Tecnologia da informação aplicada - por Christian Guerreiro.

Notícias e novidades em Tecnologia da Informação, Dicas de Apps para Android e iPhone, Big Data, Computação em Nuvem, Governança de TI, ITIL, COBIT, Segurança, Software Livre, Virtualização

quarta-feira, 28 de outubro de 2009

Ubuntu 9.10 vs Windows 7

O Windows 7 foi lançado semana passada, e o Ubuntu "Karmic Koala" será lançado oficialmente nesta sexta, portanto começam a surgir os comparativos, naturalmente. Eu uso Ubuntu já há alguns anos e estou muito satisfeito com o Ubuntu, quem não testou ainda precisa fazê-lo. Como preciso do Windows por algumas razões relacionadas ao trabalho, tenho uma máquina virtual com XP (agora Windows 7) para uso específico, incluindo a sincronização com o celular, que até hoje não encontrei aplicativo decente (nem oficial) pra Linux. Pode ser que mude agora, com a abertura do código do Symbian pela Nokia. A coluna de tecnologia do The Guardian traz um artigo bem interessante comparando as principais características dos dois sistemas. Agradecimentos ao brother Chasinho, que mandou a dica.
Mais...

quinta-feira, 15 de outubro de 2009

"Brinquedinhos" com Android

oidEscolha o seu...

Via DailyWireless.

Mais...

Por que o GMail é o melhor



Nos últimos dias fiquei sabendo de duas novas funcionalidades do GMail que me levaram a escrever este post.

A primeira é o descadastramento automático em listas de distribuição.
Explico: lá estava eu às voltas com o SPAM nosso de cada dia, quando selecionei várias mensagens e cliquei em Report Spam. Para minha surpresa, o GMail me informou que poderia tentar me descadastrar das listas (algumas das mensagens eram de listas que me cadastrei há muitos anos e não consegui ou soube como descadastrar), me dando a opção pra tentar descadastrar e reportar como SPAM ou somente reportar.

A segunda ainda não testei, apenas soube que foi lançada recentemente, e consiste numa opção que a Google denomina "Got the wrong Bob?".
A funcionalidade consiste em listar nomes parecidos com nomes que você tenha incluído na lista de destinatários da mensagem, de forma que possa verificar se não confundiu uma pessoa com outra. É similar às sugestões que o Google (buscador) indica quando digitamos alguma palavra incorreta (ou que ele acha que está incorreta), e que muita gente usa como "corretor ortográfico".

Descobri também que, junto com o recurso "Got the wrong Bob?", a Google lançou o "Don't forget Bob", que consiste em sugerir outros destinatários para incluir na lista com base no seu padrão de envio de mensagens.

Agora me digam: é ou não é o melhor e-mail que há ? Caso conheçam outros sistemas com recursos similares, ou até melhores, coloquem aqui nos comentários. E não deixem de conferir a página de novidades do GMail, o blog oficial, ativar o GMail Labs e configurar o idioma para inglês, para ter acesso às novidades logo que forem lançadas, já que demora um pouco (às vezes muito) para chegarem à versão em português do webmail.


Mais...

Convertendo discos virtuais do VirtualBox para VMware

Falei aqui outro dia sobre programas que permitem criar discos virtuais, e hoje descobri uma alternativa para conversão de discos. Se você tiver instalado o VirtualBox e o QEmu, é possível converter facilmente discos virtuais do VirtualBox para VMware, caso tenha esta necessidade. Basta seguir os passos abaixo:

  1. Instalar o VirtualBox e o QEmu (se usa Ubuntu, como eu, basta um "apt-get install virtualbox qemu")
  2. Executar o comando "VBoxManage internalcommands converttoraw disco_virtualbox.vdi disco.raw"
  3. Executar o comando "qemu-img convert -O vmdk disco.raw disco_vmware.vmdk"
  4. Excluir o arquivo disco.raw

Via commandlinefu.


Mais...

Pesquisa mostra taxa de erros assustadora em memórias DRAM

http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/d/d3/RAM_n.jpg

Um estudo conduzido por pesquisadores da Universidade de Toronto analisou dezenas de milhares de servidores da Google e concluiu que a taxa de erros de memórias DRAM DIMM é de centenas a milhares de vezes maior que o esperado (3.751 erros "corrigíveis" por DIMM por ano, pra ser exato). Mas há um pequeno detalhe: a imensa maioria das memórias não traz o famoso ECC (Error Correction Code), e por consequência muitos destes erros sequer são detectados, e causam corrupção de dados, erros indecifráveis ou mesmo travamento do sistema. A conclusão é óbvia: não confie na sua memória! E quando se trata de ambiente corporativo, memória com ECC é requisito obrigatório, talvez até para as estações, ao menos as críticas. Mais detalhes sobre o estudo no StorageMojo.

Mais...

Rapidinhas

Mais...

