Tecnologia da informação aplicada - por Christian Guerreiro.

Notícias e novidades em Tecnologia da Informação, Dicas de Apps para Android e iPhone, Big Data, Computação em Nuvem, Governança de TI, ITIL, COBIT, Segurança, Software Livre, Virtualização

Página do Tecnologia que Interessa no Facebook! Twitter do Tecnologia que Interessa! Perfil Google+ de Christian Guerreiro - Tecnologia que Interessa!

segunda-feira, 30 de novembro de 2009

Rapidinhas

Mais...

Pacote de dados pré-pago para #smartphones

Soube pelo Twitter que a Claro (Igor, não clique aqui! ;-) vai disponibilizar um pacote de dados pré-pago para smartphones, e fiquei refletindo sobre as mudanças no mercado de telefonia. Eu, por exemplo, uso hoje meu N95 tanto (ou mais até) para acessar a web e obter informações quanto para telefonar, e agora que estou (temporariamente ?) com um pré-pago, me pergunto se não valeria a pena um pacote de dados no mesmo "estilo". A própria Google parece apostar na idéia de um celular/smartphone "data-only", a se confirmarem os boatos sobre o Googlephone, que promete ligações gratuitas por VoIP, o que obviamente iria requerer um pacote de dados (a menos que você queira ficar restrito às redes wifi gratuitas (in)existentes no Brasil). Será que estamos assistindo à migração da telefonia convencional para a telefonia VoIP, ou será apenas mais uma opção ? O que vocês acham ?
Mais...

quarta-feira, 25 de novembro de 2009

5 convites para o Google Wave - esgotado (+9 disponíveis!)

Pessoal, agora que consegui o meu convite para o Google Wave, convido os leitores a conhecer a nova "onda" da Google. Vou distribuir 5 convites do Google Wave aos 5 primeiros comentários neste post. Só tenho uma condição: peço que os agraciados me cedam ao menos 2 convites para que eu continue distribuindo aqui, ok ? Valendo!


Mais...

O autodidata e a Internet

Recebi uma mensagem da lista EFR (English For Reading) que me fez refletir e escrever este post. É interessante como a web facilitou a vida dos autodidatas, aquelas pessoas que são capazes de aprender sozinhas, estudando por conta própria. A questão é: não podemos ser, todos, autodidatas ? Eu acredito que sim!

Conheço várias pessoas que aprenderam coisas a partir de informações obtidas na web e transformaram isso em resultados que vão de empregos bem remunerados a negócios criados na própria web ou fora dela. O fato é que a Internet, com a sua imensa quantidade de informações sobre todo tipo de assunto, permite que qualquer um possa se desenvolver na área do seu interesse. O fator crítico de sucesso, pra usar a linguagem do ITIL, é a motivação. É necessário ter dedicação, perseverança e paciência, mas os resultados aparecem.

Uma dica: saber garimpar as informações confiáveis é fundamental. Isso evita perda de tempo com informações inúteis, e que há aos montes na web. Deixo assim o meu recado aos leitores, e peço que passem esta mensagem adiante: a Internet está recheada de oportunidades, basta saber aproveitar. Convido-os a relatar aqui suas experiências.
Mais...

terça-feira, 24 de novembro de 2009

#Googlephone a caminho ?


As aquisições de empresas ligadas à telefonia como a Gizmo5 reforçam a tese de que a Google deve lançar um smartphone em breve, e os rumores só aumentam, como relata o Daily Wireless. Os boatos (?) apontam para um smartphone com o dobro de poder de processamento do iPhone 3GS e ligações gratuitas ilimitadas por VoIP. Será que o buscador vai chegar tão forte assim no mercado de telefonia ? Vamos aguardar...
Mais...

#Google #ChromeOS em fotos

A PC World traz um slideshow que dá uma idéia bem interessante do que é o sistema operacional da Google. O sistema gira em torno do browser, como todos já devem saber, e as fotos matam a curiosidade quanto à configurações do ambiente, incluindo fuso horário, rede, dispositivos USB e otras cositas.
Mais...

