FISL 11: NoSQL


A palestra do Julio Viegas demonstrou vários bancos de dados que têm surgido na linha NoSQL, cujo mais conhecido representante é provavelmente o Cassandra, em razão da sua adoção por Twitter, Facebook (que inclusive desenvolveu a solução) e vários outros grandes sites da web.

A idéia básica deste tipo de banco de dados é o armazenamento de "tuplas", na forma (chave, valor), de modo a facilitar a captura e armazenamento de dados estruturados, mas sem o overhead gerado pelo famoso ACID dos bancos de dados relacionais como MySQL e PostgreSQL.

Assim, o foco deste tipo de sistema é o desempenho e não a consistência, embora alguns possam prover algumas garantias. A lista de soluções inclui, como se pode ver na imagem acima, o MongoDB (que nome, hein ?), que traz inclusive um "shell NoSQL" onde é possivel testar todo o seu poder, e ainda o CouchDB, da fundação Apache, e o Redis, entre outros.

Christian Guerreiro

Professor por vocação, blogueiro e servidor público por opção, amante da tecnologia e viciado em informação.


Ensino a distância em Tecnologia da Informação: Virtualização com VMware, Big Data com Hadoop, Certificação ITIL 2011 Foundations e muito mais.


Suporte o Tecnologia que Interessa!

Você acha que as informações compartilhadas aqui são úteis?
Então me ajude a produzir ainda mais e melhores conteúdos!


É muito fácil. Basta divulgar nossos treinamentos pra alguém que conheça!


E se for de Salvador, podemos estruturar um curso presencial para sua empresa!

Eu vou ficar muito grato (e quem fizer os curso também :)!