O #GoogleDNS e a sua privacidade

Se é que tem alguém que ainda não saiba, o Google lançou um DNS público com o objetivo de tornar a web mais rápida. A Google tem feito esforços no sentido de criar mecanismos para acelerar o acesso à web e torná-la mais divertida, e o Google Labs está recheado de coisas interessantes.

O DNS, cujos endereços são 8.8.8.8 e 8.8.4.4, me pareceu rápido, mas não notei nenhuma melhoria na minha conexão, chegando até a desconfiar dele em alguns momentos em que não consegui acessar meu blog, por exemplo. O Lifehacker indica o Namebench, um aplicativo que identifica o DNS mais rápido para a sua conexão, e fiquei surpreso com a quantidade de opções (mais de 3000!), já que conhecia somente o OpenDNS e agora o Google DNS.

A maior preocupação ao usar este tipo de serviço é a segurança, mais especificamente a privacidade, já que seu perfil de acesso à web pode ser facilmente construído a partir da análise das consultas DNS do seu computador. Por outro lado, já entregamos estas informações à operadora, seria o Google mais confiável que ela ? Ou ele já tem informações demais sobre nós ? Dê uma boa olhada no Google Dashboard e veja o que o Google já sabe sobre você, depois decida. Eu já decidi.

Christian Guerreiro

Professor por vocação, blogueiro e servidor público por opção, amante da tecnologia e viciado em informação.


Ensino a distância em Tecnologia da Informação: Virtualização com VMware, Big Data com Hadoop, Certificação ITIL 2011 Foundations e muito mais.


Suporte o Tecnologia que Interessa!

Você acha que as informações compartilhadas aqui são úteis?
Então me ajude a produzir ainda mais e melhores conteúdos!


É muito fácil. Basta divulgar nossos treinamentos pra alguém que conheça!


E se for de Salvador, podemos estruturar um curso presencial para sua empresa!

Eu vou ficar muito grato (e quem fizer os curso também :)!