A nuvem negra


Os relatos recentes de problemas em vários serviços da nuvem revelam que talvez o mundo não esteja preparado para a adoção em massa desse tipo de serviço. Um excelente texto da BBC aponta que "abaixo" da nuvem residem os problemas comuns a qualquer sistema: armazenamento em disco, processamento, comunicação em rede, etc.

Ou seja, o problema é o de sempre, mas agora o impacto é muito maior, pois uma falha na nuvem tem um impacto muito mais grave que uma falha na infra de uma empresa. Embora isto seja absolutamente óbvio, me parece que há muita gente "fechando os olhos" para esta realidade, carecendo do senso crítico para avaliar a viabilidade de adotar este tipo de serviços.

Vejo gente migrando para o Google Apps, para citar um dos serviços mais bem vistos do mercado. Uma olhada rápida no Google Apps Status Dashboard revela que GMail e outros serviços têm apresentado falhas ao longo das últimas semanas (não se iluda com o ícone de informação, aquilo indica uma falha sim!). Uma pesquisa rápida revela a extensão dos problemas recentes com os serviços do Google.

Citei o Google apenas como exemplo, mas o mesmo se aplica a outros gigantes: Amazon, Microsoft, Yahoo, Twitter e muitos outros sofrem do "mal da nuvem negra" (será que o nome pega ?).

Agora, pensando no Brasil, com as fragilidades que observamos em nossa rede de telefonia, como podemos pensar em confiar serviços críticos à uma nuvem que só anuncia tempestade ? Os problemas recentes da Telefônica e de outras operadoras deixam claro pra mim que, se lá fora tá ruim, aqui tá muito pior, e essa tal de nuvem não vai "pegar pra valer" tão cedo. E se você já é usuário da nuvem, trate de conferir suas rotinas de backup e pensar no plano B, pra não sofrer muito em caso de falhas.

E vocês, prezados leitores, concordam comigo ? Deixem seus comentários!


Christian Guerreiro

Professor por vocação, blogueiro e servidor público por opção, amante da tecnologia e viciado em informação.


Ensino a distância em Tecnologia da Informação: Virtualização com VMware, Big Data com Hadoop, Certificação ITIL 2011 Foundations e muito mais.


Suporte o Tecnologia que Interessa!

Você acha que as informações compartilhadas aqui são úteis?
Então me ajude a produzir ainda mais e melhores conteúdos!


É muito fácil. Basta divulgar nossos treinamentos pra alguém que conheça!


E se for de Salvador, podemos estruturar um curso presencial para sua empresa!

Eu vou ficar muito grato (e quem fizer os curso também :)!