WBA, a banda larga acessível #wifi #wireless

O IDG Now! informa que a nova tecnologia de banda larga, denominada Wireless Broadband Access (WBA), deve viabilizar conexões de até 300 Mbps por R$ 30,00. Em tempos em que, por este preço, não se compra nem 300 Kbps, é realmente uma excelente novidade. Resta saber se a tecnologia terá espaço num mercado onde muitas empresas já investiram em infraestrutura para ADSL, 3G, WIMAX e companhia.
Mais...

segunda-feira, 23 de novembro de 2009

Dicas de #ergonomia

O texto do Lifehacker é leitura obrigatória para qualquer um que utilize computador por muito tempo, pois ergonomia é uma questão de saúde.
Mais...

Invista na sua educação, especialmente a financeira!

O Valores Reais traz um "passeio" pelos blogs mais interessantes sobre educação financeira, tratando de temas como investimentos, independência financeira e promoções. Vale a pena conferir!
Mais...

O perigo dos "typos" #segurança

O ha.ckers.org informa que o domínio com.com está disponível para venda. E daí ? Daí que este domínio é estratégico do ponto de vista da segurança, segundo o texto, por conta dos "typos", ou seja, os erros na digitação de endereços web. Quem nunca digitou gogle, micorsoft, hotmial, gmial e por aí vai ? Os "espertinhos" vão lá e registram domínios como estes para capturar os desavisados, através de páginas web especialmente criadas para confundir, o famoso phishing. Mas nem precisa tanto: basta apontar um MX para o domínio e esperar a enxurrada de mensagens, afinal basta olhar os e-mails que as pessoas encaminham com aqueles anexos PPTs e dar uma olhadinha nos destinatários, que obviamente não estão em BCC, pra ver a quantidade de erros no endereço dos destinatários.
O texto menciona ainda que vários domínios foram proibidos pelo ICANN, mas o com.com não está entre eles, o que me parece estranho. Por outro lado, o preço do domínio seria proibitivo para a maioria das pessoas, mas vai que há alguém com bastante dinheiro e intenções maliciosas disposto a adquirir o domínio. Fica o recado: redobre a atenção ao digitar endereços de e-mail e visitar sites, seu erro pode ser a chance que alguém estava esperando.
Mais...

Cadeira de rodas controlada por #iphone

O iPhone não é o Ronaldo, mas é um fenômeno. O smartphone e seus parentes já são responsáveis por 75% do tráfego  de dados em redes móveis nos EUA, e é incrível a quantidade e diversidade de aplicações que surgem para o aparelho, que virou uma espécie de "auxiliar para tarefas aleatórias". Depois de controlar carros, agora o iPhone vai controlar cadeira de rodas. De acordo com o Daily Wireless, a Dynamic Controls criou uma aplicação para o aparelho que permite ver informações como velocidade, consultar informações na web e até analisar alguns problemas com a cadeira, tudo através de uma conexão bluetooth.
Mais...

#Enlightenment será usado em #smartphones da #Samsung

O Enlightenment é um gerenciador de janelas muito interessante, pois alia duas características aparentemente antagônicas: leveza e efeitos visuais bacanas. Eu já usei algumas versões, e é um ambiente bastante interessante, seja para angariar adeptos para o Linux através dos efeitos visuais como muitos têm feito com o Compiz, ou para um propósito ainda mais nobre, como dar uso útil e agradável a computadores mais antigos. Acho que a escolha da Samsung foi acertada, e deve trazer uma interface mais dinâmica aos smartphones da empresa. Vale a pena conferir alguns vídeos do E17 em ação. Via BR-Linux.
Mais...

Google #ChromeOS é baseado no #Ubuntu

A informação é do BR-Linux, que informa ainda que a Canonical está trabalhando com a Google no produto. Será um Ubuntu-killer ? Provavelmente não, a menos que a Canonical esteja pensando no projeto como uma evolução do seu sistema. De todo modo, é uma prova inconteste de que o Ubuntu é, se não a melhor, a mais promissora das distribuições Linux disponíveis, e se você ainda não testou, vá conferir. Ou espere para testar o Chrome OS num Netbook.
Mais...

