FISL 11: Automação com puppet no Terra

O Jefferson, do Terra, apresentou a utilização do puppet para gestão automatizada da configuração das centenas de servidores, dentro de um processo que automatiza desde a instalação do SO, serviços, configurações diversas e inclusão no sistema de monitoramento. A palestra foi muito interessante, mas acho que o Jefferson poderia ter sido mais didático, já que tive alguma dificuldade para compreender os detalhes do funcionamento do puppet. De qualquer maneira, a solução que o Terra encontrou para fazer a implantação de dezenas de servidores rapidamente . Deixo aqui as referências indicadas: http://docs.puppetlabs.com e http://github.com/lak/puppet.
image
Conforme podemos observar no diagrama acima, a solução permite a configuração automatizada de serviços com controle de versão (SVN ou outro sistema), permitindo controlar todos os detalhes das configurações distribuídas aos clientes. A comunicação via HTTPS simplifica a segurança, na medida em que é comum a liberação do acesso via HTTP/HTTPS aos servidores. Com os vários tipos de recursos suportados (pacotes, grupos, etc) é possível fazer uma gama bem diversa de configurações, desde instalar pacotes e atualizar arquivos de configuração até ajustar configurações de permissão em grupos. Certamente uma solução extremamente útil para garantir a padronização da configuração de servidores.

Christian Guerreiro

Professor por vocação, blogueiro e servidor público por opção, amante da tecnologia e viciado em informação.


Ensino a distância em Tecnologia da Informação: Virtualização com VMware, Big Data com Hadoop, Certificação ITIL 2011 Foundations e muito mais.


Suporte o Tecnologia que Interessa!

Você acha que as informações compartilhadas aqui são úteis?
Então me ajude a produzir ainda mais e melhores conteúdos!


É muito fácil. Basta divulgar nossos treinamentos pra alguém que conheça!


E se for de Salvador, podemos estruturar um curso presencial para sua empresa!

Eu vou ficar muito grato (e quem fizer os curso também :)!