#Segurança no #Ubuntu

Andei pesquisando ferramentas de segurança para Linux e encontrei este ótimo texto que lista ferramentas muito úteis para o Ubuntu. Instalei quase todas na minha máquina pra testar, e acho que algumas podem ser bastante úteis, especialmente para servidores expostos na web. Há ferramentas para verificar a integridade de arquivos e pastas (fcheck), detectores de rootkits (rkhunter) e uma lista extensa de outras ferramentas bem interessantes.

Uma característica que me chamou a atenção foi que muitas delas criam agendamentos no cron para execução diária automática com notificações por e-mail. Ou seja, basta um apt-get e pronto, já temos informações valiosas sobre a integridade dos arquivos de configuração do sistema e muito mais, automaticamente enviadas por e-mail. Depois é só refinar as configurações para ajustar eventuais informações desnecessárias.

Christian Guerreiro

Professor por vocação, blogueiro e servidor público por opção, amante da tecnologia e viciado em informação.


Ensino a distância em Tecnologia da Informação: Virtualização com VMware, Big Data com Hadoop, Certificação ITIL 2011 Foundations e muito mais.


Suporte o Tecnologia que Interessa!

Você acha que as informações compartilhadas aqui são úteis?
Então me ajude a produzir ainda mais e melhores conteúdos!


É muito fácil. Basta divulgar nossos treinamentos pra alguém que conheça!


E se for de Salvador, podemos estruturar um curso presencial para sua empresa!

Eu vou ficar muito grato (e quem fizer os curso também :)!