Tecnologia da informação aplicada - por Christian Guerreiro.

Notícias e novidades em Tecnologia da Informação, Dicas de Apps para Android e iPhone, Big Data, Computação em Nuvem, Governança de TI, ITIL, COBIT, Segurança, Software Livre, Virtualização

quinta-feira, 29 de janeiro de 2009

Livro sobre Smartphones do Carlos Morimoto

http://www.gdhpress.com.br/smartphones/smartphones.jpg

Comprei uma coleção de livros dele há uns anos por um preço quase simbólico, e posso garantir que seus textos são sinônimo de qualidade. Basta conferir o texto sobre os "smartphones de pobre" que comentamos aqui no blog.

E agora o pai do falecido Kurumin está lançando um livro sobre Smartphones, com a introdução e o primeiro capítulo disponíveis. Li a seção que trata do IPhone, e de cara obtive duas informações importantes que desconhecia: não é possível usá-lo como modem, e a multitarefa dele é um armengue, pois fecha uma aplicação (salvando o estado) e abre a outra, além de se limitar a duas aplicações. Quanto mais conheço o IPhone, mais gosto do meu N95 ;-)

Não deixem de ler os trechos disponíveis.
Mais...

quarta-feira, 28 de janeiro de 2009

Philips Xenium usa baterias AAA

Philips-Xenium-X520.jpg
Fonte: http://www.thesmartpda.com/50226711/philips_xenium_x520_supports_aaa_batteries.php
E não é só isso! O aparelhinho aí em cima tem autonomia de 8 horas de conversação e um mês (isso mesmo, um mês) em modo standby. Estes tempos podem aumentar em 2 horas e meia e uma semana, respectivamente, com o uso de uma pilha AAA. Pra deixar claro, a pilha aumenta a incrível autonomia do aparelho em quase 30%. O celular ainda tem câmera de 2MP, rádio FM, MP3 e suporta cartões microsd. Via The Smart PDA.
Mais...

GMail + GDocs = Controle de Despesas

O Lifehacker mostra como um leitor desenvolveu um esquema onde, através de um link no GMail, ele submete um formulário que inclui informações de despesas numa planilha do Google Docs. Engenhoso, não ?
Mais...

GMail offline, e daí ?

A Google liberou o suporte ao GMail através do Google Gears, a aplicação que permite o uso de aplicações web offline. Em se tratando do GMail especificamente, eu não vejo necessidade, por uma razão muito simples: qualquer celular com suporte a java pode ter o GMail offline através da aplicação disponibilizada pela Google em http://gmail.com/app. Eu sei que pra "sincronizar" você vai ter que gastar seu rico dinheirinho com a conexão de dados da operadora, a menos que tenha um celular com wifi (se bem que dá pra fazer com bluetooth também, eu acho). Como eu não tenho notebook, posso estar deixando de considerar alguma coisa, mas acredito que o Thunderbird via IMAP resolve bem a vida de quem quer o GMail offline no notebook. E nos desktops, sinceramente, só vejo sentido para alguém com uma conexão discada. O que vocês acham ? Que vantagens o GMail offline via Google Gears poderia trazer ?
Mais...

Fennec deve ter versão beta na próxima semana

A versão para dispositivos móveis do Firefox deve alcançar mais um degrau e atingir a primeira versão beta na próxima semana, de acordo com o Lifehacker. Quem quiser testar a versão atual (Alpha 2) pode baixar aqui e testar no PC (Windows, Linux e Mac).
Mais...

