A nuvem e o software livre

Fui conferir as soluções mencionadas no excelente texto do Cezar Taurion que mencionamos aqui, e notei um fato interessante: parte delas são resultados de pesquisas em universidades, e comprovam que os Sistemas Distribuídos finalmente sairam da teoria e se tornaram prática comum.

Afinal, não param de surgir iniciativas que têm como base a nuvem, que nada mais é que um sistema distribuído, incluindo sistemas de arquivos, banco de dados, tolerância a falhas, sincronização e todos aqueles conceitos que vimos na faculdade e achávamos algo abstrato à época, mas que agora podemos ver claramente aplicados por Amazon, Google, IBM e outros gigantes do mercado.

Confiram abaixo os sites de algumas soluções (todas software livre).

Apache Hadoop: sistema de arquivos distribuído, banco de dados distribuído, computação paralela, sincronização e data warehouse são os principais componentes da solução.

Nimbus: baseada no Xen, a solução da Universidade de Chicago permite o uso da nuvem deles a partir de um cliente ou, baixando a solução completa, implementar sua própria nuvem, que inclui a capacidade de aproveitar clusters existentes e criar novos com um click, segundo a documentação.

Enomalism: incluindo suporte ao Xen e Qemu, MySQL e VNC, a solução oferece um dashboard que permite a configuração simplificada de VMs com balanceamento e muito mais.

Eucalyptus: também baseado no Xen, usa ainda Apache e Java, entre outros componentes, para prover uma infraestrutura de clusters virtuais gerenciáveis via web.

Christian Guerreiro

Professor por vocação, blogueiro e servidor público por opção, amante da tecnologia e viciado em informação.


Ensino a distância em Tecnologia da Informação: Virtualização com VMware, Big Data com Hadoop, Certificação ITIL 2011 Foundations e muito mais.


Suporte o Tecnologia que Interessa!

Você acha que as informações compartilhadas aqui são úteis?
Então me ajude a produzir ainda mais e melhores conteúdos!


É muito fácil. Basta divulgar nossos treinamentos pra alguém que conheça!


E se for de Salvador, podemos estruturar um curso presencial para sua empresa!

Eu vou ficar muito grato (e quem fizer os curso também :)!