TI Verde: os supercomputadores mais eficientes

O The Green 500 traz uma lista dos computadores mais eficientes em termos de consumo de energia, e portanto os mais "saudáveis" em termos ambientais. O primeiro da lista divulgada em junho deste ano é apenas o número 422 na lista Top 500, e o 2º e 3º lugares  estão nas posições 61 e 62, respectivamente. Já o 1º da lista Top 500 está em 4º na lista "verde", o que indica que não é tão complicado conciliar eficiência no consumo de energia e poder de processamento.
O site traz ainda outras listas interessantes, a Little Green500, Open Green500 e HPCC Green500. A primeira trata de equipamentos tão poderosos quanto o 500º da lista Top500 de 1 ano e meio antes, servindo de guia para empresas que precisam de computadores poderosos mas não tanto quanto os Top500 atuais. A segunda é, na definição deles, uma "lista exploratória que permite algoritmos de precisão mista e hardware novo competir". A idéia é estimular a inovação. E a terceira aplica um benchmark alternativo ao "FLOPS-per-Watt", o High Performance Computing Challenge, para media a eficiência do equipamento.

Christian Guerreiro

Professor por vocação, blogueiro e servidor público por opção, amante da tecnologia e viciado em informação.


Ensino a distância em Tecnologia da Informação: Virtualização com VMware, Big Data com Hadoop, Certificação ITIL 2011 Foundations e muito mais.


Suporte o Tecnologia que Interessa!

Você acha que as informações compartilhadas aqui são úteis?
Então me ajude a produzir ainda mais e melhores conteúdos!


É muito fácil. Basta divulgar nossos treinamentos pra alguém que conheça!


E se for de Salvador, podemos estruturar um curso presencial para sua empresa!

Eu vou ficar muito grato (e quem fizer os curso também :)!