A matemática do #VMware DRS

Um texto muito interessante do Professional VMware mostra como funciona em detalhes o cálculo do VMware Distributed Resource Scheduler, um componente que faz o balanceamento de carga entre os hosts ESX.
Dois detalhes importantes: primeiro, é bom saber que o cálculo da carga leva em consideração apenas uso de processador e memória, portanto cuidado com os gargalos de disco e rede; segundo, é interessante utilizar regras de afinidade para evitar que serviços "conflitantes" sejam alocados no mesmo host, por exemplo colocando todos os servidores de banco no mesmo host.
Agora vamos à matemática. O algoritmo utilizado pelo DRS leva em conta um índice de "desbalanceamento", disponível através do VI Client, e a quantidade de hosts. O índice representa o desvio padrão entre as cargas dos hosts (esta calculada a partir da carga esperada das VMs e da capacidade do host), e é calculado de acordo com a configuração de recomendações a serem aplicadas pelo DRS, classificadas numa escala de 2 a 5 estrelas, onde 5 indica mudanças obrigatórias, executadas quando um host é colocado em manutenção ou quando uma regra de afinidade é aplicada, enquando 2 indica mudanças que vão trazer ganhos pouco significativos em termos de balanceamento de carga.
De posse destas informações, o texto traz um exemplo de cálculo do índice que ilustra como utilizá-lo para avaliar cenários hipotéticos, alterando as duas variáveis envolvidas (índice e quantidade de hosts), de forma que se possa simular qual o impacto de acrescentar um host no cluster, por exemplo. O texto é bem "escovação de bits", mas pra quem gosta, vale muito a pena, inclusive porque tem um link para um texto ainda mais detalhado sobre o assunto, além dos artigos da base de conhecimento da VMware. Boa escovação!

GOSTOU DESSE ARTIGO ?
Então vai querer saber sobre Os 10 Passos para a Virtualização Completa do Datacenter (e para uma vida mais tranquila para o profissional de TI!).

Christian Guerreiro

Professor por vocação, blogueiro e servidor público por opção, amante da tecnologia e viciado em informação.


Ensino a distância em Tecnologia da Informação: Virtualização com VMware, Big Data com Hadoop, Certificação ITIL 2011 Foundations e muito mais.


Suporte o Tecnologia que Interessa!

Você acha que as informações compartilhadas aqui são úteis?
Então me ajude a produzir ainda mais e melhores conteúdos!


É muito fácil. Basta divulgar nossos treinamentos pra alguém que conheça!


E se for de Salvador, podemos estruturar um curso presencial para sua empresa!

Eu vou ficar muito grato (e quem fizer os curso também :)!