outras notícias interessantes tratam da adoção do Blu-ray, drives de 2,5 polegadas e até 1,8 como novo padrão, unidades de armazenamento com garantia de "manutenção-zero" por até 5 anos e muito mais.
Outro destaque que faço é sobre o SSD, que, segundo Robin, vão desbancar os discos de 15K nos próximos 3 anos, fato contestado por alguns leitores do blog, um em especial mostra uma análise muito interessante onde revela que o desempenho de um RAID-5 com SSDs pode ser pior que um com discos SATA de 7,2K, a depender da carga de trabalho. Não deixem de ler o texto, e não esqueçam dos comentários.

Christian Guerreiro

Professor por vocação, blogueiro e servidor público por opção, amante da tecnologia e viciado em informação.


Ensino a distância em Tecnologia da Informação: Virtualização com VMware, Big Data com Hadoop, Certificação ITIL 2011 Foundations e muito mais.


Suporte o Tecnologia que Interessa!

Você acha que as informações compartilhadas aqui são úteis?
Então me ajude a produzir ainda mais e melhores conteúdos!


É muito fácil. Basta divulgar nossos treinamentos pra alguém que conheça!


E se for de Salvador, podemos estruturar um curso presencial para sua empresa!

Eu vou ficar muito grato (e quem fizer os curso também :)!