Verdades e mentiras sobre a portabilidade

Um texto interessante da Teleco (por Eduardo Tude) relaciona alguns mitos e fatos sobre a portabilidade. Vale a pena ler e refletir.

Passados 5 meses que a portabilidade foi introduzida no Brasil ela chega nesta segunda-feira a São Paulo passando a estar disponível em todo o Brasil.

Um balanço destes primeiros meses já nos permite identificar alguns mitos e algumas realidades em relação á portabilidade, Seguem alguns:

1) Todo mundo que mudar de operadora vai usar a portabilidade. Mito, pelas estimativas do Teleco apenas 2% dos celulares que trocaram de operadora em áreas onde estava disponível a portabilidade utilizou este benefício.

2) A portabilidade é uma conquista dos usuários de telefonia fixa e celular. Sim, ela praticamente não tem custo, os R$ 4,00 estão sendo assumido pelas operadoras, e evita o trabalho (custo) de avisar que você mudou de nome. Um benefício adicional é que a sua nova operadora é que cancela a sua linha na operadora atual.

3) A portabilidade está sendo mais utilizada pelos usuários de celular que de fixo. Em termos absolutos sim, mas proporcionalmente, onde existe competição, a portabilidade está sendo mais utilizada na telefonia fixa.

4) Com a portabilidade numérica as operadoras estão fazendo mais promoções. Sim, principalmente a operadora que está perdendo o cliente quando faz ofertas para retê-lo.


Christian Guerreiro

Professor por vocação, blogueiro e servidor público por opção, amante da tecnologia e viciado em informação.


Ensino a distância em Tecnologia da Informação: Virtualização com VMware, Big Data com Hadoop, Certificação ITIL 2011 Foundations e muito mais.


Suporte o Tecnologia que Interessa!

Você acha que as informações compartilhadas aqui são úteis?
Então me ajude a produzir ainda mais e melhores conteúdos!


É muito fácil. Basta divulgar nossos treinamentos pra alguém que conheça!


E se for de Salvador, podemos estruturar um curso presencial para sua empresa!

Eu vou ficar muito grato (e quem fizer os curso também :)!