Tecnologia da informação aplicada - por Christian Guerreiro.

Notícias e novidades em Tecnologia da Informação, Dicas de Apps para Android e iPhone, Big Data, Computação em Nuvem, Governança de TI, ITIL, COBIT, Segurança, Software Livre, Virtualização

Página do Tecnologia que Interessa no Facebook! Twitter do Tecnologia que Interessa! Perfil Google+ de Christian Guerreiro - Tecnologia que Interessa!

terça-feira, 29 de setembro de 2009

O que uma pesquisa sobre "luto" tem a ver com ITIL ?


O Troy Moulin, da Pink Elephant, descobriu que tem muito a ver. Uma pesquisadora chamada Elizabeth Kubler-Ross desenvolveu um trabalho para entender o comportamento das pessoas quando elas perdem um ente querido. E o Troy aplicou esta teoria ao comportamento das pessoas ao longo de um processo de adoção das práticas do ITIL, e as semelhanças são muitas. Confira o blog do Troy e entenda melhor a figura.
Mais...

Google Wave liberado para 100.000 beta testers esta semana

A PC World informa que o Google Wave, se não está pronto, está bem perto disso, pois esta semana 100.000 felizardos poderão começar a utilizar a ferramenta que promete comunicação integrada, incluindo mensagens instantâneas, e-mail e criação de documentos de forma colaborativa num ambiente único.


Mais...

Notebook da Intel tem quatro telas

O Clube do Hardware informa que a Intel demonstrou um notebook com quatro telas, cujo propósito é "liberar" a tela principal para atividades que requeiram mais espaço enquanto as telas menores exibem widgets, mensagens, etc. Confiram o trecho do boletim do Clube do Hardware.

Intel demonstra notebook com quatro telas

Durante o IDF 2009 (que aconteceu entre os dias 22 e 24 de setembro em São
Francisco, Califórnia, EUA) a Intel demonstrou o protótipo de um notebook
(codinome Tangent Bay) equipado com quatro telas: uma tela principal e
três telas extras sensíveis ao toque localizadas acima do teclado capazes
de apresentar diversos conteúdos independentes como widgets, atalhos para
programas, mensagens, tocador de música etc, liberando a tela principal
para outras atividades. Você pode inclusive selecionar qual das três telas
deve ser exibida na tela principal. Informações sobre preço e
disponibilidade não foram divulgadas pois este notebook trata-se de um
conceito que poderá ou não ser adotado pela indústria.

Nossos colegas do site Gizmo fizeram um vídeo do funcionamento deste
notebook. Confira:
http://gizmodo.com/5365465/closer-look-at-intel-4+screen-laptop-suggests-superior-multitasking-procrastinating


Mais...

segunda-feira, 28 de setembro de 2009

10 dicas para tirar boas fotos com o celular

Falando em câmera de celular... o Lifehacker tras 10 formas para obter mais da câmera do seu celular. As dicas incluem valorizar fotos no modo macro, ter consciência do tempo de disparo da câmera (geralmente mais lento que câmeras convencionais) e otimizar as fotos no computador de forma simples e rápida. Confira o texto completo. Vale a pena!



Mais...

Sensor Full HD nas câmeras de celular

Que as câmeras de celular já deixaram de ser brinquedo todo mundo já sabe. Mas a evolução, possível graças aos avanços da nanotecnologia, está permitindo diminuir a distância entre as câmeras do celular e as chamadas "compactas" (profissionais é outra história). O Meio Bit informa que a Samsung está desenvolvendo sensores que permitirão gravação de vídeo full hd, entre outras melhorias, graças a um SoC (System on Chip), a nova onda no mercado de processadores embarcados.


Mais...

sexta-feira, 25 de setembro de 2009

ITSkeptic recomenda sites sobre ITIL

Confira a lista em http://www.itskeptic.org/links.

Mais...

Overdose de comandos!

commandlinefu.com

Descobri o Commandlinefu recentemente, e desde então me surpreendo cada vez que checo o feed. As idéias simples e geniais para utilizar comandos (na maioria das vezes, combinações de comandos) para checar o twitter, baixar todo o acervo de comandos, calcular a duração de vídeos e músicas e muito mais, vocês conferem agora, na seleção que preparei, com base no que achei de mais curioso, criativo, útil e interessante. Já aviso desde já que só testei alguns comandos, que funcionaram perfeitamente, embora alguns utilizem programas que podem não estar instalados no seu sistema, portanto verifique antes.