KDE 4.2 RC no Windows




installer-components

Fonte: http://arstechnica.com/open-source/news/2009/01/testing-kde-42-release-candidate-on-windows.ars


O KDE 4 lança novas possibilidades para o uso de um dos melhores ambientes de desktop do Linux em outras plataformas, podendo ser instalado em Windows e Mac OS X. Além do gerenciador de janelas, todos os aplicativos "agregados" (Amarok, Konqueror, KOffice e muitos outros) agora estão disponíveis para Windows, nativamente. Soluções como o andLinux e o KDE 4 podem ajudar a familiarizar usuários de Windows com o Linux e diminuir os seus receios quanto ao pinguim. Via BR-Linux.
Mais...

terça-feira, 27 de janeiro de 2009

IE8 é páreo para o Firefox ?

http://a7.vox.com/6a00d414198da4685e00e398d4b0f70002-500pi
Fonte: http://a7.vox.com/6a00d414198da4685e00e398d4b0f70002-500pi

O IE8 RC1 foi liberado e traz melhorias importantes que justificam a migração dos usuários do IE7. É possível instalar o browser no Windows XP e Vista, e as melhorias incluem uma organização lógica das guias (tabs) com associação entre de cores e guias. Uma nova guia tem a mesma cor da guia atualmente aberta, e guias da mesma cor são agrupadas. Além disso, as sugestões que surgem ao digitar algo na barra de endereço são agrupadas: favoritos, feeds, histórico, etc. Outra novidade são os Accelerators, que proveem serviços ao selecionar um texto da página, incluindo pesquisar, exibir mapa e publicar em blog. Estas e muitas outras novidades, algumas copiadas do Firefox, outras realmente inovadoras, estão na análise da PC Mag.
Mais...

Saiba tudo sobre o vírus do momento: Conficker

A PC Magazine relaciona links com informações da Microsoft sobre o vírus do momento, o Conficker, que explora uma falha do Windows XP (corrigida em outubro) e fica "na surdina", o que dificulta sua detecção. O vírus permite execução remota de código e altera senha da conta do administrador, além de desativar diversos serviços (incluindo o Windows Update) e aplicações de segurança, e ainda bloquear o acesso a sites com palavras chave relacionadas à segurança. Mais detalhes na PC Mag.
Mais...

Um ano de blog!

O tempo passa, o tempo voa. Já dizia a propaganda. Fiquei impressionado quando percebi que, há exatamente um ano, fazia o primeiro post no blog. Em 27 de janeiro de 2008 escrevi sobre o Netvibes, meu agregador RSS preferido e que me facilita o acesso a informações do meu interesse. Feeds sobre cinema, promoções de passagens aéreas, dicas de saúde, ciência e, claro, tecnologia. Muita tecnologia.

Neste dia especial pra mim, quero agradecer aos meus amigos, que prestigiam o blog como leitores, e fazem comentários que me ajudam muito (não é Igor ?), e aos anônimos que, eventualmente, acessam e fazem uso das informações que disponibilizo.  Espero que o blog seja cada vez mais útil a todos vocês.

Por fim, quero registrar que, como que por um acaso do destino, ontem sugeri ao BR-Linux, pela primeira vez, um texto meu, falando sobre ITIL e Software Livre, e o texto foi indicado hoje. O texto é de novembro, mas muito atual. Confiram a indicação no BR-Linux.
Mais...

segunda-feira, 26 de janeiro de 2009

Samba 4 x AD: será que agora vai ?

A equipe que desenvolve o Samba anunciou, numa conferência na Austrália, que a versão 4 do Samba trará todos os recursos do Microsoft Active Directory. Eu já falei aqui, há pouco tempo (Samba 4 alpha 4: ainda longe do AD), que achava que isto ia demorar. E vai. A boa notícia é quea equipe agora tem boas relações com a Microsoft, que inclusive liberou informações sobre o esquema do AD, e os objetivos são grandiosos: portabilidade de aplicações do AD para o Samba 4 e suporte ao Exchange. Ainda há muita coisa a fazer, e a equipe pede que todos que possam colaborar o façam. Mas as perspectivas melhoraram, e isso é muito bom. Já se fala até em "Samba Active Directory 1.0". Via BR-Linux.
Mais...

