FISL 11: Expresso em Nuvem

O diretor-presidente do SERPRO, Marcos Manzoni, anunciou no FISL 11 a oferta do Expresso como um serviço em nuvem para "todas as esferas do governo". é uma iniciativa ousada, que espero que dê certo, mas sobre a qual tenho algum receio em virtude de ser o Expresso uma solução que ainda apresenta problemas, digamos, "chatos", principalmente do ponto de vista do usuário.

A impressão que tenho é que a interface não evoluiu tanto quanto o "backend" da solução, de forma que temos, de um lado, falhas que chegam a ser ridículas, como erros ao lidar com rascunhos e outros recursos básicos de correio eletrônico, incompatibilidade com navegadores, e de outro temos recursos como o armazenamento de mensagens offline, que, se não é estável como seria desejado, é um recurso inovador e diferenciado em relação a muitas soluções de correio. Há inclusive rumores de que o SERPRO teria "congelado" o desenvolvimento do Expresso para investir mais pesadamente na solução dos problemas da interface web.

Por isso, repito: a iniciativa é muito ousada, e nos resta aguardar e ver se os esforços do SERPRO serão suficientes para tornar o Expresso uma solução de ponta!

Mais informações no Portal do SERPRO, e continuem acompanhando as notícias do FISL 11 aqui no blog.

Christian Guerreiro

Professor por vocação, blogueiro e servidor público por opção, amante da tecnologia e viciado em informação.


Ensino a distância em Tecnologia da Informação: Virtualização com VMware, Big Data com Hadoop, Certificação ITIL 2011 Foundations e muito mais.


Suporte o Tecnologia que Interessa!

Você acha que as informações compartilhadas aqui são úteis?
Então me ajude a produzir ainda mais e melhores conteúdos!


É muito fácil. Basta divulgar nossos treinamentos pra alguém que conheça!


E se for de Salvador, podemos estruturar um curso presencial para sua empresa!

Eu vou ficar muito grato (e quem fizer os curso também :)!