Que tal "pingar" um dispositivo até ele responder, e então emitir um som ?
beepwhenup () { echo 'Enter host you want to ping:'; read PHOST; if [[ "$PHOST" == "" ]]; then exit; fi; while true; do ping -c1 -W2 $PHOST 2>&1 >/dev/null; if [[ "$?" == "0" ]]; then for j in $(seq 1 4); do beep; done; ping -c1 $PHOST; break; fi; done; }

Saber o tamanho total dos arquivos localizados ?
find [path] [expression] -exec du -ab {} \; | awk '{total+=$0}END{print total}'

Quer atualizar o Twitter ?
curl -n -d status='Hello from cli' https://twitter.com/statuses/update.xml

Pesquisar no Google ?
curl -A Mozilla http://www.google.com/search?q=test |html2text -width 80

Fazer backup diário dos arquivos modificados, compactar e renomear o backup antigo.
find /home/dir -mtime +1 -print -exec gzip -9 {} \; -exec mv {}.gz {}_`date +%F`.gz \;

Executar um comando e reiniciar automaticamente caso ele seja interrompido.
ps -C program_name || { program_name & }

Como inserir os membros de um grupo do AD em outro ?

for /F "DELIMS=""" %i in ('dsquery group -name SourceGroupName ^| dsget group -members') do dsquery group -name TargetGroupName | dsmod group -addmbr %i

Localizar arquivos duplicados a partir do tamanho e depois por hash MD5.
find -not -empty -type f -printf "%s\n" | sort -rn | uniq -d | xargs -I{} -n1 find -type f -size {}c -print0 | xargs -0 md5sum | sort | uniq -w32 -D --all-repeated=separate

Que aplicações estão usando a rede ?
netstat -lantp | grep -i establ | awk -F/ '{print $2}' | sort | uniq

Encurtar uma URL usando o Bit.ly ?
curl "http://api.bit.ly/shorten?version=2.0.1&longUrl=<LONG_URL_YOU_WANT_SHORTENED>&login=<YOUR_BITLY_USER_NAME>&apiKey=<YOUR_API_KEY>"

Corrigir arquivos UTF-8 interpretados incorretamente como ISO-8859-1 ?
perl -i -pe 's/\xef\xbb\xbf//g' <file>

Executar um comando daqui a X horas, silenciosamente em segundo plano.
echo "nohup command rm -rf /phpsessions 1>&2 &>/dev/null 1>&2 &>/dev/null&" | at now + 3 hours 1>&2 &>/dev/null OU
( ( sleep 2h; your-command your-args ) & )

Ver o tempo total dos seus vídeos e músicas ?
find -type f -name "*.avi" -print0 | xargs -0 mplayer -vo dummy -ao dummy -identify 2>/dev/null | perl -nle '/ID_LENGTH=([0-9\.]+)/ && ($t +=$1) && printf "%02d:%02d:%02d\n",$t/3600,$t/60%60,$t%60' | tail -n 1


Mais...

Rapidinhas

Mais...

VMware Workstation 7 pemite vSphere como Guest OS

A VMware ouviu as preces dos inúmeros administradores que faziam verdadeiros malabarismos para colocar o ESX em um ambiente virtualizado, seja para um treinamento, para avaliar o desempenho ou simplesmente para conhecer as funcionalidades. O Workstation 7 vai permitir, oficialmente, baixar e instalar o vSphere 4 como Guest OS. E esta é apenas uma das muitas novidades do produto, analizado pelo VMwareTips. Acredito que os outros produtos da VMware devem seguir a mesma linha, facilitando a virtualização dos seus próprios produtos.


Mais...