A Gestão privada da TI pública não foi satisfatória

O título do post é a conclusão, interessantíssima, na minha opinião, do texto de hoje da coluna LegalTech, do DICAS-L, que analisa as novas regras para contratação de serviços de TI pelo governo federal. Confira o resumo abaixo (e não deixe de ler o texto completo):
"A profissionalização e o reconhecimento do Software Livre. O fim da duplicidade

de Softwares, licitações milionárias descabidas e "farra das terceirizadas". O

início da moralização da Gestão da Tecnologia da Informação no Governo. Fim da

falta de planejamento adequado a alocação de recursos na área de Tecnologia de

Informação. Um exemplo para os Governos Estaduais e Prefeituras. Um exemplo

de que nem tudo que é privado, é melhor."
Mais...

quinta-feira, 22 de janeiro de 2009

Bug em HDs da Seagate

A Seagate identificou problemas em alguns discos e recomenda aos usuários afetados a atualização do firmware. São várias linhas de produtos com capacidade de 160 GB a 1 TB. Mais informações no BR-Linux.
Mais...

segunda-feira, 19 de janeiro de 2009

O mercado de armazenamento em 2008

O blog Storage Mojo relaciona as principais notícias do mercado de armazenamento em 2008, com destaque (meu) para o desenvolvimento do FCoE (Fibre Channel over Ethernet), que, de acordo com o Robin Harris (dono do blog citado), decreta o fim do Fibre Channem como camada física. Outras notícias interessantes tratam da adoção do Blu-ray, drives de 2,5 polegadas e até 1,8 como novo padrão, unidades de armazenamento com garantia de "manutenção-zero" por até 5 anos e muito mais.
Outro destaque que faço é sobre o SSD, que, segundo Robin, vão desbancar os discos de 15K nos próximos 3 anos, fato contestado por alguns leitores do blog, um em especial mostra uma análise muito interessante onde revela que o desempenho de um RAID-5 com SSDs pode ser pior que um com discos SATA de 7,2K, a depender da carga de trabalho. Não deixem de ler o texto, e não esqueçam dos comentários.
Mais...

NiceCritic permite "criticar" colegas de trabalho de forma anônima

A Internet é mesmo uma caixinha de surpresas. O site NiceCritic oferece um serviço que permite fazer uma crítica anônima a um colega de trabalho, "dar um toque" sobre aquele mau hálito ou sobre o perfume exagerado. O único problema é que as mensagens são pré-definidas, em inglês ou espanhol. Via Lifehacker.
Mais...

Diagrama ajuda a decidir a melhor forma de apresentar dados

Sabe quando você precisa fazer uma apresentação e não sabe como apresentar os dados ? Um diagrama desenvolvido por um blogueiro chamado Andrew pode ajudar. O diagrama mostra, através de uma série de perguntas, qual o melhor tipo de gráfico para apresentar os dados. Confiram. Via Lifehacker.
Mais...

sexta-feira, 16 de janeiro de 2009

VPN gratuita

Encontrei este link falando de soluções VPN gratuitas, e resolvi guardar para referência, e compartilho aqui, pois pode ser útil pra mais alguém. Finalmente descobri o que o tal do Hamachi faz, depois de ouvir falar nele em muitos lugares. Confiram.


Mais...

MED-V virtualiza aplicações incompatíves com Vista

A ferramenta Microsoft Enterprise Desktop Virtualization é beta e requer o preenchimento de uma pesquisa antes de fazer o download, mas, se faz o que promete (vide título), vale o download. Eu diria que é um download essencial a quem pretende implantar o Vista em larga escala e tem muitas aplicações legadas e/ou incompatíveis. Via Lifehacker.
Mais...

quinta-feira, 15 de janeiro de 2009

Faça um raio-x do seu HD com o Xinorbis





Existem vários programas que fazem análise de disco, mas sempre são voltados para a análise de ocupação do disco sob o aspecto do tamanho dos arquivos, ou seja, nos ajudam quando precisamos identificar rapidamente o "vilão" que fez o servidor travar por falta de espaço, ou aquele arquivo de log que podemos apagar pra copiar outras coisas na máquina. O Xinorbis vai além, pois, além de ajudar nas situações já descritas, permite identificar com que tipo de arquivo você "gasta" seu espaço. Ele mostra de modo gráfico, como podemos ver acima, quanto cada tipo de arquivo ocupano disco. Confira os screenshots e veja do que ele é capaz. Via Lifehacker.
Mais...