quinta-feira, 19 de novembro de 2009

Restringindo membros de grupos através de GPO #microsoft #activedirectory

Webcast da Windows IT Pro mostra como utilizar GPOs para restringir os membros de grupos restritos, de forma que se possa controlar quem deve estar no grupo Administrators, Power Users e outros grupos comumente usados em redes baseadas no Microsoft Active Directory.
O uso das Restricted Group Policies é bastante útil quando se tem uma definição clara das pessoas quem devem fazer parte destes grupos, mas gerenciar exceções é um problema.
Exemplifico: se na empresa há uma equipe de suporte que precisa estar no grupo Administrators para ter acesso total a estações e servidores,  por exemplo, mas para um servidor específico há um outro usuário que precisa estar no grupo, a política somente não vai resolver o problema. Isto porque a definição dos participantes do grupo não admite exceções, de forma que a GPO, uma vez aplicada numa OU, vai restringir os membros do grupo para todos os computadores naquela OU. Resultado: ou somente a equipe de suporte será membro do grupo, ou o usuário "extra" será membro do grupo em todos os servidores.
Uma solução seria criar uma OU para cada exceção e mover os equipamentos afetados para lá, o que pode ser adequado no caso de poucos servidores, mas absolutamente inviável para estações, por exemplo, onde pode haver uma quantidade grande de exceções, já que certos perfis de usuário necessitam de permissões especiais para realizar certas operações, eventualmente até administrar a estação.
Por isso, no meu entendimento, esta política acaba sendo de difícil uso na prática, em ambientes onde há muitas exceções na administração de estações e servidores. Alguém enxerga a situação de outro modo ?
Mais...

HDTVs com taxa de refresh de 120Hz são melhor opção #hdtv

A PC Word fez uma análise de TVs Full HD e concluiu que o aumento da taxa de refresh de 60 (padrão na maioria das TVs) para 120Hz faz uma diferença que justifica a diferença em torno de U$200 (lá, claro). Portanto, ao comprar sua TV neste natal, lembre de checar a taxa de atualização. A TV com melhor resultado foi a Samsung LN46B750U1F, que possui taxa de 240 Hz, e as piores foram a JVC LT-46P300 (60Hz) e a Insignia NS-L42X10A (120Hz). Apesar do melhor resultado, a PC World não recomenda adquirir TVs com taxa de 240Hz pois a diferença de qualidade não compensa a diferença de preço.
Mais...

quarta-feira, 18 de novembro de 2009

TI Verde: os supercomputadores mais eficientes

O The Green 500 traz uma lista dos computadores mais eficientes em termos de consumo de energia, e portanto os mais "saudáveis" em termos ambientais. O primeiro da lista divulgada em junho deste ano é apenas o número 422 na lista Top 500, e o 2º e 3º lugares  estão nas posições 61 e 62, respectivamente. Já o 1º da lista Top 500 está em 4º na lista "verde", o que indica que não é tão complicado conciliar eficiência no consumo de energia e poder de processamento.
O site traz ainda outras listas interessantes, a Little Green500, Open Green500 e HPCC Green500. A primeira trata de equipamentos tão poderosos quanto o 500º da lista Top500 de 1 ano e meio antes, servindo de guia para empresas que precisam de computadores poderosos mas não tanto quanto os Top500 atuais. A segunda é, na definição deles, uma "lista exploratória que permite algoritmos de precisão mista e hardware novo competir". A idéia é estimular a inovação. E a terceira aplica um benchmark alternativo ao "FLOPS-per-Watt", o High Performance Computing Challenge, para media a eficiência do equipamento.
Mais...

O melhor browser para navegar no celular/smartphone

A CNet testou os browsers para celulares mais conhecidos do mercado: Skyfire (Windows Mobile, Symbian S60), Opera Mobile (Windows Mobile, Symbian S60), Fennec (Windows Mobile, Maemo), Safari (iPhone), Internet Explorer (Windows Mobile) e BlackBerry browser (BlackBerry). Os resultados você confere abaixo, mas vale a pena ver os detalhes no link.

Mais...

