A #NASA e o #ITIL


Information Technology Infrastructure Library Process Graphic

Se pudermos aplicar a idéia de que a qualidade de um produto é refletida nos seus usuários, ou seja, que clientes exigentes tendem a adquirir produtos com maior qualidade, então o que dizer de um "produto" utilizado pela NASA ? Pra quem precisava de uma referência que fundamentasse uma iniciativa para aplicação das recomendações do ITIL, aqui está um ótimo argumento: "Se a NASA usa, é porque deve ter qualidade, certo ?

Nas palavras da CIO da NASA, Linda Cureton:
"Adapting these ITIL processes that have been refined and vetted thousands of times supports our goal of being the best at IT, enabling our delivery of outstanding IT services for our world- class scientists and engineers here at NASA,"

O que achei mais interessante foi o fato de a CIO colocar a questão da adaptação dos processos do ITIL, algo que normalmente é mal compreendido, levando à conclusão equivocada de que o ITIL é uma espécie de norma rígida, uma "camisa de força" que impede os movimentos da organização no gerenciamento de serviços. Muito pelo contrário!

Como bem demonstrado pela observação citada, um dos pontos fortes (senão o mais forte) do ITIL é justamente sua visão em consonância com a velha máxima "cada caso é um caso", de forma que o primeiro passo antes de "implementar" o ITIL é compreender quais processos fazem sentido no cenário atual da organização, como eles podem ser adequados a esta realidade.

Christian Guerreiro

Professor por vocação, blogueiro e servidor público por opção, amante da tecnologia e viciado em informação.


Ensino a distância em Tecnologia da Informação: Virtualização com VMware, Big Data com Hadoop, Certificação ITIL 2011 Foundations e muito mais.


Suporte o Tecnologia que Interessa!

Você acha que as informações compartilhadas aqui são úteis?
Então me ajude a produzir ainda mais e melhores conteúdos!


É muito fácil. Basta divulgar nossos treinamentos pra alguém que conheça!


E se for de Salvador, podemos estruturar um curso presencial para sua empresa!

Eu vou ficar muito grato (e quem fizer os curso também :)!