Feliz aniversário atrasado, #OpenOffice!

Transcrevo abaixo, em tradução livre (automática e revisada - desculpem os erros), o comunicado da comunidade OpenOffice.org, pelos 10 anos de vida da solução. É uma leitura muito interessante e simbólica para uma reflexão sobre o papel do software livre, especialmente em nosso país. O OpenOffice (e agora o LibreOffice) não depende de você, Oracle!

A todos, um feliz aniversário atrasado! 

Dez anos atrás, em 13 de Outubro de 2000, a Sun divulgou o código fonte do StarOffice sob licenças open-source. Formidável em tamanho e complexidade e posicionado contra uma concorrente, aparentemente esmagadoramente dominante, o OpenOffice.org foi visto como melhor das hipóteses, idiota, na pior das hipóteses, chata, que só possam servir para drones escritório. Navegadores, dizia-se, se divertir mais. 

Mas nós, da comunidade do projeto OpenOffice.org, mostrou esses céticos que estavam errados. Nós mostramos ao mundo que uma suíte de produtividade de escritório livre usando padrões abertos, especialmente o que mais tarde veio a ser conhecido como o OpenDocument Format (ODF), é mais desejável, mais poderoso e mais transformador do que qualquer outro browser poderia ser. Nós, da comunidade do projeto OpenOffice.org, demos ao mundo um conjunto de ferramentas que permite que todos participem como iguais nos domínios do comércio, ciência, educação, governo, para citar apenas alguns. 

Nós demos ao mundo as ferramentas para fazer as coisas e trabalhar juntos. Com o OpenOffice.org, as pessoas produzem - e suas produções são deles para manter e fazer com que eles vão. Essa é a verdadeira liberdade. 

É uma liberdade que hoje talvez 100 milhões de pessoas desfrutem. Em algumas regiões, o uso dos nossos produtos é superior a 20 por cento da base de usuários da suite de escritório. Como fizemos isso? E sem gastar bilhões esperados em matéria de publicidade e outros esforços de marketing ? Em grande medida, o OpenOffice.org, a aplicação feita por nós, da comunidade, vende por si mesmo, e sua boa notícia é transmitida através do boca a boca, não através de outdoors e similares. A sua qualidade e desempenho profissional é extremamente persuasivo. OpenOffice.org obras em todas as plataformas e em mais de uma centena de línguas, e talvez mais importante, ele também funciona bem com outros conjuntos: o nosso código e nosso uso do ODF significa que não há dependência de fornecedor. Usuário, desde aqueles em escritórios do governo para os indivíduos em casa, são livres para escolher o que é melhor para eles sem a ansiedade que vai ser preso com algo que eles não gostam muito, mas custa muito. 

Eles escolheram o OpenOffice.org, e temos certeza de que continuarão a fazê-lo ainda em maior número ao longo dos próximos dez anos. Eles escolhem hoje não simplesmente porque lhes custa nada fazer o download do nosso site, mas por causa da sua qualidade profissional e flexibilidade -, bem como sua coerência tranquilizadora. Ao longo dos últimos dez anos, temos regularmente lançou versões pequenas e grandes incorporando novos recursos, funcionalidades e design, todos testados e qualificados para qualquer ambiente de usuário. Esta queda, nós estamos liberando OpenOffice.org 3.3, ea versão beta está disponível para testes da comunidade. Espere mais lançamentos e também muito mais extensões. 

Com extensões, não há virtualmente nenhum limite ao que pode fazer o pedido, e a cada dia a comunidade ganha mais disponível em uma variedade de licenças. Estes endereços individuais, bem como da empresa, necessidades. Suporte, serviços e treinamento, oferecidos pela Oracle e outras grandes e pequenas empresas, é globalmente disponíveis de uma variedade de línguas; todos estes complementam o apoio da comunidade livre e constituem uma parte do ecossistema OpenOffice.org grande e crescente. 

E o nosso momento é de construção, como o tamanho e a complexidade da comunidade contribuindo para o projeto cresce à medida que mais e ver no OpenOffice.org um futuro que eles querem fazer parte. É um futuro de liberdade que nós nos comprometemos a, como uma comunidade que inclui o Oracle como empresas bem outra, e incontáveis milhares de colaboradores independentes. 

Nossos primeiros dez anos têm demonstrado a força da nossa visão e tecnologia contra todos os desafios que se possa imaginar, o próximo - bem, quem pode dizer? Apenas isto: nós nos comprometemos a fazer as ferramentas de produtividade, crescimento da comunidade ea melhoria do produto - aberto a todos para inspecionar, usar, melhorar, distribuir e nós convidamos o mundo para se juntar a nós no nosso compromisso. 

Feliz Aniversário, o OpenOffice.org! 

Em nome do Projeto OpenOffice.org, 

Louis Suarez-Potts 
Gerente de Desenvolvimento de Comunidade 
OpenOffice.org

Christian Guerreiro

Professor por vocação, blogueiro e servidor público por opção, amante da tecnologia e viciado em informação.


Ensino a distância em Tecnologia da Informação: Virtualização com VMware, Big Data com Hadoop, Certificação ITIL 2011 Foundations e muito mais.


Suporte o Tecnologia que Interessa!

Você acha que as informações compartilhadas aqui são úteis?
Então me ajude a produzir ainda mais e melhores conteúdos!


É muito fácil. Basta divulgar nossos treinamentos pra alguém que conheça!


E se for de Salvador, podemos estruturar um curso presencial para sua empresa!

Eu vou ficar muito grato (e quem fizer os curso também :)!