terça-feira, 17 de novembro de 2009

O dilema entre o corporativo e o pessoal

O Service Catalog cita um texto do The Wall Street Journal que faz uma reflexão muito interessante sobre o cenário atual das empresas em relação ao uso da tecnologia, e mostra que o modelo de controle utilizado pela maioria resulta em uma situação em que as pessoas ficam restritas a um ambiente "obsoleto" dentro da empresa, enquanto têm acesso a serviços que poderia ser muito úteis inclusive para o trabalho quando estão em casa.
A solução pode ser a utilização de tecnologias como a virtualização para garantir um ambiente padronizado para trabalho, sem restringir a utilização de tecnologias interessantes mas proibidas no ambiente da empresa.
A proposta se baseia no fato de que as pessoas têm acesso às novas tecnologias primeiro em suas casas, enquanto as empresas levam tempo para começar a utilizá-las, e portanto os usuários precisam de mais liberdade para escolher a tecnologia que mais facilita o seu trabalho.
Esta abordagem aumentaria a produtividade dos funcionários, mas há que se considerar o "jeitinho brasileiro", por isso não sei até que ponto este tipo de abordagem funcionaria aqui. De todo modo, vale a pena ampliar a discussão sobre o tema. Empresas como Google e Microsoft são conhecidas por adotar uma abordagem bastante flexível quanto ao que pode ser utilizado (e feito!) no ambiente de trabalho. Talvez este seja o caminho. O texto é muito interessante, recomendo a leitura.
Mais...

segunda-feira, 16 de novembro de 2009

Google Wave, primeiras impressões

Recebi semana passada meu convite para o Google Wave e ainda estou me familiarizando com o bicho, mas já foi possível tirar algumas conclusões:
  • O Wave não é um cliente de e-mail, portanto não leve seus hábitos do e-mail para o Wave, embora haja quem queira integrar o GMail e o Wave, o que até acho interessante, mas são coisas diferentes;
  • O Wave não é um leitor RSS, embora possa se tornar uma excelente fonte de informação;
  • O Wave inclui um cliente IM, mas considerá-lo apenas isso seria subutilizá-lo;
  • O Wave é, acima de tudo, uma ferramenta de colaboração, por isso pense nas possibilidades de uso colaborativo da solução, seja criar um documento a N mãos, fazer uma reunião ou as duas coisas juntas;
  • Faça algumas buscas, especialmente nas ondas públicas, basta digitar with:public no campo de pesquisa. Há muita coisa interessante por lá, principalmente sobre o próprio Wave, já que nesse momento as pessoas querem entender como o serviço funciona. Vale destacar uma onda chamada "iGoogle Gadgets that work inside Wave", que traz o que o nome sugere, ou seja, gadgets da Google que funcionam dentro de uma onda, desde horóscopo até um player de vídeos do Hulu. E outra onda que merece atenção é a "Wave Guide: Wave's Greatest Hits", que traz links para as informações mais básicas sobre o serviço, desde como criar um link para uma onda até como incluir o Wave no seu blog.
Por enquanto é isso, espero que tenha sido útil. Quem quiser convites para o Google Wave, pode tentar aqui ou aqui. Outra leitura bem interessante é sobre Casos de uso do Google Wave, do Lifehacker.
Mais...

Wii será ultrapassado pela concorrência ?

Sou fã do Wii, isso muita gente já sabe, e grande parte da minha admiração por este console, e pela Nintendo, claro, se deve à quebra de paradigma que o Wii proporcionou, na medida em que muda a forma como o jogador interage com os jogos, tornando o processo muito mais natural. Pena que é bem possível que o Wii fique pra trás com os próximos lançamentos, especialmente com o projeto Natal da Microsoft, que agrega a interação do usuário com o poder de processamento da console, algo que, até o momento, o Wii não possui. Todo mundo que já experimentou jogar nele sabe que os gráficos são pobres em relação aos outros consoles, pois o foco não é na qualidade gráfica, mas na interatividade. O fato é que isso vai ter que mudar, se a Nintendo quiser continuar com cerca de metade das vendas de consoles. Não basta tornar os jogos uma coisa mais saudável, é preciso elevar ainda mais o nível. A concorrência está chegando forte!
Mais...

Busca em tempo real com o TwitRadar

A busca em tempo real é a onda do momento, e o sucesso do Twitter é reflexo disso, não há a menor dúvida. Mas eu sempre achei a função de busca do Twitter fraca, talvez seja essa a idéia, sei lá. Com essa coisa de API aberta, os serviços estão cada vez mais "micro", deixa que o "povo" desenvolve as extensões, plugins e penduricalhos diversos para fazer o que o serviço nativo não faz. E a coisa funciona!
O TwitRadar é um exemplo deste modelo, facilmente percebido na maior parte dos serviços usados atualmente, seja o Facebook, Orkut, Twitter ou o recém lançado Google Wave. O fato é que o TwitRadar faz o que o Twitter deveria fazer, ou seja, busca em tempo real com uma interface amigável e útil. Como o nome sugere, o visual do serviço é um radar, que ao digitar um termo a ser pesquisado, registra os "pontos" relativos aos resultados, basta clicar no ponto para ver o "twit". Vale a pena conferir. Via UOL Tecnologia.
Mais...

