Eucalyptus Enterprise integra soluções de virtualização em nuvem privada

Já falamos aqui sobre software livre para cloud computing, e, de acordo com o texto que o Willian me indicou, desponta uma solução diferenciada: o Eucalyptus Enterprise Edition. Prometendo integrar diversas soluções de virtualização numa plataforma única (a nuvem privada da organização), o Eucalyptus tem tudo para facilitar a abstração da camada de virtualização "abaixo da nuvem", tirando parte do "peso" que a solução de virtualização tem para a maioria das organizações.

Acredito que isto seria muito interessante do ponto de vista do usuário, pois resolveria um dos maiores problemas das soluções de virtualização, especialmente as livres, que carecem de mecanismos eficientes, simples e robustos para gerenciamento do ambiente virtualizado. Cadê o Ganetti, que em 2007 prometia suporte ao VMware e até hoje só suporta o Xen, basicamente ? Se o Eucalyptus cumprir o que promete, seria muito positivo para as plataformas de virtualização livres, já que sua capacidade de gerenciamento "nativa" perderia importância, pois a camada acima (a nuvem) trataria isso.

Mas nem tudo são flores. A solução me pareceu bem interessante, tem até um tutorial bacana do pessoal do Ubuntu, mas vi dois problemas: primeiro, a necessidade de criar Virtual Images para o Eucalyptus, e segundo, a falta de informações sobre o custo da versão Enterprise. Este último ponto acredito que não seja tão crítico, pois nada é mencionado quanto ao custo de licenciamento, e o tutorial sugere que o pacote já está no repositório do Ubuntu. Um alívio. Entretanto, o outro ponto pode ser crítico, principalmente caso signifique a necessidade de conversão das VMs em uso para um formato compatível com o Eucalyptus. Tão logo tenha maiores informações, posto aqui. E se alguém tiver mais detalhes, comente aqui! Via blog do Francisco Gonçalves.

GOSTOU DESSE ARTIGO ?
Então vai querer saber sobre Os 10 Passos para a Virtualização Completa do Datacenter (e para uma vida mais tranquila para o profissional de TI!).


Christian Guerreiro

Professor por vocação, blogueiro e servidor público por opção, amante da tecnologia e viciado em informação.


Ensino a distância em Tecnologia da Informação: Virtualização com VMware, Big Data com Hadoop, Certificação ITIL 2011 Foundations e muito mais.


Suporte o Tecnologia que Interessa!

Você acha que as informações compartilhadas aqui são úteis?
Então me ajude a produzir ainda mais e melhores conteúdos!


É muito fácil. Basta divulgar nossos treinamentos pra alguém que conheça!


E se for de Salvador, podemos estruturar um curso presencial para sua empresa!

Eu vou ficar muito grato (e quem fizer os curso também :)!