Como e onde as GPOs são armazenadas

Artigo bem útil do Windows Networking mostra como as políticas de grupo (GPOs) do Microsoft Active Directory são armazenadas, indicando o local onde ficam no sysvol, como são organizadas no domínio, e a estrutura criada para as políticas de máquina e usuário. É um texto esclarecedor, que ajuda a avaliar a melhor opção de configuração de políticas, facilitando a resposta para questões relacionadas à sua forma de aplicação.

Uma dúvida que me perturbava a mente era a seguinte: é melhor criar uma GPO para cada configuração individual ou uma para cada OU concentrando todas as configurações ? Pelo que pude perceber do texto, cada política implica um arquivo armazenado em local específico, e, neste sentido, quanto mais políticas, mais acessos ao sistema de arquivos e, em princípio, menos desempenho. Assim, concluí que o melhor é concentrar as políticas, dentro do possível.

Concordam com a minha visão ou não ? Leiam, tirem suas conclusões e compartilhem aqui.




Christian Guerreiro

Professor por vocação, blogueiro e servidor público por opção, amante da tecnologia e viciado em informação.


Ensino a distância em Tecnologia da Informação: Virtualização com VMware, Big Data com Hadoop, Certificação ITIL 2011 Foundations e muito mais.


Suporte o Tecnologia que Interessa!

Você acha que as informações compartilhadas aqui são úteis?
Então me ajude a produzir ainda mais e melhores conteúdos!


É muito fácil. Basta divulgar nossos treinamentos pra alguém que conheça!


E se for de Salvador, podemos estruturar um curso presencial para sua empresa!

Eu vou ficar muito grato (e quem fizer os curso também :)!