O autodidata e a Internet

Recebi uma mensagem da lista EFR (English For Reading) que me fez refletir e escrever este post. É interessante como a web facilitou a vida dos autodidatas, aquelas pessoas que são capazes de aprender sozinhas, estudando por conta própria. A questão é: não podemos ser, todos, autodidatas ? Eu acredito que sim!

Conheço várias pessoas que aprenderam coisas a partir de informações obtidas na web e transformaram isso em resultados que vão de empregos bem remunerados a negócios criados na própria web ou fora dela. O fato é que a Internet, com a sua imensa quantidade de informações sobre todo tipo de assunto, permite que qualquer um possa se desenvolver na área do seu interesse. O fator crítico de sucesso, pra usar a linguagem do ITIL, é a motivação. É necessário ter dedicação, perseverança e paciência, mas os resultados aparecem.

Uma dica: saber garimpar as informações confiáveis é fundamental. Isso evita perda de tempo com informações inúteis, e que há aos montes na web. Deixo assim o meu recado aos leitores, e peço que passem esta mensagem adiante: a Internet está recheada de oportunidades, basta saber aproveitar. Convido-os a relatar aqui suas experiências.

Christian Guerreiro

Professor por vocação, blogueiro e servidor público por opção, amante da tecnologia e viciado em informação.


Ensino a distância em Tecnologia da Informação: Virtualização com VMware, Big Data com Hadoop, Certificação ITIL 2011 Foundations e muito mais.


Suporte o Tecnologia que Interessa!

Você acha que as informações compartilhadas aqui são úteis?
Então me ajude a produzir ainda mais e melhores conteúdos!


É muito fácil. Basta divulgar nossos treinamentos pra alguém que conheça!


E se for de Salvador, podemos estruturar um curso presencial para sua empresa!

Eu vou ficar muito grato (e quem fizer os curso também :)!