Vertor promete torrents verificados

O site Vertor oferece um serviço de verificação de torrents contra vírus e outros códigos maliciosos, além de checar se o torrent não contém arquivos protegidos por senha, e ainda oferece screenshots no caso de videos. A princípio me pareceu confiável, mas, em se tratando de torrents, é bom ter os dois pés atrás. Já tive problemas com o Seedpeer, Btjunkie, Torrentz, Mybittorrent e outros serviços que atrapalham mais do que ajudam na hora de conteúdo de qualidade. Espero que com o Vertor seja diferente. Via Lifehacker.
Mais...

"Máquina de ver" desenvolvida pelo MIT



Pesquisadores do Massachussets Institute of Tecnology desenvolveram uma "máquina de ver", que utiliza um equipamento médico com um laser altamente sofisticado para permitir que pessoas com certos tipos de deficiência visual possam tirar (e ver!) fotos com o aparelho. O mais interessante é que o aparelho, exceto pelo laser, é feito com peças "comuns" em diversos outros equipamentos, o que faz com que o custo, que está em cerca de U$ 4.000, possa chegar a cerca de U$ 500, de acordo com os pesquisadores. Bacana, não ? Via Inovação Tecnológica.
Mais...

Vai um cartão de 2 TB aí ?

Essa é a capacidade prometida pela nova especificação SDXC (Secure Digital eXtended Capacity), anunciado pela SD Association, que informa ainda que as velocidades chegarão a 104 MB/seg em 2009, quando deve ser lançado o primeiro cartão com a tecnologia, com previsão de chegar a 300 MB/seg em futuros lançamentos. É certamente um grande salto, que pode aumentar as chances de começarmos a ter outros meios de armazenamento "perene" em larga escala, além dos velhos conhecidos HDs. Vamos ver o que acontece.
Mais...

terça-feira, 13 de janeiro de 2009

VisualWikipedia, a Wikipedia turbinada!

O site Visualwikipedia mostra de uma forma bem interessante termos pesquisados, com informações obtidas da Wikipedia, links para pesquisa em sites como Flickr e Youtube, e ainda um "mapa" de termos relacionados. Bem legal. Confiram um exemplo.
Mais...

PC Magazine lista os 100 melhores softwares gratuitos de 2008

File:Meditate-fs.jpg
Seja um leitor RSS, um browser com recursos da "antiga" web 2.0, uma ferramenta de monitoramento de rede ou uma ferramenta de sincronização e backup de arquivos via web, tem de tudo na lista que a PC World montou e que mostra, se é que ainda há quem duvide, que nem tudo que é bom precisa ser pago. Confiram a lista, tem bastante coisa interessante.
Mais...

terça-feira, 6 de janeiro de 2009

O problema com os hashes MD5

O burburinho do momento na área de segurança é o chamado problema da colisão de hashes MD5, uma falha que permite que um intruso crie um certificado falso, mas válido, a partir de um certificado real. O blog da equipe de segurança da Microsoft (Security Vulnerability Research & Defense) fornece maiores detalhes sobre o problema, e fornece instruções para minimizar os riscos associados.
Mais...

Macbook Wheel: a morte do teclado ?

Confesso que tomei um susto quando li no Meio Bit que a Apple planeja lançar um notebook sem teclado, com interface semelhante à do IPOD, com aquele círculo e um botão no meio. Estou ao mesmo tempo cético e impressionado, pois, se a idéia de ter todos os arquivos do disco listados em ordem alfabética me parece meio estranha, a simplicidade para acionar programas me deixou entusiasmado. É esperar pra ver.
Mais...

Seguidores

Do not speak portuguese ? Translate the blog!

Tecnologia do Blogger.

Pesquise filmes, música, jogos, livros e programas!

-->

Featured FREE Resource: