O dilema entre o corporativo e o pessoal

O Service Catalog cita um texto do The Wall Street Journal que faz uma reflexão muito interessante sobre o cenário atual das empresas em relação ao uso da tecnologia, e mostra que o modelo de controle utilizado pela maioria resulta em uma situação em que as pessoas ficam restritas a um ambiente "obsoleto" dentro da empresa, enquanto têm acesso a serviços que poderia ser muito úteis inclusive para o trabalho quando estão em casa.
A solução pode ser a utilização de tecnologias como a virtualização para garantir um ambiente padronizado para trabalho, sem restringir a utilização de tecnologias interessantes mas proibidas no ambiente da empresa.
A proposta se baseia no fato de que as pessoas têm acesso às novas tecnologias primeiro em suas casas, enquanto as empresas levam tempo para começar a utilizá-las, e portanto os usuários precisam de mais liberdade para escolher a tecnologia que mais facilita o seu trabalho.
Esta abordagem aumentaria a produtividade dos funcionários, mas há que se considerar o "jeitinho brasileiro", por isso não sei até que ponto este tipo de abordagem funcionaria aqui. De todo modo, vale a pena ampliar a discussão sobre o tema. Empresas como Google e Microsoft são conhecidas por adotar uma abordagem bastante flexível quanto ao que pode ser utilizado (e feito!) no ambiente de trabalho. Talvez este seja o caminho. O texto é muito interessante, recomendo a leitura.

Christian Guerreiro

Professor por vocação, blogueiro e servidor público por opção, amante da tecnologia e viciado em informação.


Ensino a distância em Tecnologia da Informação: Virtualização com VMware, Big Data com Hadoop, Certificação ITIL 2011 Foundations e muito mais.


Suporte o Tecnologia que Interessa!

Você acha que as informações compartilhadas aqui são úteis?
Então me ajude a produzir ainda mais e melhores conteúdos!


É muito fácil. Basta divulgar nossos treinamentos pra alguém que conheça!


E se for de Salvador, podemos estruturar um curso presencial para sua empresa!

Eu vou ficar muito grato (e quem fizer os curso também :)!