FISL 11: nginx

Esta foi uma das palestras mais surpreendentes do FISL 11, pelo menos pra mim, que não conhecia o nginx. O nginx é um servidor web de alto desempenho, e a palestra do seu criador, o russo Igor Sysoev, descreveu as características técnicas que fazem com que o software seja tão eficiente, o levando a figurar no "Top 3" dentre os servidores web mais utilizados pelos 1000 sites mais acessados do mundo, de acordo com a Google. A lista de sites "de peso" que utilizam o nginx é grande, e conta com nomes como SourceForge, Wordpress, Bit.ly, Twitpic, Hulu, Archive.org e outros. Aqui no Brasil, Terra e IG utilizam, e citaram isso em outras palestras.

A arquitetura diferenciada, que não se baseia na idéia de uma thread por conexão, entre outras características, fazem do nginx, de acordo com seu desenvolvedor, um software capaz de suportar uma carga muito grande de requisições com utilização mínima de memória, fazendo com que muitas empresas o prefiram em detrimento do Apache.

Eu ainda me surpreendo com este tipo de coisa, pois quando achamos que determinadas soluções já estão bem resolvidas e maduras, uma nova solução surge e demonstra que sempre há espaço para inovação. Algo curioso é o fato de que o desenvolvimento do nginx foi iniciado em 2002, mas foi a partir de 2006 que ele começou a crescer em utilização e ocupar um espaço maior no mercado, de acordo com o Google Trends.

Christian Guerreiro

Professor por vocação, blogueiro e servidor público por opção, amante da tecnologia e viciado em informação.


Ensino a distância em Tecnologia da Informação: Virtualização com VMware, Big Data com Hadoop, Certificação ITIL 2011 Foundations e muito mais.


Suporte o Tecnologia que Interessa!

Você acha que as informações compartilhadas aqui são úteis?
Então me ajude a produzir ainda mais e melhores conteúdos!


É muito fácil. Basta divulgar nossos treinamentos pra alguém que conheça!


E se for de Salvador, podemos estruturar um curso presencial para sua empresa!

Eu vou ficar muito grato (e quem fizer os curso também :)!