O perigo dos "typos" #segurança

O ha.ckers.org informa que o domínio com.com está disponível para venda. E daí ? Daí que este domínio é estratégico do ponto de vista da segurança, segundo o texto, por conta dos "typos", ou seja, os erros na digitação de endereços web. Quem nunca digitou gogle, micorsoft, hotmial, gmial e por aí vai ? Os "espertinhos" vão lá e registram domínios como estes para capturar os desavisados, através de páginas web especialmente criadas para confundir, o famoso phishing. Mas nem precisa tanto: basta apontar um MX para o domínio e esperar a enxurrada de mensagens, afinal basta olhar os e-mails que as pessoas encaminham com aqueles anexos PPTs e dar uma olhadinha nos destinatários, que obviamente não estão em BCC, pra ver a quantidade de erros no endereço dos destinatários.
O texto menciona ainda que vários domínios foram proibidos pelo ICANN, mas o com.com não está entre eles, o que me parece estranho. Por outro lado, o preço do domínio seria proibitivo para a maioria das pessoas, mas vai que há alguém com bastante dinheiro e intenções maliciosas disposto a adquirir o domínio. Fica o recado: redobre a atenção ao digitar endereços de e-mail e visitar sites, seu erro pode ser a chance que alguém estava esperando.

Christian Guerreiro

Professor por vocação, blogueiro e servidor público por opção, amante da tecnologia e viciado em informação.


Ensino a distância em Tecnologia da Informação: Virtualização com VMware, Big Data com Hadoop, Certificação ITIL 2011 Foundations e muito mais.


Suporte o Tecnologia que Interessa!

Você acha que as informações compartilhadas aqui são úteis?
Então me ajude a produzir ainda mais e melhores conteúdos!


É muito fácil. Basta divulgar nossos treinamentos pra alguém que conheça!


E se for de Salvador, podemos estruturar um curso presencial para sua empresa!

Eu vou ficar muito grato (e quem fizer os curso também :)!