#Ubuntu Source List Generator

Quem utiliza Ubuntu e gosta de testar versões mais novas do sistema ou de aplicativos específicos (Wine, Chromium, Firefox, etc) sabe o verdadeiro martírio que pode ser a configuração e atualização dos repositórios para obter as versões mais recentes dos aplicativos. Mas agora "seus pobremas acabarum"! Chegou (na verdade já existe, eu que descobri agora) o Source List Generator (e não é Tabajara)!
O serviço permite selecionar uma lista bem razoável de repositórios (PPA, etc) para os aplicativos mais comumente utilizados no Ubuntu, de forma que você possa ter acesso antes a suas versões mais atuais, ou testar versões em desenvolvimento, mas que já funcionam (quase sempre) bem, como no caso do Chromium 7. Na minha humilde opinião, faltou incluir os repositórios para o Open Office e Compiz (na verdade teriam alguns outros, mas vai que só eu utilizo...). Por outro lado, contempla o interessantíssimo Terminator, que eu chamaria de multi-emulador de terminal.
Mas nada disso invalida a utilidade do serviço, especialmente em tempos de Maverick Meerkat beta. A nova versão do Linux mais humano de todos os tempos da última semana já é suportada pelo serviço, que resolveu um grande problema meu, pois alguns repositórios do Lucid não estavam mais funcionando.
O processo é bastante simples: na tela inicial, deve-se selecionar os repositórios oficiais desejados e os aplicativos para os quais deve-se incluir os repositórios PPA. Na tela seguinte, são exibidos os repositórios, no formato apropriado para copiar e colar no sources.list, e ainda os comandos apt-keys para adicionar as chaves dos repositórios (é só copiar e colar no terminal - outra dor de cabeça a menos).

Christian Guerreiro

Professor por vocação, blogueiro e servidor público por opção, amante da tecnologia e viciado em informação.


Ensino a distância em Tecnologia da Informação: Virtualização com VMware, Big Data com Hadoop, Certificação ITIL 2011 Foundations e muito mais.


Suporte o Tecnologia que Interessa!

Você acha que as informações compartilhadas aqui são úteis?
Então me ajude a produzir ainda mais e melhores conteúdos!


É muito fácil. Basta divulgar nossos treinamentos pra alguém que conheça!


E se for de Salvador, podemos estruturar um curso presencial para sua empresa!

Eu vou ficar muito grato (e quem fizer os curso também :)!