FISL 11: Monitorando aplicações Java EE com Zabbix/Zapcat

Tomcat LogoZabbix

 

 

 

 

A palestra do Fernando Lozano foi mais uma excelente apresentação do FISL deste ano. Experiente, o consultor e instrutor da 4Linux forneceu uma série de dicas e informações úteis a quem precisa gerenciar servidores de aplicação como Tomcat e JBoss. Vamos a elas:

  • O Java possui um padrão denominado JMX que é destinado justamente a fornecer uma série de indicadores de desempenho via SNMP, com MIB descrita e tudo mais;
  • O JBoss possui uma console JMX e uma alternativa denominada JOPR que pode ser útil para monitorar aplicações;
  • O Tomcat também disponibiliza informações na sua (em geral subutilizada) console;
  • Através do Tomcat Manager é possível ter acesso ao JMXProxy, que fornece uma maneira (ligeiramente complexa) de coletar informações sobre as aplicações;
  • Uma coisa que ele pontuou foi o fato de que são muitos indicadores disponíveis, por isso decidir o que é necessário monitorar é uma tarefa que não deve ser subestimada; no Java 5 é possível optar entre 4 opções de Garbage Collection, segundo ele!
  • Estão disponíveis 486 Mbeans (Management Beans - representam recursos monitorados) para JBoss e 128 para Tomcat;
  • Foi apresentado o "modelo funil" para análise de desempenho de aplicações, que na prática significa que devemos começar a análise do problema pela interface (usuário), depois servidor de aplicação e finalmente banco de dados, pois somente uma parte das atividades realizadas pelo usuário na interface da aplicação se reverte em ações necessárias do servidor de aplicação e uma quantidade ainda menor vai implicar em manipulação de dados no banco, desde que a aplicação seja bem feita, de acordo com o consultor;
  • O Zabbix é um software livre para monitoramento baseado em SNMP que integra um componente chamado Zapcat, "especializado" em JMX, o que facilita o monitoramento de aplicações Java.

O fim de nossa série de análises das palestras do FISL 11 se aproxima, até o momento já foram mais de 30 palestras comentadas!

Christian Guerreiro

Professor por vocação, blogueiro e servidor público por opção, amante da tecnologia e viciado em informação.


Ensino a distância em Tecnologia da Informação: Virtualização com VMware, Big Data com Hadoop, Certificação ITIL 2011 Foundations e muito mais.


Suporte o Tecnologia que Interessa!

Você acha que as informações compartilhadas aqui são úteis?
Então me ajude a produzir ainda mais e melhores conteúdos!


É muito fácil. Basta divulgar nossos treinamentos pra alguém que conheça!


E se for de Salvador, podemos estruturar um curso presencial para sua empresa!

Eu vou ficar muito grato (e quem fizer os curso também :)!