Usando a web para conhecer os políticos e votar melhor

A web tem se tornado cada vez mais o meio preferido para um conjunto de ações que antes ocorriam fora do "mundo virtual". As eleições são um dos maiores exemplos disso, pois, com exceção das famosas mensagens indesejadas que recebíamos dos candidatos, as campanhas aconteciam exclusivamente no "mundo real".
Um fato merece destaque para justificar esta mudança: a eleição do atual presidente americano, Barack Obama, que foi impulsionada pelo uso dos diversos canais de comunicação disponíveis na web (Twitter e outras redes sociais, sites, blogs, etc), demonstrando pela primeira vez que a utilização adequada destes meios pode fazer uma grande diferença na eleição (ou não) de um candidato.
Este texto tem o objetivo de fornecer algumas dicas sobre como encontrar informações relevantes sobre os candidatos na web, de forma que você possa acompanhar notícias, conhecer melhor o político e ter informações suficientes para tomar a melhor decisão em outubro próximo. Dá até pra trocar mensagens com eles, se desejar.
Sem mais rodeios, vamos ao que interessa:
Twitter

O serviço de informações em tempo real se tornou rapidamente uma excelente fonte de informações sobre todo tipo de assunto. As notícias mais recentes sobre tudo que acontece no mundo aparecem primeiro no Twitter, por isso mesmo é o melhor lugar para acompanhar tudo que os candidatos andam fazendo, seja diretamente pelo Twitter dos próprios, ou acompanhando os tweets de veículos da imprensa que noticiem sobre política. Segue o Twitter de alguns candidatos para quem quiser acompanhar, inclusive candidatos da Bahia.

Dilma Rousseff - http://twitter.com/dilmabr
José Serra - http://twitter.com/joseserra_ (note o sublinhado)
Geddel Vieira Lima - http://twitter.com/geddel
Wikipédia
A enciclopédia colaborativa é uma boa fonte de informações sobre candidatos, embora haja alguma desconfiança sobre a qualidade e confiabilidade das informações lá existentes. O fato é que quanto mais informação melhor, portanto não deixe de conferir as páginas de alguns candidatos na Wikipédia.

Alertas do Google

Se você tem uma conta no Google (GMail), basta acessar http://alerts.google.com e indicar o nome do candidato que deseja "monitorar", e clicar em criar alerta. A partir daí, você receberá diariamente, semanalmente ou em tempo real os resultados do "monitoramento". Ou seja, cada vez que o buscador identificar na web qualquer menção ao nome do candidato, será enviada uma mensagem pra você. Fácil, né ? Os alertas do Google podem ser úteis para monitorar qualquer coisa, este é apenas um exemplo de sua utilidade.

Outras informações


Alguns candidatos possuem portais e blogs próprios ou mantidos por simpatizantes, e basta buscar pelo nome do candidato desejado para ter informações sobre estes portais.
Outras buscas interessantes a serem feitas incluem a utilização das palavras comuns da nossa política, como escândalo corrupção, e podem ser uma boa forma de ter acesso às notícias sobre casos de corrupção e escândalos envolvendo os candidatos.
Mas cabe uma ressalva: leia sempre pelo menos duas fontes distintas. Se tornou comum no país a compra da imprensa pelos políticos, desta forma todo político tem pelo menos um veículo encarregado de "maquiar" as notícias para dar uma conotação que o favoreça. Mesmo os veículos supostamente isentos, como as emissoras de TV, rádio e até os portais de notícias da web como UOL e Terra, não são imparciais como deveriam, portanto confira sempre os dois lados da história, e tire suas próprias conclusões.
Pra finalizar, quero deixar aqui um recado muito importante: a web é uma excelente fonte de informações que pode ser útil para os mais diversos propósitos, e sendo assim, cabe a cada um de nós fazer o melhor uso possível delas. Portanto, aproveitem!
Tem alguma dica interessante para ajudar as pessoas a votar melhor ? Indique aqui!

Christian Guerreiro

Professor por vocação, blogueiro e servidor público por opção, amante da tecnologia e viciado em informação.


Ensino a distância em Tecnologia da Informação: Virtualização com VMware, Big Data com Hadoop, Certificação ITIL 2011 Foundations e muito mais.


Suporte o Tecnologia que Interessa!

Você acha que as informações compartilhadas aqui são úteis?
Então me ajude a produzir ainda mais e melhores conteúdos!


É muito fácil. Basta divulgar nossos treinamentos pra alguém que conheça!


E se for de Salvador, podemos estruturar um curso presencial para sua empresa!

Eu vou ficar muito grato (e quem fizer os curso também :)!