Rapidinhas

Mais...

Nokia ainda lidera mercado de Smartphones

Pra mim foi uma surpresa, com tanta badalação em torno da Apple e seu revolucionário iPhone ocupando "apenas" o 3º lugar 2 anos e meio após seu lançamento, em 2007. Via DailyWireless.
Mais...

quinta-feira, 12 de novembro de 2009

RAID de servidores é melhor (e custa menos) que Storage ?

O StorageMojo faz uma análise interessantíssima sobre a obsolescência, em breve, do atual modelo adotado para as soluções de armazenamento. A idéia é simples: servidores contém tudo que é necessário para fornecer as garantias de confiabilidade e desempenho necessários ao mercado corporativo, enquanto os "Storages" agregam mais custo que funcionalidade, na medida em que chassis, racks, hardware e software especializados e outros componentes encarecem a solução em troca de recursos que poderiam ser obtidos através de servidores "recheados" de discos. embora com restrições.

O paradoxo está no fato de que discos estão cada vez mais baratos, mas as soluções "high end" de armazenamento tem custo muitas vezes astronômico. Uma forma de atenuar a situação seria montar o que ele chamou de "Redundant Array of Inexpensive Servers". Ou seja, pense bem antes de investir numa solução de armazenamento especializada, talvez você precise somente de alguns servidores com bastante disco, Linux e mais alguns softwares livres ou pagos. E o melhor: pagando 10 vezes menos.

O Robin defende que o mercado precisa mais de RAIS que de Storages. O trecho que transcrevo abaixo diz tudo. Vale a pena refletir a respeito, e repensar a maneira como planejamos as soluções de armazenamento corporativo.
"We store more and more and access it less and less. Translation: we need cheap capacity, not high performance. And as
Google proved years ago, just because it’s cheap doesn’t mean it is
slow."
Mais...

Bing integra Wolfram Alpha

A Microsoft está mesmo disposta a tornar o Bing um concorrente de respeito para o Google. Agora eles incluiram uma funcionalidade que utiliza a capacidade "calculista" do Wolfram Alpha para fornecer informações sobre calorias e nutrientes de alimentos, índice de massa corporal, entre outras. Além disso, melhoramentos na funcionalidade "hover" permitirão visualizar, ao passar o mouse sobre um resultado da busca, um "preview" da página destino. Mais detalhes na PCMag.
Mais...

Intel vai indenizar AMD em 1,25 bilhões de dólares

Em acordo para encerrar caso litigioso de 2005, a Intel concordou em pagar uma indenização de U$ 1,25 bilhões para encerrar o processo, incluindo um acordo de 5 anos para uso de patentes e a imposição de algumas "regras de mercado" à Intel, acusada de práticas monopolistas. Além do valor financeiro, a AMD acredita que o acordo criará um ambiente mais saudável para a competitividade das duas empresas. Via PCMag.
Mais...

O apagão e o ITIL

O site ITIL na Prática aproveita o incidente do apagão para ilustrar vários conceitos do ITIL relacionados à continuidade, confiabilidade e disponibilidade de serviços, e é uma excelente leitura que revela a importância de atentar para os procedimentos necessários para não apenas implementar mas, acima de tudo, testar, validar e certificar a sua adequação, evitando surpresas desagradáveis "na hora H". Somente para exemplificar: algum dos queridos leitores possui, na empresa em que trabalha, um procedimento regular, periódico e efetivo de testes do backup, ou seja, restauração dos dados para validação da rotina ? Já até falei aqui sobre uma ferramenta chamada Restore, que me impressionou não somente pela funcionalidade, já que é uma ferramenta web de backup simplificado, mas acima de tudo pelo slogan "Restore: a razão pela qual o backup foi inventado". Perfeito, não ?
Mais...

quarta-feira, 11 de novembro de 2009

Mozilla Raindrop: concorrência para o Google Wave ?

