Ferramenta gratuita para gestão de capacidade do #VMware

A empresa VKernel, apontada como uma das empresas promissoras no mercado de virtualização, disponibiliza uma série de ferramentas gratuitas, com destaque para uma chamada Capacity View, que informa, de maneira rápida, objetiva e intuitiva, a quantas anda a utilização de recursos do seu ambiente. E com um detalhe importante: informa não apenas máquinas virtuais com recursos subestimados mas também aquelas superestimadas, afinal é comum levarmos para o mundo virtual nossos vícios dos tempos de máquinas físicas, não é verdade ?

É fácil superestimar a configuração de uma máquina virtual imaginando que ela pode ter uma utilização que na realidade não terá, mesmo que isso seja até desaconselhável num ambiente virtualizado, onde as funcionalidades de otimização na distribuição de recursos permitem até mesmo subestimar a configuração de um servidor virtual permitindo que ele "roube" recursos de outro, se necessário. Não que isso seja aconselhável, claro, mas pode ser útil em situações de escassez de recursos em hosts, por exemplo.

É o que se denomina overcommitment, onde são alocados (em tese) mais recursos do que de fato existem, e a estatística se encarrega de fazer com que o ambiente funcione sem grandes problemas, como acontece com a distribuição de banda aos clientes pelas operadoras.

Voltando à ferramenta, ela é simples e direta, possui uma única tela, onde se indica o host a ser analizado e onde, depois, são fornecidas informações valiosas sobre a utilização de recursos do host, máquinas virtuais subutilizadas ou sobrecarregadas, com indicação de recursos escassos ou sobrando, como CPU, memória e disco. Vale a pena testar! A instalação (for Windows) é muito simples!

GOSTOU DESSE ARTIGO ?
Então vai querer saber sobre Os 10 Passos para a Virtualização Completa do Datacenter (e para uma vida mais tranquila para o profissional de TI!).

Christian Guerreiro

Professor por vocação, blogueiro e servidor público por opção, amante da tecnologia e viciado em informação.


Ensino a distância em Tecnologia da Informação: Virtualização com VMware, Big Data com Hadoop, Certificação ITIL 2011 Foundations e muito mais.


Suporte o Tecnologia que Interessa!

Você acha que as informações compartilhadas aqui são úteis?
Então me ajude a produzir ainda mais e melhores conteúdos!


É muito fácil. Basta divulgar nossos treinamentos pra alguém que conheça!


E se for de Salvador, podemos estruturar um curso presencial para sua empresa!

Eu vou ficar muito grato (e quem fizer os curso também :)!