A revolução do armazenamento - parte 2

Falei aqui outro dia sobre a revolução que está ocorrendo no mercado de armazenamento, com iniciativas voltadas para o mercado doméstico. Entretanto, o mercado corporativo também está "fervilhando", e vou relatar aqui alguns dos textos mais interessantes que tenho lido.

Pra começar, as soluções de iSCSI via software já estão bem maduras, tanto que há muita gente utilizando em ambiente de produção. Clique no link e confira as opções mais conhecidas (FreeNAS, OpenFiler) e outras caseiras, alem de algumas inimagináveis (Windows Storage Server, argh!). O "Storage de pobre" está mais acessível do que nunca. Dá até pra montar em casa.

Se precisa de algo mais profissional, mas pra usar em casa, outro texto bastante interessante fala de um "robô de dados" da Data Robotics, que permite armazenar terabytes de informação sem se preocupar com espaço (somente com o bolso ;-), no melhor estilo plug and play. Precisa de mais espaço ? Adicione mais discos. Acabaram os slots para HDs ? Troque um deles por outro de maior capacidade. Simples, fácil e rápido. Quer dizer, rápido já é querer demais, afinal é um dispositivo direcionado ao mercado doméstico. Mas pra quem lida com grandes quantidades de dados (e quem não lida hoje em dia, né ?), pode ser uma boa opção.

Mais um texto do StorageMojo, agora tratando das novidades da conferência Storage Visions 2010, com destaque (meu) para o SSD PCI-Express da Super Talent (2TB por U$ 6 mil), com alegado alto desempenho, o micro SD de 32 GB (a caminho), SD cards com WiFi (!?) e um vídeo demonstrativo do USB 3.0 atingindo velocidade acima de 400 MB/s (megabytes, que fique claro).

Pra finalizar, um último texto do Robin (pra não repetir StorageMojo, pois já está chato), agora explicando porque precisamos de drives com "blocagem" de 4 KB, ao invés dos atuais 512 bytes. O mais interessante (e chato ao mesmo tempo) é que, como os sistemas não estão preparados para lidar com este tamanho de bloco, será necessário utilizar, no Windows XP, por exemplo, um programa que faça o "alinhamento" do acesso ao disco para otimizá-lo. E eu reclamando porque precisaria fazer isso em servidores com acesso a Storage. Agora terei que fazer em casa, quando comprar meu próximo computador (ou HD).

Por enquanto é só (tudo) isso, espero que achem tão interessante quanto eu!

Christian Guerreiro

Professor por vocação, blogueiro e servidor público por opção, amante da tecnologia e viciado em informação.


Ensino a distância em Tecnologia da Informação: Virtualização com VMware, Big Data com Hadoop, Certificação ITIL 2011 Foundations e muito mais.


Suporte o Tecnologia que Interessa!

Você acha que as informações compartilhadas aqui são úteis?
Então me ajude a produzir ainda mais e melhores conteúdos!


É muito fácil. Basta divulgar nossos treinamentos pra alguém que conheça!


E se for de Salvador, podemos estruturar um curso presencial para sua empresa!

Eu vou ficar muito grato (e quem fizer os curso também :)!