Inventário de pobre via Powershell

A Windows IT Pro traz um artigo que mostra como, com um script powershell, listar as aplicações instaladas nas máquinas da rede. Não é o método ideal, afinal existem muitas ferramentas gratuitas (OCS e CACIC, pra citar somente duas) que fazem bem este trabalho, sem falar na infinidade de soluções pagas, e com muito mais funcionalidade do que o script sugerido. Mas o fato é que, em determinadas situações, em que não seja necessário um levantamento mais amplo, a solução pode ser útil para identificar uma aplicação específica rapidamente (em tempo real), então fica a dica. É interessante notar ainda o uso do WMI para a coleta de informações do registro do Windows.


Mais...

terça-feira, 13 de outubro de 2009

Engraçadinhos no Twitter

Pra descontrair um pouco, deixo aqui pra vocês a dica do IDG Now!, que relaciona 10 perfis de gente engraçada do Brasil e EUA no Twitter. Dei uma olhada em alguns e vale a pena conferir.


Mais...

sexta-feira, 9 de outubro de 2009

Substituindo a TV a cabo pela Internet

Ver imagem em tamanho grande

Um texto muito interessante do Gizmodo (citado no Lifehacker) mostra que, pelo menos nos EUA, já é possível substituir a TV a cabo pela Internet, e assistir praticamente o mesmo conteúdo disponível nos canais abertos e fechados via diversos serviços disponíveis, entre eles Hulu, Clicker, Speedcine (este é indicação minha) e vários outros.

O mais interessante é que os serviços são gratuitos, geralmente suportados por propaganda, como o Youtube e a Globo já estão fazendo, por exemplo. O problema para nós do "emergente" terceiro mundo é que alguns serviços são restritos aos EUA, o que limita as opções de conteúdo. E mesmo que estas limitações sejam "contornadas", há conteúdos ainda não disponíveis, como CBS, HBO e Discovery, conforme indicado pelo Gizmodo.

E se você quiser um aparelho que facilite o uso da TV para exibir os vídeos disponíveis na web, confira algumas opções: Apple TV , Vudu e Roku. Recomendo a leitura do artigo completo, vale a pena pensar na alternativa, principalmente agora que temos banda larga de verdade na Bahia. E olha que o texto nem cita a possibilidade de utilizar Torrent para baixar seus programas de TV favoritos, afinal aí já seria uma covardia, né ? Eu confesso que ainda não tenho coragem de cancelar minha SKY HD, mas é algo a considerar, talvez num futuro não tão distante.

Mais...

Rapidinhas

Mais...

Educação financeira para todos

Tenho lido um pouco sobre finanças ultimamente, e resolvi recomendar dois sites que considero de alta qualidade.

Dêem uma olhada no conteúdo e tirem suas conclusões.

Nestes tempos de "marolinha", é bom entender melhor como funciona a economia.

Eis os sites:

http://www.valoresreais.com/

http://dinheirama.com

Mais...

Sua placa de vídeo vai ajudar a verificar vírus

O Clube do Hardware informa que a tecnologia CUDA da nVidia pode acelerar a varredura em busca de vírus, graças a uma pesquisa em andamento que permitirá utilizar a capacidade de processamento das placas aceleradoras pelos programas antivírus.

Tecnologia nVidia CUDA pode otimizar verificação de vírus

Os engenheiros da nVidia estão trabalhando em uma forma de otimizar a
verificação de vírus no computador. Com ajuda da tecnologia CUDA, que
permite que programas comuns possam ser executados pelo o chip gráfico da
placa de vídeo, é possível aumentar drasticamente a velocidade de execução
de programas antivírus. A nVidia está vendo isso como uma boa oportunidade
de aumentar suas vendas de placas de vídeo e promover a tecnologia CUDA
para aplicações rotineiras.


Mais...

quinta-feira, 8 de outubro de 2009

Deputados estão no Twitter

O Bahia Notícias informa o twitter de 179 deputados. Vale a pena conferir a lista, pois é uma forma de ter acesso mais fácil aos candidatos nas próximas eleições.


Mais...

quarta-feira, 7 de outubro de 2009

VMXBuilder

http://communities.vmware.com/servlet/JiveServlet/download/8840-11-18875/lnx-vmplayer-console-powering-on-vm.png

Estou precisando criar um arquivo VMDK para uma máquina virtual VMware, e pesquisando encontrei este site com diversos utilitários, na verdade a maioria são front-ends para utilitários bacanas, com foco nos usuários de VMware Player, Server e Workstation. A idéia é contornar as limitações destas soluções, provendo meios para desfragmentar discos, criar máquinas virtuais (arquivos VMX) e discos virtuais (VMDKs). Os utilitários são gratuitos e vale a pena testar. Confiram os programas disponíveis em http://vmxbuilder.com.

Mais...

segunda-feira, 5 de outubro de 2009

Site dedicado a dar e receber (!) convites para o Google Wave

Basta acessar http://googlewaveinvites.com/ e se cadastrar. Não é aquela operadora gananciosa, mas é simples assim.

