#GMail e a Caixa de Entrara Prioritária

O mais novo recurso do webmail quase perfeito chegou neste fim de semana à minha Caixa de Entrada (Inbox na verdade, já que configurei o idioma inglês para ter acesso mais rápido aos novos recursos). A Caixa de Entrada Prioritária, ou Priority Inbox, permite controlar melhor as mensagens importantes que recebemos e que devem ser priorizadas.
 
O recurso funciona de maneira totalmente automática, e, como alguns programas anti-spam de antigamente, pode ser treinado para identificar as mensagens que importam. Para isso, são levados em consideração vários critérios, incluindo com quem você troca mensagens mais frequentemente, com que frequência você conversa (via chat ou e-mail) com essas pessoas, e palavras-chave que aparecem nas mensagens. Se ainda assim o recurso não priorizar corretamente suas mensagens, basta clicar nos novos botões marcar como importante ou marcar como não importante, e o GMail vai aprendendo com os erros.
 
Além disso, é possível mudar o tipo de mensagem que vê em cada seção (como mudar de "importante e não lido" para "importante"). E se quiser ter absoluta certeza de que algumas mensagens serão sempre marcadas como importantes (como mensagens do chefe), basta configurar um filtro e escolher a opção "sempre marcar como importante". E há ainda a possibilidade de encontrar rapidamente todas as mensagens importantes utilizando o operador is:important na busca.
 
Se nada disso o convenceu de que o recurso é útil, você pode simplesmente ignorar o item Caixa de Entrada Prioritária e utilizar a velha Caixa de Entrada convencional, ou pode acessar as configurações do seu GMail e desativar o recurso completamente.
 
Na prática, o recurso permite que você tenha três níveis de prioridade: mensagens importantes e não lidas, mensagens estreladas e todo o resto. Desta forma, é possível organizar as mensagens com prioridade máxima utilizando a opção marcar como importante e mensagens com prioridade menor utilizando o recurso de estrelas. E, como as opções de estrelas são muitas, você pode utilizar símbolos diferentes para indicar prioridades diferentes, ampliando a utilidade do recurso.
 
Achei o recurso muito interessante, mas notei um pequeno problema: ele não é compatível com o recurso Múltiplas Caixas de Entrada, muito útil pra mim pois me ajudava a acompanhar as mensagens enviadas que necessitavam de atenção especial, como um pedido que aguardava uma resposta. Assim, preciso avaliar se é possível acompanhar estas mensagens utilizando a Caixa de Entrada Prioritária (marcando com estrelas, talvez), ou terei que utilizar a Caixa de Entrada convencional, que no meu caso não é tão convencional, já que inclui as visões de Caixa de Entrada, Mensagens Enviadas e Lixeira (não riam!).
 
E vocês, o que acharam do novo recurso ?

Siga-nos no Twitter!
Receba os textos via e-mail ou RSS!

Confira outros textos sobre o tema!

Christian Guerreiro

Professor por vocação, blogueiro e servidor público por opção, amante da tecnologia e viciado em informação.


Ensino a distância em Tecnologia da Informação: Virtualização com VMware, Big Data com Hadoop, Certificação ITIL 2011 Foundations e muito mais.


Suporte o Tecnologia que Interessa!

Você acha que as informações compartilhadas aqui são úteis?
Então me ajude a produzir ainda mais e melhores conteúdos!


É muito fácil. Basta divulgar nossos treinamentos pra alguém que conheça!


E se for de Salvador, podemos estruturar um curso presencial para sua empresa!

Eu vou ficar muito grato (e quem fizer os curso também :)!