RAID de servidores é melhor (e custa menos) que Storage ?

O StorageMojo faz uma análise interessantíssima sobre a obsolescência, em breve, do atual modelo adotado para as soluções de armazenamento. A idéia é simples: servidores contém tudo que é necessário para fornecer as garantias de confiabilidade e desempenho necessários ao mercado corporativo, enquanto os "Storages" agregam mais custo que funcionalidade, na medida em que chassis, racks, hardware e software especializados e outros componentes encarecem a solução em troca de recursos que poderiam ser obtidos através de servidores "recheados" de discos. embora com restrições.

O paradoxo está no fato de que discos estão cada vez mais baratos, mas as soluções "high end" de armazenamento tem custo muitas vezes astronômico. Uma forma de atenuar a situação seria montar o que ele chamou de "Redundant Array of Inexpensive Servers". Ou seja, pense bem antes de investir numa solução de armazenamento especializada, talvez você precise somente de alguns servidores com bastante disco, Linux e mais alguns softwares livres ou pagos. E o melhor: pagando 10 vezes menos.

O Robin defende que o mercado precisa mais de RAIS que de Storages. O trecho que transcrevo abaixo diz tudo. Vale a pena refletir a respeito, e repensar a maneira como planejamos as soluções de armazenamento corporativo.
"We store more and more and access it less and less. Translation: we need cheap capacity, not high performance. And as
Google proved years ago, just because it’s cheap doesn’t mean it is
slow."

Christian Guerreiro

Professor por vocação, blogueiro e servidor público por opção, amante da tecnologia e viciado em informação.


Ensino a distância em Tecnologia da Informação: Virtualização com VMware, Big Data com Hadoop, Certificação ITIL 2011 Foundations e muito mais.


Suporte o Tecnologia que Interessa!

Você acha que as informações compartilhadas aqui são úteis?
Então me ajude a produzir ainda mais e melhores conteúdos!


É muito fácil. Basta divulgar nossos treinamentos pra alguém que conheça!


E se for de Salvador, podemos estruturar um curso presencial para sua empresa!

Eu vou ficar muito grato (e quem fizer os curso também :)!