http://i.zdnet.com/blogs/mozilla-labs-c2bb-raindrop.jpg
O Mozilla Raindrop é uma iniciativa da fundação que mantém o (até quando ?) melhor navegador web de todos os tempos e da última semana, e que promete revolucionar (êta palavrinha cansada!) a forma como nos comunicamos, integrando Twitter, IM, Skype,
Facebook, Google Docs, Email e outros serviços de modo a facilitar o acesso às nossas informações dispersas na web. Parece familiar ? Pois é. Acho que a Mozilla está querendo aproveitar a "onda" criada pelo Google Wave, e acho que isso é muito positivo, pois é sempre bom ter opções. Aliás, se alguém tiver um convite pro Google Wave, estou aceitando, ok ? Mas voltando ao Raindrop, ainda não há download disponível, exceto do código. Se alguém quiser se aventurar, é só clicar, mas eu prefiro esperar uma versão oficial pra conferir mais de perto, afinal as soluções da Mozilla em geral são bem interessantes, vide Ubiquity e Snowl.
Mais...

Novidades no Google Latitude

O Google Latitude, que permite registrar sua localização em tempo real através do celular e/ou PC, agora conta com novos recursos que incluem alertas para identificação de amigos nas proximidades e histórico de localização. Basta acessar a página do serviço a partir do celular para baixar o aplicativo e começar a usar. Ou não. Via Lifehacker.
Mais...

Dicas de segurança ao usar redes sem fio públicas

Embora não sejam tão populares aqui (quem já tentou encontrar uma rede sem fio gratuita num aeroporto do país sabe bem disso), lá fora são muito comuns redes wifi gratuitas, seja em aeroportos, voos (nova ortografia!) ou mesmo no ponto de ônibus. A Google recentemente anunciou que vai fornecer rede sem fio gratuita durante os feriados de fim de ano, além de oferecer o serviço há tempos em Moutain View.

De todo modo, as dicas do DailyWireless são bastante úteis, mesmo quando não estiver usando redes gratuitas, afinal quase sempre estamos usando redes públicas, a menos que tenham privatizado a Internet e não me avisaram ;-). Por isso transcrevo abaixo trecho do artigo, em tradução livre.
  1. Verifique se o access point que está usando é legítimo, e não um "hacker ad-hoc".
  2. Criptografe os arquivos antes de enviar por e-mail.
  3. Use uma VPN.
  4. Use um firewall pessoal.
  5. Use anti-vírus.
  6. Atualize seu sistema operacional.
  7. Fique atento às pessoas à sua volta.
  8. Use e-mail que suporte SSL (HTTPS).
  9. Desative o compartilhamento de arquivos.
  10. Use senha no equipamento e em arquivos importantes.
Mais...

Como executar o vSphere Client no Windows 7

Para quem utiliza VMware e precisa do vSphere Client, sabe que ele só roda em Windows, embora hajam tentativas de fazê-lo funcionar no Linux. Com o lançamento do Windows 7, foi uma decepção descobrir que o cliente também não funcionava neste sistema. O TECHHEAD ensina como resolver o problema com alguns artifícios mirabolantes, que pra mim não funcionaram até agora. Fiquei receoso de baixar a tal DLL, mas o site parece idôneo, então confiei. Se alguém tiver melhor sorte, por favor comente aqui. Vou continuar tentando.

Update: o workaround "oficial" está aqui. Mas antes que percam tempo clicando, é o mesmo citado acima.

Update 2: Funcionou! Precisei criar um bat que define a variável de ambiente DEVPATH e executa o cliente, criar a variável de ambiente no Windows não resolveu.
Mais...

terça-feira, 10 de novembro de 2009

Samsung libera código de SO para dispositivos móveis

A Samsung quer entrar, talvez tarde demais, na briga pelo mercado de sistemas operacionais para dispositivos móveis, lançando o Bada, uma extensão do seu sistema proprietário, agora livre para uso pela comunidade para "usar contatos, o discador e outros utilitários além de extender o sistema com novas funcionalidades", conforme registrado pelo DailyWireless. Será que chega a preocupar Google e Apple ? Duvido.
Mais...

Roteador wifi monitora saúde


A ZyXEL lançou um roteador sem fio alimentado por bateria e de tamanho reduzido que permite o monitoramento em tempo real da saúde através de uma rede compatível com o padrão Zigbee. Parece que há uma tendência de ampliação das possibilidades de acompanhamento médico da saúde das pessoas através de aparelhos de monitoramento, o que me parece bastante interessante, embora hajam riscos importantes a serem considerados. Via DailyWireless.
Mais...

sábado, 7 de novembro de 2009

Sites para assistir TV via web

Já falamos aqui antes sobre Tv via Internet. Conheci alguns sites para assistir TV via web e venho compartilhar com vocês. Além do famoso Justin.tv, os sites abaixo oferecem uma lista variada de canais para assistir gratuitamente.

http://www.ovguide.com/
http://www.tvweb360.com/
http://www.fancast.com/
http://www.tvchannelsfree.com/
http://www.movieswamp.com/

Além dos sites acima, há outras opções, como o Livestation, um software no estilo do Miro, Megacubo e outros que facilitam assistir TV via web no computador. Há também o MyP2P, especializado em esportes e que requer a instalação de alguns programas, e outros dois que não tive tempo de analisar com calma: http://www.nosubscriptionrequired.net/ e http://yesgonow.com/. Agradecimentos ao MakeUseOf, onde encontrei a indicação da maioria dos sites.


Mais...

sexta-feira, 6 de novembro de 2009

Pesquise e compre barato

Já faz tempo que falei aqui sobre compras no exterior, e como muita coisa mudou desde então, resolvi criar um mecanismo de pesquisa que buscasse produtos nos principais sites que conheço (contribuições são bem vindas!). Assim, criei o mecanismo e venho pedir que quem tiver interesse teste e comente aqui o que achou. A idéia é facilitar a busca de produtos nos diversos sites chineses como DealExtreme, já que é muito trabalhoso ficar pesquisando em todos estes sites. Aliás, uma idéia interessante que os sites de pesquisa de preços deveriam implementar é justamente o filtro por lojas, mas por exclusão, ou seja, não quero nos resultados produtos da loja tal. Enfim, testem e me informem o que acharam, ok ? Fui!
Ah! A quem possa interessar, tenho um outro mecanismo de pesquisa, para filmes, jogos, games, etc.


Mais...

PC World diz que Ubuntu 9.10 é melhor que Windows 7

Posso dar a minha opinião pessoal, como usuário de Windows há mais de 15 anos e de Ubuntu há cerca de 3. O Ubuntu não deve nada ao Windows, seja em termos de interface (estou impressionado com o KDE 4), desempenho ou estabilidade (neste quesito então, é uma surra! E olha que eu tenho um monte de repositórios malucos para aplicativos específicos). Enfim, como disse, isto é opinião pessoal. Raro é ver um texto como o da PC World, que indica 5 razões para apontar o Ubuntu 9.10 como melhor que o Windows 7, e o mais impressionante é que a argumentação não se baseia somente no quesito preço, como se poderia supor caso não fosse a reportagem de uma revista conceituada. São tratadas questões como drivers, atualização do sistema e outros mitos sobre os quais o senso comum indica que o Linux "sofre", mas que não reflete mais a realidade. Eu recomendo a leitura, o texto não é longo e não tem o tom "Windows sux, Linux rulez!" comum aos fanáticos. Eu só acrescentaria uma coisa: teste o Kubuntu, o KDE 4 tá muito legal, mesmo!
Mais...

Google Dashboard

Numa iniciativa louvável para facilitar e aumentar o controle dos usuários sobre os serviços que utilizam do rei das buscas, a Google lançou o Google Dashboard, que fornece bastante informação interessante sobre os serviços associados à sua conta. Uma coisa que me chamou a atenção foram as estatísticas do GMail (vide abaixo). Há estatísticas sobre dezenas de serviços,  conforme indica o Terra Tecnologia, e para quem, como eu, utiliza muitos dos serviços, chega a ser assustador "realizar" a quantidade de informações sobre meus interesses que estão disponíveis através dos serviços do buscador.

Caixa de entrada: 18 conversas
Mais recente: [itsm_br] Anúncio oficial descontinuaçã...
Todos os e-mails: 27814 conversas
Mais recente: Material... às 11:28
Enviados: 3956 conversas
Mais recente: Material... às 11:28
Mais...