Placas de vídeo 3D ficarão obsoletas

Os rumos do mercado estão traçados: será o fim das placas aceleradoras ? A Intel vai lançar um processador com quatro núcleos entre 2,8 e 3,4 Ghz, além de chip gráfico integrado entre 1 e 1,4 Ghz. Para se ter uma idéia, a GeForce 9800 GX2 tem processadores a 1,5 Ghz e 1 GB de memória. Acredito que levará um tempo até que os processadores possam incorporar todas as funcionalidades mais sofisticadas, mas também acredito que isto seja uma tendência: há um segmento de mercado (bem grande, diga-se de passagem) para o qual processadores com capacidade de tratar gráficos de forma eficiente serão muito bem vindos (Netbooks, por exemplo). Mas não acredito que as placas aceleradoras irão morrer definitivamente. Assim como a nanotecnologia evolui para permitir que as CPUs pudessem vir com GPUs integradas, as GPUs vão evoluir, imagino que para um nicho de mercado específico, de aplicações científicas talvez. Confiram abaixo o trecho do boletim do Clube do Hardware que anuncia o Sandy Bridge.

Intel prepara processador com gráfico integrado

A Intel está preparando para o próximo ano o seu primeiro processador com
chip gráfico integrado (codinome Sandy Bridge). Este processador será
fabricado com tecnologia de 32 nm, terá quatro núcleos de processamento, 8
MB de cache L3, controlador de memória DDR3 integrado e clock variando
entre 2,8 GHz e 3,4GHz, com o clock do chip gráfico integrado variando
entre 1 GHz e 1,4 GHz.


Mais...

quinta-feira, 24 de setembro de 2009

Internet Explorer fica 10x mais rápido por causa da Google

A Google lançou um complemento, chamado Google Frame, que otimiza o javascript do IE e "transforma" ele no Google Chrome. Por conta disso, o desempenho do javascript no browser melhorou muito, comprovando, mais uma vez, que o IE só é lider de mercado porque vem com o Windows. Por isso eu continuo dizendo: use Firefox, o melhor browser de todos. Ou, se não necessita de extensões, use o Google Chrome. Mas não use IE! Via IDG Now!


Mais...

terça-feira, 22 de setembro de 2009

Preview do Office Web Applications decepciona

Não sou eu quem diz, é o Paul Thurrot, da Windows IT Pro, uma das mais respeitadas publicações sobre tecnologia Microsoft. Segundo ele, o produto disponível para alguns selecionados carece de muitas funcionalidades presentes na versão desktop, inclusive algumas elementares. Além disso, o OWA parece não estar "antenado" com a computação em nuvem, perdendo em funcionalidades para a forte concorrência da Google, que já permite o uso do GMail, Calendar e Docs offline, um diferencial a ser considerado. É claro que a versão disponível ainda é um preview, e, pelo visto, tem um longo caminho até uma versão final decente, se a Microsoft realmente quiser chegar com força neste mercado.


Mais...

segunda-feira, 21 de setembro de 2009

Os dez mandamentos do ITIL

Texto excelente sobre ITIL, leitura interessantíssima! Confiram!

Mais...

New York Times exibe "propaganda maliciosa"

Em mais um caso que demonstra claramente o alcance ilimitado das ameaças virtuais, o New York Times notificou que exibiu, indevidamente, um AD (advertisement - propaganda) que, através de notificações falsas de infecções, induzia o usuário a instalar malware em seu PC. O tipo de ameaça, denominada scareware, apresenta baixo risco, de acordo com análises de especialistas, mas demonstra que ninguém está livre. Via PC Mag.


Mais...

Eucalyptus Enterprise integra soluções de virtualização em nuvem privada

Já falamos aqui sobre software livre para cloud computing, e, de acordo com o texto que o Willian me indicou, desponta uma solução diferenciada: o Eucalyptus Enterprise Edition. Prometendo integrar diversas soluções de virtualização numa plataforma única (a nuvem privada da organização), o Eucalyptus tem tudo para facilitar a abstração da camada de virtualização "abaixo da nuvem", tirando parte do "peso" que a solução de virtualização tem para a maioria das organizações.

Acredito que isto seria muito interessante do ponto de vista do usuário, pois resolveria um dos maiores problemas das soluções de virtualização, especialmente as livres, que carecem de mecanismos eficientes, simples e robustos para gerenciamento do ambiente virtualizado. Cadê o Ganetti, que em 2007 prometia suporte ao VMware e até hoje só suporta o Xen, basicamente ? Se o Eucalyptus cumprir o que promete, seria muito positivo para as plataformas de virtualização livres, já que sua capacidade de gerenciamento "nativa" perderia importância, pois a camada acima (a nuvem) trataria isso.

Mas nem tudo são flores. A solução me pareceu bem interessante, tem até um tutorial bacana do pessoal do Ubuntu, mas vi dois problemas: primeiro, a necessidade de criar Virtual Images para o Eucalyptus, e segundo, a falta de informações sobre o custo da versão Enterprise. Este último ponto acredito que não seja tão crítico, pois nada é mencionado quanto ao custo de licenciamento, e o tutorial sugere que o pacote já está no repositório do Ubuntu. Um alívio. Entretanto, o outro ponto pode ser crítico, principalmente caso signifique a necessidade de conversão das VMs em uso para um formato compatível com o Eucalyptus. Tão logo tenha maiores informações, posto aqui. E se alguém tiver mais detalhes, comente aqui! Via blog do Francisco Gonçalves.


Mais...

sexta-feira, 18 de setembro de 2009

Guia da Tecnologia que Interessa!

Resolvi fazer este texto porque às vezes me sinto perdido diante de tanta informação, então resolvi escrever isto aqui para tentar organizar as informações mais interessantes que estão disponíveis no blog, de forma que possa ser utilizada por quem assim desejar, para acesso rápido às informações do blog.


Mais...

quarta-feira, 16 de setembro de 2009

Busca Visual: duelo de titãs (Microsoft x Google)

Parece que Busca Visual é a onda do momento. É como dizem: "uma imagem vale mais que mil palavras". A Microsoft lançou o recurso no seu buscador Bing (para acessar é necessário alterar o país para USA - basta clicar em Brazil no canto superior direito e escolher outro país), e rapidamente a Google respondeu com o Google Fast Flip. Achei a idéia bacana, afinal, quanto mais fácil for fazer uma pesquisa, melhor, né ? Testem as opções e comentem aqui!

Mais...

Mais dicas para blogueiros

O Dicas Blogger é um site que considero sensacional para quem é blogueiro, especialmente se usa o Blogger, da Google. E pensar que a "dona" do blog é uma médica. A web tem dessas coisas. Numa série de artigos fantástica, denominada "Como atrair visitantes para seu blog", a Juliana dá muitas dicas interessantes, que ajudam não somente a atrair visitantes (obviamente) mas, principalmente, a entender como funcionam mecanismos de busca e a dinâmica deste "mundo à parte" que é a Internet. A série está dividida em três partes (1, 2 e final) e é leitura obrigatória para quem tem blog e leitura muito útil para quem quer conhecer melhor a dinâmica da web.


Mais...

terça-feira, 15 de setembro de 2009

Tradutor Universal de código aberto para Firefox

Uma iniciativa ousada e, por isso mesmo, muito interessante, o World Wide Lexicon se propõe a ser um tradutor universal. Na forma de uma extensão para o Firefox, o software traduz o texto das páginas visitadas "on the fly", mantento inclusive a formatação do site. Além disso, já são suportados 40 idiomas, e os resultados, especialmente para sites mais técnicos, são animadores. Eu vou testar, e vocês ? Via Inovação Tecnológica.


Mais...

Padrão 802.11n é final!

O Clube do Hardware informa que o IEEE finalmente aprovou a versão final do padrão para redes sem fio 802.11n. Há algum tempo se comentava que os riscos que muitos consideravam ao adquirir equipamentos "draft-n" ou "pré-n" não mais se justificavam, já que, dada a demora para aprovação do padrão, dificilmente o IEEE faria alterações significativas no "draft". Na prática, isto significa que os equipamentos "draft-n" agora são 802.11n. Confira o trecho abaixo no Clube do Hardware:
IEEE aprova versão final do padrão 802.11n

O IEEE aprovou oficialmente a versão final do padrão para redes sem fio
802.11n. Vários produtos 802.11n foram lançados no mercado antes de o
padrão IEEE 802.11n ser oficialmente lançado, e estes foram projetados com
base em um rascunho (draft) deste padrão. Há a possibilidade de
equipamentos IEEE 802.11n que chegaram ao mercado antes do lançamento do
padrão oficial serem incompatíveis com a sua versão final. Basicamente
todos os equipamentos projetados com base no rascunho 2.0 serão
compatíveis com a versão final do padrão 802.11n. Além disso, os
equipamentos 802.11n possivelmente precisarão de um upgrade de firmware
para serem 100% compatíveis com o novo padrão. As principais
especificações técnicas do padrão 802.11n incluem:

- Taxas de transferências disponíveis: de 65 Mbps a 600 Mbps.
- Método de transmissão: MIMO-OFDM
- Faixa de freqüência: 2,4 GHz e/ou 5 GHz

Para mais informações:
http://www.ieee.org/web/aboutus/news/2009/11september.html



Mais...

sexta-feira, 11 de setembro de 2009

Vídeos, apresentações e muito mais do VMworld 2009

O VMwareTips indica vários sites com textos e vídeos da sessão "Ask the experts", além de links para apresentações do VMworld 2009, que aconteceu em São Francisco, no início deste mês. É muita informação interessante, muita mesmo!