Mais...

Os dez smartphones mais poderosos

O DailyWireless relaciona os 10 smartphones mais poderosos do mercado, de acordo com a Forbes, e no topo da lista, uma surpresa (ou não ?): nada de Apple, Nokia, Blackberry ou Palm. O smartphone mais poderoso do mercado é o Asus P565, e roda Windows Mobile (argh!). Tanto poder desperdiçado num sistema ruim, uma pena. Confiram abaixo um trecho do texto do DailyWireless, incluindo a lista completa dos 10 mais.

  • Asus P565 (review): An 800 megahertz processor with 128 megabytes of RAM.
  • BlackBerry Bold (review): The AT&T device has a 624 megahertz processor and 128 megabytes of memory.
  • HTC Imagio (review):: Most of its phones, including its latest, the multimedia-focused Imagio, use Qualcomm’s 528 megahertz processors.
  • IPhone 3GS (review): the 3GS’ processor runs at 600 megahertz, compared to 412 megahertz in previous model
  • Palm Pre (review): Palm chose Texas Instruments’ 600 megahertz OMAP 3 platform to provide the necessary horsepower.
  • Samsung 360 H1 (review): A 600 megahertz processor helps the device keep up with the constant stream of information.
  • Samsung Jet (review):: The company says the device’s 800 megahertz processor makes Web browsing faster and improves video playback.
  • Samsung Omnia HD (review):: A 600 megahertz processor helps the device process images and HD multimedia quickly.
  • Sony Satio (review): A 600 megahertz processor
  • Toshiba TG01 (review): The fastest phone in the world, based on processor speed, may be the Toshiba TG01. It’s powered by Qualcomm’s Snapdragon platform, which has a 1 gigahertz CPU.

E aí, já escolheu o seu ? Informe aqui nos comentários! O meu não está na lista. Aliás, a Nokia não está na lista!

Mais...

Roteador Open Source da Netgear

O DailyWireless informa que a Netgear anunciou hoje um roteador 802.11n com Linux, e uma comunidade denominada MyOpenRouter.com que permitirá aos desenvolvedores personalizarem o sistema e ampliar suas funções. Tudo indica que o sucesso dos firmwares desenvolvidos pela comunidade e largamente utilizados "extra-oficialmente" em diversos roteadores wireless contagiou a Netgear, e acredito que este tipo de produto deve ter sucesso no mercado.


Mais...

Pesquisa mostra rejeição ao esquema de certificação de software do ITIL

O Service Catalog informa que uma pesquisa sobre o esquema de certificação de software que a OGC está propondo para o ITIL (provavelmente em razão do "sucesso" do selo PinkVerify, que já falamos aqui) registrou números surpreendentes. 29% dos que responderam acham desperdício de dinheiro, outros 29% preferem o PinkVerify e 16% não vêem valor adicional no esquema. Sobrou alguém pra aprovar a idéia ? Confira os detalhes no Service Catalog.


Mais...

quinta-feira, 1 de outubro de 2009

Teste dos browsers: Chrome continua mais rápido

O que qualquer um que já usou o Google Chrome sabe, agora foi provado em mais uma bateria de testes do Lifehacker. Considerando as novas versões dos principais navegadores do mercado, o Chrome ganha em praticamente tudo (só perdeu no tempo para carregar e abrir a página inicial), e dá uma verdadeira surra quando o assunto é javascript. E nestes tempos de web 2.0, um browser que "voa" na execução de javascript faz muita diferença. Agora que o Chrome já conta com extensões, plugins e etc, pode ser que a vida fique mais difícil para o Firefox, e talvez até por isso a equipe da Mozilla tenha feito algumas críticas (legítimas, na minha opinião) ao plugin que transforma o IE no Chrome.


Mais...

Quer um convite para o Google Wave ?

O Lifehacker informa que a equipe do Google Wave, na Austrália, iniciou a distribuição de convites, e convida os felizardos a compartilharem os convites adicionais que têm direito (8 para ser exato) aqui. Quem sabe você não consegue. Eu estou tentando, embora só tenha visto até agora pedidos.

Update: mais um local pra pedir e/ou concorrer a um convite: http://www.undergoogle.com/micro/wave/quer-ganhar-um-convite-para-o-google-wave/

Mais...

Diferença de desempenho entre Windows VIsta e Windows 7 é "marginal"

O Lifehacker informa que a PC World testou o desempenho do Windows 7 sob várias configurações de hardware, obtendo resultados aquém do que tem sido alardeado por aí. O Windows 7 tem melhor desempenho nas operações em disco, e esse foi o destaque nos testes. Nos demais testes, os resultados variaram, dependendo da configuração de hardware, e, no caso do tempo de boot, por exemplo, o Windows Vista se saiu melhor em alguns testes.


Mais...

Seguidores

Do not speak portuguese ? Translate the blog!

Tecnologia do Blogger.

Pesquise filmes, música, jogos, livros e programas!

-->

Featured FREE Resource: