Reconhecimento facial já é realidade até em #smartphones

Algumas aplicações recentes têm em comum uma característica bastante interessante: a capacidade de reconhecer imagens e utilizá-las com diversos propósitos. Uma delas é o Nokia Point and Find, que, a partir de uma foto tirada com o smartphone, localiza informações sobre o elemento fotografado, seja um ponto turístico ou um produto numa loja.

O Google Goggles é outro aplicativo que segue a mesma linha, porém acessa um "computador quântico" desenvolvido pela Google especialmente para identificar objetos que aparecem em fotos e vídeos.

O Daily Wireless informa que a empresa The Astonishing Tribe desenvolveu uma aplicação chamada Recognizr, que permite reconhecer pessoas e buscar informações sobre elas na web simplesmente apontando a câmera do smartphone para elas, utilizando tecnologia de reconhecimento facial, computação em nuvem e realidade aumentada. Os resultados incluem informações sobre as redes sociais em que a pessoa tem cadastro.

Mas nem tudo são flores. A tecnologia já está deixando muita gente de cabelo em pé com a possibilidade de ser identificado e ter sua privacidade invadida.

Christian Guerreiro

Professor por vocação, blogueiro e servidor público por opção, amante da tecnologia e viciado em informação.


Ensino a distância em Tecnologia da Informação: Virtualização com VMware, Big Data com Hadoop, Certificação ITIL 2011 Foundations e muito mais.


Suporte o Tecnologia que Interessa!

Você acha que as informações compartilhadas aqui são úteis?
Então me ajude a produzir ainda mais e melhores conteúdos!


É muito fácil. Basta divulgar nossos treinamentos pra alguém que conheça!


E se for de Salvador, podemos estruturar um curso presencial para sua empresa!

Eu vou ficar muito grato (e quem fizer os curso também :)!