Tecnologia da informação aplicada - por Christian Guerreiro.

Notícias e novidades em Tecnologia da Informação, Dicas de Apps para Android e iPhone, Big Data, Computação em Nuvem, Governança de TI, ITIL, COBIT, Segurança, Software Livre, Virtualização

quarta-feira, 4 de março de 2009

Traduzindo PDF online e grátis com o site da Adobe e os serviços Google


Image representing Adobe Systems as depicted i...
Precisei traduzir um arquivo PDF, e não encontrava solução adequada. As opções que encontrei iam de extrair o texto e jogar numa ferramenta de tradução online (que geralmente tem limitação de quantidade de caracteres, e portanto não serve pra traduzir documentos grandes) até utilizar programas pagos. A solução que encontrei, embora não ideal, foi  a seguinte:
  • Utilizar o site da Adobe ou do Nitro PDF Reader pra converter um documento PDF pra HTML ou DOC;
  • Fazer o upload do arquivo DOC recebido (no caso da conversão via site do Nitro PDF Reader), ou
  • Colar o texto convertido no site da Adobe num novo documento do Google Docs (se o documento for muito grande, será necessário dividí-lo, pois ao colar o texto o Google reclama e não salva);
  • Salvar e publicar o(s) documento(s);
  • Copiar a URL pública do(s) documento(s) e jogar nas ferramentas de tradução do Google.
  • Salvar a tradução num novo documento.
Dois detalhes importantes:
  1. A conversão no site da Adobe não preserva as imagens do documento;
  2. Ao copiar o texto traduzido pelo Google, o texto original vem junto, num esquema "uma frase original, uma frase traduzida", e por isso dá um certo trabalho "limpar" o documento traduzido, além é claro de fazer os ajustes necessários por conta de erros na tradução automática.
Apesar dos problemas, a solução ajuda muito quanto se tem um documento extenso que precisa ser traduzido. E se você tem solução melhor para o problema, comente aqui!



Receba nosso boletim semanal!
Tecnologia que Interessa!

IconIcon

Compartilhe!



3 comentários:

  1. Tem programas que convertem inclusive com as imagens. Você pode então hospedar o html com as imagens em um servidor online e traduzir no google a url.

    Programas você entra no superdownloads

    ResponderExcluir
  2. Caros leitores, considerando que o site da Adobe se encontra indisponível, sugiro utilizar o site Koolwire.com, que converde PDFs de até 10 MB por e-mail. Mais informações neste outro post. Outra opção é usar o Nitro PDF Reader, que converte PDFs em DOC, aparentemente preservando até as imagens (não testei).

    ResponderExcluir
  3. No proprio site do google tradutor, agora tem a opção de traduzir um documento... mas ele converte pra html, o q as vezes dá uns erros na formatação, mas quebra um galho...

    ResponderExcluir

Seguidores

Pesquise filmes, música, jogos, livros e programas!

Tecnologia do Blogger.
-->

Featured FREE Resource: