FISL 11: Mais sobre Cloud Computing

Vou comentar mais algumas palestras que trataram, direta ou indiretamente, do tema principal do FISL deste ano.

IaaS - Cloud Computing quebrando paradigmas em empresas de WebHosting!

A palestra do Luiz Thiago tratou sobre as soluções de cloud computing utilizadas pela empresa em que ele trabalha, um provedor de serviços de hospedagem. Seguem algumas informações interessantes:

  • Eles usavam a plataforma VPS (OpenVZ), mas o mantenedor se suicidou (não é brincadeira!);
  • Tiveram que migrar para Xen;
  • Ele indicou o OpenQRM;
  • Foram descritas algumas características da solução que eles oferecem para os clientes, e comentou uma coisa interessante com relação ao tamanho de cada "instância", que na empresa deles foi definido pela área comercial, ou seja, a área financeira definiu a quantidade de recursos que deveria ser alocada "por vez" para cada cliente, de forma a obter um retorno interessante. Assim, se o usuário precisasse de uma quantidade específica de recursos, teria que se enquadrar no "pacote de instâncias" mais próximo que lhe atendesse, embora a solução permitisse uma granuralidade maior na alocação de recursos. Pra exemplificar, se cada instância tivesse uma CPU de 500 Mhz, 256 GB de RAM e 100 GB de HD, e o cliente precisasse de CPU com 2 Ghz, 512 GB de RAM e 150 GB de HD, teria que adquirir um pacote com 4 instâncias.

Red Hat Cloud Computing

O pessoal da Red Hat descreveu a solução deles, a RHEV. Uma coisa muito legal desta palestra foi o debate após a apresentação, onde foram levantados alguns questionamentos sobre funcionalidades de outras soluções, especialmente VMware, ainda não suportados na solução da Red Hat, e foram pontuadas algumas coisas interessantes, como a real utilidade do Fault Tolerance, que implica numa reserva de recursos que diminui a flexibilidade no ambiente, e que na prática, segundo eles, não seria tão utilizada.

Algumas informações importantes sobre a solução da Red Hat:

  • A console de gerenciamento foi desenvolvida em .Net (hein?), mas está sendo portada para Java;
  • Há recursos equivalentes aos conhecidos HA, DRS, regras de afinidade, Snapshots e Templates da VMware;
  • API para scripts Powershell (futuramente Java);
  • É possível escolher níveis de compatibilidade entre hosts de forma a "compatibilizar" processadores diferentes, viabilizando Live Migration e pools de recursos, mas há limitações;
  • A plataforma para computação em nuvem é composta por um componente denominado Satellite, que faz o trabalho de provisionamento de instâncias;
  • A solução envolve o uso do JBoss e do MRG (para ambientes de alto desempenho baseados em grid);
  • Compatível com outras plataformas (incluindo Amazon, VMware e Hyper-V);
  • Participação no projeto Delta Cloud, uma API comum para as diversas "nuvens";
  • A solução ainda não está madura, embora o desenvolvimento esteja a passos firmes.

Ganeti

O Michael Hanselmann, da Google, estava lá mais uma vez pra falar do produto de virtualização utilizado internamente pela Big G, e mostrou que a solução evoluiu bastante nos últimos anos. O software que suporta a nuvem privada da Google ainda não é compatível com a solução da VMware, e não deve ser, já que o foco está em atender as necessidades internas da Google. Por isso acredito que seja uma opção bem interessante para quem utiliza Xen ou KVM, onde o produto pode agregar funcionalidades interessantes. Confesso que foi um pouco decepcionante, já que pretendia utilizar a solução. Mas, como diz o outro, faz parte.

Uma palestra que não consegui assistir mas que me parecia bastante interessante foi a Delta Cloud. Many Clouds. One API. No Problem. Encontrei mais informações sobre a API Delta Cloud em http://deltacloud.org e a proposta me pareceu muito interessante: permitir a interoperabilidade entre as nuvens, garantindo assim a portabilidade dos serviços e a livre escolha pelos clientes. Se pegar, vai ser muito bacana!

Christian Guerreiro

Professor por vocação, blogueiro e servidor público por opção, amante da tecnologia e viciado em informação.


Ensino a distância em Tecnologia da Informação: Virtualização com VMware, Big Data com Hadoop, Certificação ITIL 2011 Foundations e muito mais.


Suporte o Tecnologia que Interessa!

Você acha que as informações compartilhadas aqui são úteis?
Então me ajude a produzir ainda mais e melhores conteúdos!


É muito fácil. Basta divulgar nossos treinamentos pra alguém que conheça!


E se for de Salvador, podemos estruturar um curso presencial para sua empresa!

Eu vou ficar muito grato (e quem fizer os curso também :)!