Boas notícias sobre o #MySQL

O BR-Linux informa que a Oracle assumiu um compromisso público que deve deixar a comunidade mais aliviada com relação ao futuro do MySQL, pelo menos nos próximos 5 anos. Transcrevo abaixo trecho do texto:

  • Continuidade do desenvolvimento do MySQL sob a GPL – o sistema vai continuar, as versões GPL serão mantidas e desenvolvidas, e não vai sair nenhuma edição Enterprise sem a correspondente edição Community.
  • Não vai ser obrigatório contratar algum serviço de suporte da Oracle para poder adquirir uma licença comercial do MySQL.
  • A Oracle vai continuar a manter, atualizar e disponibilizar sem custo o Manual de Referência do MySQL, com a mesma qualidade do que a Sun disponibiliza.
  • Continuidade da disponibilidade das APIs de armazenamento – a Oracle se compromete a continuar mantendo e evoluindo a “Pluggable Storage Engine Architecture” do MySQL.
  • Mudança da política da Sun para garantir que nenhum fornecedor externo de ’storage engines’ será obrigado ou ameaçado para lançar o seu engine sob a GPL – os fornecedores independentes poderão continuar lançando engines sob as licenças que desejarem, e não precisarão adquirir nenhuma licença da Oracle pra isso – e isso vai ser apresentado contratualmente aos atuais parceiros da Sun nessa área.
  • Os atuais parceiros da Sun nessa área poderão estender até 2014 os termos atuais de seus contratos



Christian Guerreiro

Professor por vocação, blogueiro e servidor público por opção, amante da tecnologia e viciado em informação.


Ensino a distância em Tecnologia da Informação: Virtualização com VMware, Big Data com Hadoop, Certificação ITIL 2011 Foundations e muito mais.


Suporte o Tecnologia que Interessa!

Você acha que as informações compartilhadas aqui são úteis?
Então me ajude a produzir ainda mais e melhores conteúdos!


É muito fácil. Basta divulgar nossos treinamentos pra alguém que conheça!


E se for de Salvador, podemos estruturar um curso presencial para sua empresa!

Eu vou ficar muito grato (e quem fizer os curso também :)!