Mais...

quinta-feira, 10 de setembro de 2009

Câmera fotográfica Open Source!?

O Meio Bit informa que pesquisadores da Universidade de Stanford já tem em funcionamento uma câmera cujas especificações são abertas, livres, e que pode ser gerenciada utilizando o Linux. Mais detalhes lá.


Mais...

quarta-feira, 9 de setembro de 2009

ITIL e Cloud Computing, tudo a ver!

http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/6/69/Cloud_computing.jpg
Tenho dois artigos bem interessantes que li e que relacionam a "revolução" da computação nas nuvens e as boas práticas de TI, em especial o ITIL com destaque para o Catálogo de Serviços. O primeiro é do Service Catalogs, e mostra como a computação em nuvem deve ser vista como uma forma de facilitar o acesso a serviços, independentemente do provedor. O segundo é do Cloudscaling e trata da API vCloud, liberada recentemente pela VMware, e que visa facilitar ainda mais o provisionamento de recursos (serviços) de forma transparente e, mais importante, automatizada.


Mais...

Como comprar um roteador wireless

Which WLAN to choose?

o SmallNetBuilder traz um guia rápido para quem deseja comprar um roteador wifi. Faixa de preços (nos EUA), canais, frequências, e diversas outras características de roteadores nos padrões G e N (senti falta do B) são analisadas. Vale a leitura!


Mais...

sexta-feira, 4 de setembro de 2009

Óculos transforma jogos de computador em experiência 3D

O Clube do Hardware informa que a Galaxy está brindando os compradores de placas gráficas aceleradoras com um óculos 3D que permitirá transformar diversos jogos em "versões 3D", melhorando a experiência do jogador. Confira o trecho abaixo:
Galaxy dá óculos 3D com placas GeForce GTS 250

Quem comprar uma placa de vídeo GeForce GTS 250 ou superior da Galaxy
levará para casa um óculos 3D para usufruir da experiência tridimensional
nos jogos, filmes e sistemas operacionais Windows 7 ou Windows Vista.
Juntamente com os óculos vem um software que transforma mais de 350 jogos
para PCs em 3D. A Galaxy adverte que a promoção é por tempo limitado.

Mais informações:
http://www.galaxytech.com/en/newsview.aspx?id=230




Mais...

terça-feira, 1 de setembro de 2009

O que é a tal da realidade aumentada ?

Fiquei curioso ao ler algumas coisas a respeito deste conceito "novo" (?), e encontrei esta definição, que me pareceu bastante coerente.


Mais...

Dicas para blogueiros

Sou leitor do Dicas Blogger há algum tempo, mas só agora resolvi recomendar o blog, e por incrível que pareça, depois de uma promoção que premiava o vencedor com um banner no site, um dos mais acessados do Brasil. Ou seja, certeza de muitas visitas.
Como meu objetivo principal não é atrair visitantes e sim fornecer informação de qualidade e funcionar como um "filtro do que interessa na web", como um colega me disse uma vez, vamos ao que interessa.
O Dicas Blogger traz um texto bem interessante com diversas indicações de outros sites voltados para o desenvolvimento de templates para a plataforma de blogs da Google. Vale conferir!

Mais...

Microsoft alerta para roubo de contas do Hotmail

A Microsoft alerta que tem sido identificados diversos casos de roubo de contas do hotmail, para exploração com o objetivo de disseminar worms e outros tipos de código malicioso. Os invasores muitas vezes permitem que o usuário continue a usar a conta, de modo a dificultar a identificação do roubo. Ou seja, se você não enfrenta nenhum problema no acesso à sua conta no hotmail, isto não significa que ela não tenha sido roubada. Fiquem alertas!


Mais...

Seguidores

Tecnologia do Blogger.