Onde a #Google vai parar ?

O último lançamento da Google é a Google TV, que, com o slogan "Web meets TV, TV meets Web", promete uma integração "transparente" entre os dois mundos que a Google enxerga na vida das pessoas. Conteúdo da web (fotos, videos e até aplicativos), além de pesquisa integrada (séries, filmes, etc - direto da web ou do satélite pra TV) são a promessa, demonstrada no Google I/O. Confira todos os detalhes na cobertuda do Gizmodo.

Outro lançamento recente é o padrão WebM, que deve substituir o CODEC h.264, cercado por questões de licenciamento que podem elevar os custos da disponibilização de vídeo e áudio na web. Por conta disso, a proposta da Google foi apoiada por muitas empresas, e ainda conta com as vantagens de ser um padrão livre de royalties e criado pensando na chamada "ubiquidade", ou seja, considera sua utilização nas mais diversas plataformas, de smartphones a desktops.

Junte-se a isso o lançamento do Android 2.2, que já é utilizado em Netbooks e smartphones, nestes últimos já ultrapassou o Windows Mobile e até o iPhone em alguns casos.

Acrescente no bolo o domínio dos acessos à web, que em sua maioria passam pelo maior buscador de todos os tempos, sem falar do GMail e do sem número de outros serviços da "Big G" que acessamos diariamente, e temos aqui a receita para o domínio do mundo. Sem falar no controle do tráfego da web, que chegou a ter 10% vinculado a serviços da Google no ano passado.

De quebra, considere a coleta "acidental" de dados em redes wifi públicas que gerou polêmica na Europa.

É ou não é assustador pensar que uma única empresa pode ter informações sobre nossos sites acessados, mensagens, programas de TV, ligações, consultas médicas e muito mais ?

Christian Guerreiro

Professor por vocação, blogueiro e servidor público por opção, amante da tecnologia e viciado em informação.


Ensino a distância em Tecnologia da Informação: Virtualização com VMware, Big Data com Hadoop, Certificação ITIL 2011 Foundations e muito mais.


Suporte o Tecnologia que Interessa!

Você acha que as informações compartilhadas aqui são úteis?
Então me ajude a produzir ainda mais e melhores conteúdos!


É muito fácil. Basta divulgar nossos treinamentos pra alguém que conheça!


E se for de Salvador, podemos estruturar um curso presencial para sua empresa!

Eu vou ficar muito grato (e quem fizer os curso também :)!