quarta-feira, 4 de novembro de 2009

vBlock e o datacenter plug and play

O VMware Tips informa que VMware, Cisco e EMC criaram o VCE (Virtual Computing Environment), cuja idéia é "empacotar" uma solução que inclua componentes de conectividade como o Nexus da Cisco, de virtualização da VMware e de armazenamento da EMC no que estão chamando de vBlock, que seria um conjunto de componentes integrados numa solução de rack, no melhor estilo plug and play, ligue e use. Como o Rick diz lá no texto dele, não pode ser considerada uma idéia revolucionária, mas é interessante do ponto de vista de negócios. Afinal, simplifica a aquisição de soluções para datacenters, reduzindo as preocupações com integração entre servidores, ativos de rede e soluções de armazenamento. O artigo traz ainda várias referências para saber mais sobre o assunto, que reproduzo abaixo.
VCE-An Insiders Take
VCE-Technology Innovations
VCE-Integrated Sales/Service/Support
VCE-Acadia
VCE-Partner Ecosystem
Mais...

terça-feira, 3 de novembro de 2009

Rapidinhas

Mais...

O mito da duplicação de SIDs

O excelente blog do Mark Russinovich (é verdade, sou fã do cara, é um dos maiores conhecedores do Windows no mundo, não é à toa que a Microsoft contratou) traz um artigo que desfaz aquela idéia de que clonar máquinas com Windows instalado causa problemas graves. Não é que não haja nenhum problema, mas os problemas que podem advir da duplicação de SIDs são muito menos graves do que imaginávamos. Transcrevo abaixo trecho do artigo, mas recomendo fortemente a leitura, que apesar de longa, é muito instrutiva, como todos os textos do Mark.

So is having multiple computers with the same machine SID a problem?
The only way it would be is if Windows ever references the machine SIDs
of other computers. For example, if when you connected to a remote
system, the local machine SID was transmitted to the remote one and
used in permissions checks, duplicate SIDs would pose a security
problem because the remote system wouldn’t be able to distinguish the
SID of the inbound remote account from a local account with the same
SID (where the SIDs of both accounts have the same machine SID as their
base and the same RID). However as we reviewed, Windows doesn’t allow
you to authenticate to another computer using an account known only to
the local computer. Instead, you have to specify credentials for either
an account local to the remote system or to a Domain account for a
Domain the remote computer trusts. The remote computer retrieves the
SIDs for a local account from its own Security Accounts Database (SAM)
and for a Domain account from the Active Directory database on a Domain
Controller (DC). The remote computer never references the machine SID
of the connecting computer.

In other words, it’s not the SID
that ultimately gates access to a computer, but an account’s user name
and password: simply knowing the SID of an account on a remote system
doesn’t allow you access to the computer or any resources on it.  As
further evidence that a SID isn’t sufficient, remember that built-in
accounts like the Local System account have the same SID on every
computer, something that would be a major security hole if it was.

Mais...

segunda-feira, 2 de novembro de 2009

OGC informa: ITIL v2 será descontinuado completamente até 2011

Soube através da lista ITSM_BR que a OGC comunicou a descontinuação do ITIL v2 (publicações e exames) a partir de 30 de junho do próximo ano, com a descontinuação total da versão 2 da biblioteca em 2011. Em resumo, 2010 é o ano para profissionais e empresas que pretendam se manter atualizados com a biblioteca de recomendações para gestão de TI fazerem a transição, como indica o próprio comunicado ao manter o exame "Bridge" para os "ITIL Managers" até 30 de junho de 2011.
OGC issued a schedule for the retirement of ITIL v2 Examinations and the withdrawals will be product based, with all language variants for individual qualifications and publications being removed at the same time. The withdrawal schedule will be as follows:

• 30 June, 2010 - ITIL V2 Foundation - Re-sits until 30 June 2011

• 31 August, 2010 - ITIL V2 Manager - Re-sits until 30 June 2011

• 31 December, 2010 - ITIL V2 Practitioner - Re-sits until 30 June 2011

• 31 December, 2010 - ITIL Foundation Bridge - Re-sits until 30 June 2011

• 30 June, 2011 - ITIL Manager Bridge –

• Removal of ITIL version 2 will complete on 30 June 2011

Announcement from OGC on ITIL v2 withdrawal

http://www.ogc.gov.uk/itil_ogc_withdrawal_of_itil_version2.asp

http://www.itsmfi.org/content/ogc-announces-phased-withdrawal-itil-v2-exams-itsmf-international-conference

The retirement was expected and the schedule provides a clear roadmap for organizations to transition from ITIL version 2 towards version 3. In the coming period we will provide support on helping customers to understand the benefits of transitioning next year.




Mais...

Seguidores

Tecnologia do Blogger.